Como muitos tutores, você talvez já tenha flagrado a seguinte cena: basta entrar um raio de sol pela janela para o pet logo se posicionar sob ela. Mas você sabe porque cachorro gosta de ficar no sol? Se a resposta é não, saiba que veio ao lugar certo!
Ainda que a radiação UV seja frequentemente associada a malefícios, como o câncer de pele, ela é fundamental para a vida na Terra. É graças a ela que as plantas produzem energia, e é ela, juntamente ao efeito estufa, que garante a manutenção da temperatura no planeta.
Especificamente no caso dos cachorros, os famosos banhos de sol também são muito benéficos para a saúde. Isso, claro, desde que respeitados os melhores horários e, em alguns casos, usando protetor solar.
Não é todo mundo que gosta de tomar sol na praia, acomodado numa espreguiçadeira. Mas é difícil encontrar quem não goste daqueles raios de sol suaves que surgem pela manhã, especialmente nos dias frios.
No caso do cachorro, acredita-se que ele também goste de sentir o corpo levemente aquecido pelo sol durante o cochilo. No entanto, cientistas especulam que existem diversos outros bons motivos para explicar porque cachorro gosta de ficar no sol.
Quem sofre de reumatismo sabe que as dores costumam piorar nos dias frios. Com o cachorro não é diferente. Isso ocorre porque, com a queda das temperaturas, os músculos ficam mais contraídos, sobrecarregando as articulações.
Além disso, o líquido sinovial presente nessas estruturas se torna mais viscoso com o frio, o que aumenta a rigidez do local. Ah! E se seu amigo pet já quebrou alguma das patinhas, aí é que a dor pode ser ainda maior! Nesses casos dá para entender porque cachorro gosta de ficar no sol, não é?
Como conselho para quem tem rinite, diz a sabedoria popular que faz bem sacudir os lençóis e deixá-los um pouco no sol para afastar os ácaros. De fato, este e outros parasitas, como pulgas e algumas bactérias, não gostam de receber a luz direta do sol.
Por isso, outra maneira de entender porque cachorro gosta de ficar no sol é a prevenção de doenças, como a sarna. Mas só parcialmente! Para manter seu amigo realmente protegido, consulte um veterinário para dicas mais específicas.
Outro tratamento fundamental é o uso regular de medicamentos antiparasitários. Além disso, é importante manter cuidados de higiene, como banhos e limpeza regular dos ambientes em que o pet vive.
Alguns estudos sugerem que passear com cachorro no sol por alguns minutos por dia pode ajudar na liberação de serotonina. Neurotransmissor sintetizado no Sistema Nervoso Central, ela ajuda na sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e a depressão.
Outra substância associada aos banhos de sol, a melatonina é um hormônio derivado da serotonina, que ajuda a regular o sono. Sendo assim, por se sentirem bem, essa se torna uma das razões porque cachorro fica no sol.
Os banhos de sol caninos podem trazer diversos benefícios. Contudo, em excesso e em horários inapropriados, eles aumentam o risco de câncer de pele e de queimaduras. A seguir, veja alguns cuidados essenciais que garantem a segurança do cachorro no sol:
Esperamos que você tenha gostado de saber a razão dos cachorros tomarem sol. Para que esse hábito seja ainda mais saudável, na Petz você encontra ótimas opções de protetor solar para cães.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…