Os cães são conhecidos por serem os melhores amigos do ser humano. De fato, esses animais são ótimos companheiros, mas, às vezes, apresentam comportamentos que deixam os tutores intrigados e até confusos, como o hábito de enterrar comida. Afinal, por que cachorro enterra comida?
Para saber tudo sobre o assunto e descobrir porque cachorro enterra comida, continue lendo e entenda mais sobre esse costume!
A primeira coisa que você deve saber para entender melhor sobre porque cachorro enterra comida e tem outros comportamentos é que, apesar de ser domesticado, esse animal manteve alguns hábitos típicos dos antepassados. Tais atitudes são provocadas pelo que chamamos de instinto e estão presentes nos pets de hoje graças aos genes.
Apesar de ainda serem alvos de muita discussão entre estudiosos, os instintos são heranças primitivas. A descendência dos cães domésticos é atribuída aos lobos, logo, algumas posturas selvagens, originais desses parentes ferozes, costumam aparecer no dia a dia dos pets.
Isso acontece, pois alguns padrões de comportamento, fundamentais para a sobrevivência na natureza, ficam “impressos” na genética para garantir que a geração futura já nascerá com certos hábitos essenciais pré-definidos.
Dessa maneira, é comum notar os uivos para comunicação à distância, a urina para demarcar território ou o costume de cavar para enterrar objetos.
Se o seu cachorro enterra comida, por exemplo, a explicação pode ser justamente o instinto. Porém, isso merece atenção, já que esse comportamento também pode ser um indicativo de problemas.
Como já mencionamos, o costume de enterrar ou esconder comida debaixo de tapetes e móveis tem a ver com o instinto canino e, em geral, deve ser considerado algo completamente normal. Um dos motivos mais frequentes para explicar porque cachorro esconde comida é que o animal considera o alimento valioso.
Isso ocorre quando o tutor dá o petisco preferido do cachorro ou algum osso para ele roer. Então, o cãozinho guarda a comida para desfrutar depois, prolongando o momento de prazer.
Outra razão positiva para o comportamento é a diversão que ele causa ao animal. Em muitos casos, o porquê cães escondem comida pode ser uma brincadeira para afastar o tédio, por exemplo.
No entanto, algumas experiências negativas podem explicar o hábito. Se o cachorro já passou fome, o ato de esconder o alimento pode ser uma tentativa de “estocá-lo” devido ao trauma.
Um ambiente estressante ou com muitos outros animais presentes pode fazer com o cão queira guardar a comida em um local mais tranquilo para consumir depois ou proteger dos bichos que considera como “ameaça”.
Já deve ter ficado claro que o porquê do cachorro enterrar comida é algo corriqueiro no universo canino, mas nem sempre o animal realiza isso por um bom motivo. Cabe ao tutor avaliar as circunstâncias nas quais o comportamento costuma acontecer para definir se há um problema intrínseco ao hábito ou não.
Nas situações em que o cãozinho divide o espaço com demais animais da mesma espécie ou não, o ato de esconder o alimento geralmente vem da disputa pelas refeições. Os outros bichos podem comer a ração do cão, por exemplo, fazendo com que ele fique com fome. Em casos assim, também é comum que o cachorro coma muito rápido, o que prejudica a saúde.
Uma alimentação insuficiente é outro problema atrelado às ações que levam à dúvida “porque meu cachorro enterra comida?”. Se a quantidade é pequena para o porte e as necessidades do seu pet ou a qualidade do alimento é baixa, ele vai esconder o alimento para “poupá-lo” e se satisfazer com pequenas porções em outros momentos do dia.
Ainda vale observar como está o local de alimentação, pois o cão pode esconder o alimento em um lugar no qual se sinta mais à vontade.
De maneira geral, não é necessário fazer com que o cão deixe de enterrar o alimento, pois ele está seguindo os instintos, realizando um ato natural. No entanto, na hipótese do seu amigo de quatro patas estar enterrando a comida por alguma razão negativa, existem formas de evitar o comportamento.
Em caso de tédio, vale investir no enriquecimento do ambiente, ou seja, disponibilizar brinquedos e objetos para o animal se divertir. Dedicar um tempo a ele e sair para passear são outras atitudes válidas.
Se o bichinho divide o espaço de alimentação com outros animais, é hora de encontrar um local separado somente para ele, reduzindo a disputa pelos recursos. Oferecer o alimento em um novo lugar também pode ser útil caso você perceba que o ambiente atual é muito movimentado ou barulhento, por exemplo.
Além disso, se você identificar algum tipo de comportamento agressivo relacionado, é importante contar com a ajuda de um adestrador. Indicamos os profissionais da Cão Cidadão.
“Outra opção para o animal não enterrar a comida é espalhar pequenas quantidade de ração pela residência, como em uma caça ao tesouro. É possível pendurar ossos para o cão roer, mas não se apossar”, aponta Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e criador do curso Método Adestramento Inteligente, que ensina os tutores a cuidarem melhor dos cães.
Por fim, não esqueça de avaliar se as quantidades e a qualidade da comida disponibilizada estão adequadas para a raça, o porte, a idade e o nível de atividade do seu cachorro. Na dúvida, cheque as recomendações nutricionais com o médico-veterinário.
Prestando atenção ao seu amigo peludo, é possível entender se ele está enfrentando dificuldades. Caso o comportamento de esconder a comida represente um problema, siga nossas dicas para ajudá-lo.
Continue acompanhando o blog da Petz e confira outras curiosidades sobre os cães, como este conteúdo sobre porque cachorro enterra comida. Aqui, você encontra diversas dicas para cuidar do seu amigão!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…