Se você é tutor de cachorro, certamente, já teve que lidar com a pelagem do seu filho de quatro patas nos móveis, em roupas e no sofá. Mas, você já se perguntou porque o pelo do cachorro cai? Será que isso sempre é um processo natural?
Saiba por que isso acontece, quais são os sinais que merecem atenção e como evitar a queda excessiva de pelos do seu amigo!
Essa resposta é bem simples: pelo mesmo motivo que nossos cabelos e pelos também caem. “Todo cachorro tem a queda de pelo fisiológica, causada pelo envelhecimento do próprio pelo”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Heidy Lima.
O pelo nasce, cresce, envelhece e cai naturalmente, sendo substituído por outro, de modo que é normal entender porque o pelo do cachorro cai. Em outras palavras: não se preocupe se o seu amigo deixar sua roupa toda felpuda após um abraço! Isso significa que o pelo dele está apenas se renovando!
É natural que os pelos dos cachorros caiam, desde que essa queda não seja excessiva. No entanto, alguns fatores, como época do ano, idade do pet e até a raça ou o tipo de pelagem podem contribuir para uma queda de pelos acima da média, sem que isso represente um problema. Veja alguns exemplos:
Todos esses animais podem estar em perfeitas condições de saúde. Mas, algumas doenças, parasitas e outros fatores podem acelerar ainda mais a queda de pelos, como veremos adiante.
Cachorros peludos são muito fofos, mas devem soltar mais pelos, certo? Errado! Características da pelagem de algumas raças podem torná-las mais propensas à queda, mas isso não tem relação com o tamanho do pelo do cachorro.
Entre as raças que mais deixam rastros podemos citar:
Como você deve ter notado, não existe uma regra para saber porque o pelo do cachorro cai. Ela pode ser acentuada por pequenas falhas no pelo do cachorro, tenha ele a pelagem grande e curta, como o labrador.
Por isso, a dica é sempre buscar informações sobre a sua raça preferida antes de levá-la para casa.
Apesar da queda de pelos fazer parte de um processo natural, ela pode, em alguns casos, significar que há algo de errado com o pet. Por isso, sempre que você suspeitar que a queda está maior do que o habitual, fique atento a outros sinais.
Segundo a Dra. Heydi Lima, a queda é acompanhada de uma pelagem sem brilho e fraca. Outro sinal são as quedas localizadas, que criam manchas e falhas e exigem um tratamento para queda de pelo.
Muitas são as causas de uma queda excessiva de pelo entre os cães. Abaixo, a Dra. Heydi destaca as mais comuns, com os sintomas aos quais elas costumam estar associadas:
Mesmo que os pelos caiam naturalmente, alguns cuidados com pelos de cachorro podem ser tomados para deixar seu amigo mais forte e saudável. Confira:
Se, mesmo seguindo todas essas orientações, você notar que seu pet apresenta uma queda anormal de pelos, procure um especialista, que poderá identificar a causa do problema e indicar o melhor remédio para queda de pelo de cachorro.
Aproveite as condições especiais do Pet Shop on-line da Petz e garanta acessórios, rações e muito mais produtos que vão deixar o seu amigão de bem com a vida!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…