Com certeza você já viu um cãozinho se sacudindo ou até mesmo o seu pet faz isso de vez em quando. Mas porque os cachorros se chacoalham do nada ou em situações específicas?
Esse comportamento físico dos peludos pode ter algumas explicações. Para você entender os bichinhos, trouxemos algumas causas que podem explicar porque o cachorro está se sacudindo muito. Acompanhe!
Antes de trazer as possíveis causas para o cachorro que chacoalha o corpo é preciso dizer que isso é normal. Todos os cães podem se sacudir em qualquer momento do dia. Agora, veja o que isso pode significar.
Sim, os cães também podem ficar estressados. Situações de nervosismo, medo e ansiedade, como mudança de casa, podem deixar o peludo com níveis mais altos de estresse. E essa pode se tornar uma explicação do porquê seu cachorro se chacoalha.
Nesses momentos, o corpo do bichinho libera algumas substâncias hormonais, como a adrenalina e o cortisol. Para extravasar as energias acumuladas naquele instante, o pet vai se chacoalhar muito ou pouco.
Os hormônios podem ser liberados também em momentos de descontração, como após brincadeiras. Então, não ache estranho o cão se sacudindo após uma sessão de diversão juntos!
Infelizmente, todos os bichinhos estão sujeitos a terem infestação de parasitas ao longo da vida. As pulgas e os carrapatos são os vilões mais conhecidos. Quando eles estão circulando pelo corpinho do cão, a coceira e o incômodo farão o peludo se chacoalhar.
Dessa forma, o chacoalhão é também um aviso de que o pet precisa de ajuda, pois está com bichinhos indesejados. Afinal, eles são um verdadeiro incômodo para qualquer um.
Uma cena clássica após o cão ter contato com muita água no corpo é ele se sacudir para fazer uma secagem rápida, não é mesmo? Essa é uma das causas mais comuns para o cachorro estar se chacoalhando.
Além de muita água, excesso de poeira também incomoda o pet. Por isso, se ele se sentir sujo, com muito pó pelo corpo, vai se sacudir inteiramente. Os movimentos podem se repetir até que ele se sinta limpo novamente ou após um banho total.
Se em vez de chacoalhar o corpo todo o cachorro está chacoalhando muito a cabeça, pode haver outras causas envolvidas. Nesse caso, ele faz a movimentação pois há algum incômodo nas orelhas.
Isso quer dizer que há algum desconforto, seja por dor, inflamação, infecção ou até mesmo alguma sujeira no local. Dessa forma, é preciso investigar para saber porque o cachorro chacoalha a cabeça.
Agora que você já viu quais são as possíveis causas do porquê os cachorros se chacoalham, precisa entender até que ponto é normal. Ou seja, quando o seu cão ultrapassa o limite do comportamento cotidiano.
Se notou que seu cachorro está se chacoalhando muito, seja na região da cabeça ou o corpo todo, algo não está bem. Nesses casos, não é excesso de água, pois ele já está seco. As outras causas estão mais propensas a acontecerem.
Procure a ajuda de um médico-veterinário para que seja feito um check-up no seu cachorro. Isso deve ser realizado ainda mais depressa quando o cachorro está sacudindo a cabeça várias vezes. Afinal, algo nos ouvidos do bichinho não vai bem.
Se ele movimenta o corpo inteiro com frequência, o veterinário deve investigar a infestação de pulgas. Se confirmado, a indicação de um antipulgas deve ser feita e o tutor precisa seguir o tratamento à risca.
Já no caso do estresse, é preciso ajudar o cãozinho a relaxar. Evitar algumas situações ou oferecer petiscos, como quando ele vai ao veterinário, pode ajudar. Isso porque várias situações podem ser estressantes para ele. É necessário identificar quais são os gatilhos que o fazem se sacudir.
Não é tão complicado saber porque os cachorros se chacoalham, e esse é um hábito normal. No entanto, fique atento à frequência desse movimento. Se seu cãozinho o faz com frequência, procure ajuda profissional.
Agende uma visita às unidades da Petz e leve seu cãozinho para fazer um check-up de rotina. Nossos veterinários estão prontos para recebê-lo. E para continuar sabendo mais sobre comportamento dos cães, continue acompanhando nosso blog!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…