De aparência impactante e imponente, o Husky Siberiano ganha cada vez mais o coração dos brasileiros. O cão, que tem fortes semelhanças físicas com o lobo, tende a ser um pouco teimoso, além de muito inteligente, enérgico e apegado aos tutores. Porém, afinal, quanto tempo vive um Husky Siberiano?
Vale frisar que, independentemente da raça do cachorro, a expectativa de vida depende da qualidade de vida que ele possui. Quanto melhor você cuidar do seu peludo, mais tempo ele vai viver!
Um Husky Siberiano pode viver de 12 a 15 anos, em média. Porém, quando falamos sobre a expectativa de vida de um cão, diversos aspectos precisam ser considerados. O primeiro deles é o porte: você sabia que as raças menores tendem a viver mais do que os maiores? Por exemplo, um chihuahua chega aos 20 anos, em média!
Depois, os cuidados com o pet são essenciais. Por isso, é importante ficar atento ao estilo de vida do seu Husky Siberiano, a expectativa de vida dele depende da qualidade do dia a dia: quanto mais bem-estar, melhor!
Por fim, também é importante considerar o estado de saúde do cão quando o assunto é “quanto tempo vive um Husky Siberiano”. Essa raça possui uma predisposição genética para alguns tipos de doenças, como as relacionadas à visão, ao hipotireoidismo, à displasia coxofemoral e à deficiência de zinco.
Como você viu acima, quando o pet recebe todos os cuidados necessários, a resposta para “quanto tempo vive um Husky Siberiano” é “muitos anos”. Dessa maneira, caso você já possua um pet dessa raça ou queira adotar um, confira alguns cuidados especiais que devem ser tomados.
Realizar o adestramento desde cedo pode ser uma boa técnica para o Husky Siberiano não agir com tanta teimosia na idade adulta. Isso porque os comandos básicos ajudam a controlar o pet em situações inesperadas e contribuem para um crescimento psicologicamente saudável.
Os passeios e as atividades diárias são essenciais para o Husky Siberiano, já que essa é uma raça enérgica. Porém, saiba que os exercícios físicos impactam em quanto tempo vive um cachorro independentemente do tipo!
Na essência, essa raça nasceu para percorrer quilômetros sem sentir cansaço. Por isso, o Husky Siberiano precisa realizar caminhadas e aproveitar longos passeios diários.
Os huskies são cães de matilha, o que significa que não gostam de ficar sozinhos. Portanto, é fundamental que os integrantes da casa estejam sempre disponíveis para não deixar o cãozinho sem companhia por muito tempo. Caso isso aconteça, o pet pode desenvolver quadros de ansiedade e depressão.
A pelagem dos huskies é um dos fatores característicos da raça que requer muita atenção dos tutores. Isso porque eles possuem o subpelo, que consiste em uma camada interna de fios mais finos e densos.
Dessa forma, esses pets não precisam de banhos frequentes. Apenas uma vez ao mês já pode ser suficiente. Assim como os gatos, os huskies se limpam sozinhos. Durante a higienização, é imprescindível a utilização de shampoo e condicionador de uso veterinário.
Um fator importante para considerar é que os cães da raça precisam de escovação frequente dos pelos. O ideal é que o tutor penteie-o de quatro a sete dias por semana, garantindo uma pelagem saudável e limpa.
O Husky Siberiano tem uma forte tendência a desenvolver tártaro nos dentes. Por isso, é importante que o tutor fique atento à saúde bucal do pet, mantendo uma escovação diária e um acompanhamento frequente com o veterinário.
Agora que você já sabe quanto tempo vive um Husky Siberiano e quais são os cuidados especiais com o cão, que tal aprender um pouco mais sobre essa raça com algumas curiosidades?
Alguns estudos genéticos realizados com mais de 150 raças indicaram que o Husky Siberiano é um dos cachorros mais antigos do mundo, ocupando a quarta posição no ranking.
Os huskies são cães descendentes da região da Sibéria, na Rússia. Por isso, é uma raça que gosta muito do frio e ama a neve. Inclusive, a pelagem com o subpelo é o que permite que esses pets vivam tão bem em ambientes congelantes.
A semelhança dos huskies com os lobos vai além da aparência física. Isso porque os cães dessa raça adoram uivar. Eles fazem isso tão bem que são escutados a uma distância de até 16 km!
Mesmo que os huskies pareçam bravos ou agressivos, eles são cães dóceis e amigáveis, que podem conviver muito bem com crianças. Isso acontece porque eles vivem em comunidade. Então, na essência, a raça está acostumada com diferentes pessoas e animais. Porém, tudo depende do tutor, que pode socializar o pet desde pequenino.
Gostou de saber quanto tempo vive um Husky Siberiano e ver mais curiosidades dessa raça? Então, não deixe de conferir mais conteúdos exclusivos no blog da Petz! Além de informações para cuidar do seu cãozinho, é possível descobrir mais sobre cuidados com a casa, o jardim e os outros pets.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…