Categories: Cachorros

Quantos anos vive um Border Collie?

Ter um animal de estimação é tudo de bom, mas uma das horas mais difíceis é o momento de se despedir. Sabendo que é uma situação da qual não podemos fugir, é interessante saber quantos anos vive um Border Collie e tentar estar preparado da melhor maneira possível quando o peludo estiver velhinho.

Quando se trata de assuntos tão delicados como o tempo de vida de quem amamos podemos ficar emotivos e evitar o assunto, mas um tutor que quer o melhor para seu amigo de quatro patas se prepara para todos os momentos da vida do pet, inclusive sua partida.

Isso quer dizer que saber a expectativa de vida dos cães dá uma dimensão das dificuldades que um cãozinho mais idoso tem. Assim, podemos oferecer mais conforto para o peludo e cuidar da sua saúde até chegar o momento de se despedir. Confira mais neste texto.

O tempo de vida de um Border Collie

A expectativa de vida dessa raça é de 10 a 14 anos, sendo que a idade média de um Border Collie é de 12 anos. Entretanto, hoje em dia, está cada vez mais comum cães que ultrapassam essa idade.

Aliás, uma cadela Border Collie chamada Bramble entrou para o livro dos recordes (Guinness Book) como o cachorro mais velho do mundo, com seus incríveis 27 anos, e faleceu aos 28 anos. Claro que isso é extremamente raro, mas pode acontecer!

O que pode influenciar no tempo de vida?

Já vimos em média quantos anos vive um Border Collie, e é claro que queremos passar o maior tempo possível com nossos filhos de quatro patas. Pensando nisso, é preciso oferecer um estilo de vida que favoreça a longevidade do pet.

Os fatores genéticos também estão diretamente ligados à expectativa de vida do Border Collie. Geralmente, pais que viveram bastante têm mais chances de terem filhos que também viverão, pois podem ter em seus genes ausência de doenças graves ou a imunidade e metabolismo melhores.

Fatores que podem favorecer a expectativa de vida

Todo o histórico de vida do animal pode ter influência em quanto tempo vive um Border Collie. Primeiro, devemos pensar em oferecer o básico para a sua saúde, como uma boa alimentação, exercícios físicos e vacinação em dia. A prevenção evita que o pet contraia uma doença grave e fique debilitado ou venha a óbito precocemente.

A alimentação é outro fator de extrema importância. Cães que recebem alimentos mais completos e balanceados tendem a viver mais, por isso, opte por rações Superpremium ou dieta caseira elaborada por um médico-veterinário especialista.

Cães da raça Border Collie são ativos e inteligentes, portanto, precisam de atividade física e brincadeiras que não os deixem entediados. Assim, além de cooperar para saúde física, também trabalha o aspecto emocional e mental do peludo.

Fatores que podem diminuir a expectativa de vida

Assim como ocorre com as pessoas, a má qualidade de vida pode afetar quantos anos vive um Border Collie. Má alimentação, falta de acesso ao médico-veterinário, fatores estressantes e maus tratos alteram todo o metabolismo do animal, além de colocar em risco sua saúde.

Como evitar que o Border Collie fique doente

Já demos algumas dicas sobre o que ajuda ou atrapalha a expectativa de vida do Border Collie, mas é importante que certos hábitos não sejam feitos somente na chegada do animal à família, mas por toda sua vida. Evitar doenças graves é sinônimo de evitar que o peludo tenha uma partida precoce.

Os cuidados com o filhote de Border Collie incluem as primeiras vacinas e as vermifugações com reforços anuais. Um grande ato de amor do tutor para que o pet tenha uma vida saudável e longa é manter suas vacinas e vermífugos em dia.

As vacinas devem ser contínuas, com reforços anuais ou conforme orientação do médico-veterinário.

Não podemos esquecer do estado emocional dos peludos Eles devem ter acesso a lazer, brincadeiras, e receber muito carinho, além de um ambiente limpo e confortável para que descansem com segurança e conforto.

Nem tudo é evitável…

Se quisermos que o Border Collie viva por muitos anos, temos que prevenir o que for possível. Porém, há fatores que fogem das mãos dos tutores e médicos-veterinários, como as doenças genéticas.

O Border Collie tem predisposição a sofrer de displasia coxofemoral, osteocondrose, entre outras doenças que podem diminuir quantos anos vive um Border Collie.

O melhor a se fazer em todos os casos, independentemente da idade do animal, é ter acompanhamento médico-veterinário de perto para a realização de exames periódicos e detecção precoce da doença. Quanto antes iniciar o tratamento, mais chances há de o peludo se recuperar e viver ao seu lado mais tempo.

Podemos estimar quantos anos vive um Border Collie e ainda fazer com que ele chegue com muita disposição quando estiver mais velhinho! No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para que seu peludo viva bem e com conforto. Não deixe de acessar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

4 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

9 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago