Cachorros

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Seja por aprontar alguma e se machucar, seja por estar com algum mal-estar, os peludos podem sentir dor e incômodo. Saber qual remédio pode dar para cachorro com dor é importante para oferecer alívio ao pet nesse momento.

Ver um cãozinho com dor é de cortar o coração de qualquer um, mas antes de dar qualquer remédio para cachorro, é preciso obter muita informação. Às vezes, a intenção de ajudar o tutor pode complicar ainda mais a situação. Confira essas informações no texto abaixo.

Como saber se o cachorro está com dor?

Assim como os humanos, os cães também manifestam dor de maneiras diferentes. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais, como choros constantes ou intermitentes (como ao andar ou quando toca em alguma região do corpo), apatia, indisposição, falta de apetite, respiração ofegante e até agressividade repentina.

A maneira que o pet mantém sua postura ou se comporta pode indicar onde ele está sentindo dor. Por exemplo, mancar de determinada pata, ficar com o abdômen enrijecido ou a coluna arqueada. Alguns animais podem lamber ou mordiscar constantemente o local da dor, causando feridas na pele.

Além disso, nos casos de dor crônica, os pets podem ter comportamentos silenciosos e apenas não demonstrarem interesses que antes tinham em pequenas atividades, como brincar, caminhar, subir ou descer escadas e até se espreguiçar.

Qual remédio dar para cachorro com dor?

Mas, afinal, qual remédio dar para cachorro com dor? É imprescindível estar atento aos sinais de dor que o cãozinho pode apresentar para prestar socorro quanto antes. Contudo, nunca medique o peludo por conta própria.

Existem vários remédios para dor, inclusive alguns também são de uso humano, mas as medicações para os pets são calculadas em doses de acordo com peso, idade, raça e estado geral de saúde dele. Ainda, a frequência de administração também é seguida conforme a espécie e o problema apresentado.

Por isso, para saber o que dar para cachorro com dor, leve o animal ao médico veterinário para que, primeiro, ele faça o diagnóstico do que está causando a dor no cachorro, ou seja, além da medicação para melhorar o bem-estar do animal, ele também irá tratar a causa.

Riscos de medicar o cachorro por conta própria

O uso indiscriminado de medicamentos, mesmo aqueles considerados seguros, pode resultar em superdosagens, que colocam em risco a saúde do seu amigo. Além disso, pode apenas mascarar o problema, sem tratar a origem, o que leva à piora do quadro clínico.

Outro fator preocupante é o uso de algumas medicações humanas proibidas para cães, as quais podem causar intoxicações e até mesmo o óbito do animal. Portanto, antes de se perguntar o que dar para cachorro com dor, converse com um especialista.

Remédios proibidos para cachorro

Além de saber a dosagem indicada dos remédios que o cachorro pode tomar, existem algumas medicações proibidas. Lembre-se de que nem tudo que é recomendado para os seres humanos também é para os pets. Afinal, são espécies distintas e a fisiologia do organismo trabalha de modo diferente.

O organismo dos cães não consegue metabolizar certas substâncias ou tem dificuldade para eliminá-las da corrente sanguínea. Dessa maneira, elas ficam concentradas, causando intoxicações. Por isso, se você procura remédio para dor de barriga em cachorro ou qualquer outro tipo de incômodo, sempre consulte o veterinário para receber a orientação mais adequada.

Os remédios proibidos para cachorro podem causar graves sintomas se ingeridos, mesmo em pouca quantidade. Os principais são: paracetamol, AAs adulto e infantil, diclofenaco de potássio (Cataflan), diclofenaco de sódio (Voltaren), cloridrato de fenazopiridina (Pyridium), ibuprofeno (Advil), antigripais e antidepressivos.

Já mediquei meu cachorro, e agora?

Caso tenha administrado medicação para o pet sem orientação do médico veterinário, é preciso ficar atento aos sinais de intoxicação e buscar ajuda quanto antes, se notar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • vômito;
  • diarreia;
  • falta de apetite;
  • incoordenação para caminhar;
  • dor abdominal;
  • salivação intensa;
  • tremores;
  • convulsão;
  • sangue nas fezes;
  • “moleza”;
  • mucosas amareladas;
  • sangramentos.

Veja a importância de saber qual remédio pode dar para cachorro com dor e a dosagem adequada para cada indivíduo. Sempre leve seu pet para uma consulta com o médico veterinário para evitar maiores problemas, mas caso tenha ocorrido a ingestão, quanto mais rápido for o atendimento, melhor será para o peludo.

O que posso fazer se meu cachorro está com dor?

Se observou que o cachorro está com dor e agora já sabe que não adianta saber que remédio dar para cachorro com dor, pois tudo depende da dose, não há outra maneira a não ser levá-lo para uma consulta com o médico veterinário.

Evite manipular o pet ou forçá-lo a brincar ou andar. Deixe que ele faça os movimentos dentro do seu limite de dor, e ofereça um local seguro e confortável para que ele possa descansar até ser atendido. Além disso, tenha cuidado no transporte até a clínica veterinária.

Se seu pet já é atendido por um médico de confiança, entre em contato para que ele oriente o que fazer até chegar ao consultório e converse com o profissional sobre como proceder caso algo semelhante aconteça no futuro. Avaliando o pet, pode ser recomendado algum medicamento de acordo com a saúde, o peso e a raça.

Como vimos, não basta saber qual remédio pode dar para cachorro, mas também a quantidade, a frequência e o motivo da dor. Por isso, conte com nossa equipe e outras informações no blog Petz, para cuidar da saúde e do bem-estar do seu filho de quatro patas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

2 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago