Você, tutor de um cãozinho da raça, já se perguntou por que Yorkshire lambe tanto as patas? Aqui, no blog da Petz, já falamos algumas vezes sobre a origem dos diferentes tipos de cachorro.
Porém, não custa nada relembrar para quem se esqueceu ou chegou agora: longe de surgir ao acaso, a maioria das raças é resultado de cruzamentos seletivos, que buscavam realçar determinadas características físicas e comportamentais.
Assim, além da aparência, os cães de uma mesma raça compartilham um pouquinho da personalidade. Contudo, será que lamber as patas é um traço comportamental do Yorkshire?
A lambedura excessiva das patinhas não é um comportamento exclusivo do cachorro Yorkshire. Na verdade, com a crescente “humanização” dos pets e o aumento de pessoas que moram em apartamentos, o hábito se torna cada vez mais comum em cães de todos os tipos.
Sem dúvidas, uma das principais causas da lambedura repetitiva da região (e isso ajuda a entender por que Yorkshire lambe tanto as patas, assim como outras raças) tem relação com o bem-estar do pet.
Em geral, cães que passam muito tempo sozinhos e/ou não recebem estímulos adequados costumam desenvolver uma série de comportamentos indesejados. Entre eles, alguns dos mais comuns são:
Quando o cachorro está confinado em um ambiente pobre em estímulos, ele costuma expressar a energia acumulada devido ao comportamento reprimido de outras maneiras. Além de atrapalharem a convivência, como no caso do comportamento destrutivo, essas ações são prejudiciais para o próprio pet.
Além disso, existem outras causas possíveis para explicar porque os cachorros lambem as patas com frequência. Você pode conferir quais são elas a seguir. Assim, fica fácil identificar qual é o caso do seu peludo.
Ao picarem o cachorro, as pulgas e os carrapatos soltam uma substância que estimula uma reação de defesa do organismo, liberando histamina. Ela aumenta a circulação sanguínea, facilitando a chegada de células protetoras ao local da ferida.
O lado negativo desse processo é que ele provoca muita coceira. Isso pode levar o cachorro a lamber a região excessivamente para tentar aliviar o incômodo. Assim, essa pode ser uma das respostas para a pergunta “por que Yorkshire lambe tanto as patas”.
Você se pergunta por que o Yorkshire lambe tanto as patas? Como também provocam coceiras, alergias e alguns problemas de pele, como a dermatite atópica, são causas possíveis para a lambedura.
Sábia, a natureza deu aos cachorros patas com bases constituídas por um tecido “reforçado”, que permite aos pets andar por diferentes superfícies. Porém, pisos muito quentes, como o asfalto em dias de muito calor, podem provocar queimaduras nos coxins. Nesses casos, a lambedura também é uma maneira de tentar aliviar a dor.
Em suma, qualquer problema que cause dor, coceira ou até mesmo incômodos leves pode levar à lambedura do local. Assim, sarnas, miíase, picadas de insetos e presença de corpos estranhos são outras causas frequentes para explicar o Yorkshire lambendo a pata.
Como visto, os principais motivos que levam os cachorros a realizar essa ação de maneira compulsiva podem afetar peludos de todas as raças. Então, por que tantos tutores desse tipo de cão sempre perguntam “por que Yorkshire lambe tanto as patas?”.
Uma explicação possível tem a ver com a origem e o manejo ambiental dessa raça tão fofinha. Antes de entender como isso ocorre, é preciso saber a distinção entre cães de trabalho e de companhia.
Enquanto os primeiros foram selecionados para desempenhar certas funções, como pastoreio e caça, os segundos foram escolhidos principalmente pela aparência e pelo temperamento dócil, ideais para uma vida tranquila ao lado do tutor.
Por isso, cães de trabalho costumam ter muito mais necessidade de se movimentar e gastar energia do que cachorros de companhia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa raça não surgiu como um cãozinho de companhia. Isso pode explicar por que o Yorkshire lambe muito a pata.
Parte do grupo dos Terriers, ele foi selecionado no Reino Unido do século XIX para auxiliar na caça de ratos. Assim, essa é uma raça bastante curiosa, determinada e animada, com mais necessidade diária de gasto de energia do que outras do mesmo porte, como Shih Tzu, um cãozinho de companhia desde a origem.
É aí que mora o problema! Ao levar um pequeno Yorkshire para casa, muita gente não sabe que a raça precisa gastar bastante energia e necessita uma boa dose de estímulos para os comportamentos naturais de caça. Assim, o pet se sente frustrado e pode apresentar comportamentos repetitivos, como a lambedura excessiva das patas.
Ao observar que seu amigo lambe as patinhas de maneira compulsiva, a primeira coisa a fazer é dar uma boa olhada nelas à procura de lesões, inchaços, crostas, descamação, mau cheiro, etc.
Nesse caso, é recomendado levar o pet para uma consulta com o médico-veterinário. Para infestações de pulgas ou carrapatos, o uso de medicamentos contra ectoparasitas é recomendado.
Agora, caso o problema pareça ser de ordem emocional, é possível que alguma coisa esteja errada na rotina e no manejo ambiental do pet. Nesse sentido, procure passear mais vezes com o cachorro e enriquecer o espaço dele com recursos que ofereçam oportunidades de escolha para o pet exercer os comportamentos naturais, em especial aqueles ligados à caça.
Bolinhas lançadas pelo tutor, brinquedos que possam ser recheados com alimentos, passeios diários de 15 minutos (pelo menos), mordedores e pelúcias com barulho são opções que estimulam os comportamentos de forragear, perseguir, destroçar e roer a presa.
Agora que você sabe a resposta para a dúvida “por que Yorkshire lambe tanto as patas”, que tal conferir outros conteúdos sobre a raça que o blog da Petz preparou com exclusividade? Acompanhe nossas publicações para ser um tutor ainda melhor para seu peludo!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…