Uma vez criado de uma forma, é muito difícil mudar os hábitos alimentares do cão. Com o excesso de alimentação, o pet pode acabar engordando, e o tutor não vê outra saída a não ser a dieta. Mas afinal, qual a melhor ração para cachorro emagrecer e auxiliar no seu bem-estar?
Antes de tudo, é preciso saber os sinais básicos para notar se seu cão está obeso Caso as costelas estejam pouco visíveis e mal são sentidas na palpação, talvez ele esteja de fato obeso. Isso, além da reentrância abdominal. Sendo assim, consulte um veterinário, pois somente ele poderá diagnosticar o cachorro obeso ou não.
Vários fatores podem ajudar a fazer com que seu pet fique obeso. O principal é oferecer comida humana para o cão. É normal nossos cachorrinhos nos lançarem aquele olhar fofo enquanto estamos comendo, não é mesmo? Mas isso não é motivo para oferecermos esse tipo de alimento!
Se muitos alimentos já fazem mal para a gente, imagina o quão mal fazem para nossos animais de estimação! A comida humana não possui os nutrientes necessários para o peludo e, ainda por cima, pode ajudar a tornar o cachorro gordo.
Além disso, outro fator que pode causar esse problema é a falta de exercício. Caso não tenha tempo para passear com o seu cachorro, procure o serviço de dog walker. Jamais deixe seu pet sem se exercitar, pois isso resulta em diversos problemas para sua saúde física e até psicológica.
Por fim, um dos principais vilões para o peso ideal caso oferecidos em excesso é o petisco. Muitos tutores estão acostumados a premiar seu animalzinho com petiscos. Mas tome cuidado! Esse tipo de alimento não pode ser oferecido em excesso!
Não se desespere se estiver se questionando “meu cachorro está gordo e o que fazer agora?”. Existem diversos alimentos que poderão auxiliar no emagrecimento do seu cãozinho.
Para decidir qual será o melhor alimento indicado e uma dieta especial para seu filho de quatro patas, consulte um veterinário. Pois cada animalzinho necessita de uma dieta diferente dependendo de suas necessidades nutricionais.
Existem rações secas especiais para cães obesos, com uma maior quantidade de proteínas e fibras. Além disso, existem também a ração light para cães, recomendada também para casos de diabetes caninas. Caso seu cãozinho já não possua uma dentição forte para comer alimentos secos, aposte nos sachês lights.
Quanto a petiscos, existem opções light no mercado também. Mas é necessário lembrar que, mesmo auxiliando no problema, os alimentos lights necessitam estar acompanhados de uma dieta específica para seu cão e constantes exercícios.
Uma outra dica de alimento são os enlatados úmidos voltados especificamente para animais obesos. Eles não devem ser servidos sozinhos, mas sim acompanhando a ração escolhida para seu pet. Consulte sempre seu veterinário para saber se essa comidinha pode ser servida.
Agora que você sabe qual a melhor ração para cachorro emagrecer, descubra outros conteúdos sobre cães obesos e outros temas aqui no blog da Petz! Você ficará por dentro de dicas e cuidados para proporcionar felicidade e bem-estar para seu animalzinho. Confira já!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…