Algumas raças caninas possuem peculiaridades físicas que nos chamam a atenção e geram dúvidas. Por que o Pastor Alemão tem a traseira baixa é uma delas. Afinal, essa característica lhe traz algum benefício?
Qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento sobre as raças caninas é capaz de reconhecer um Pastor Alemão à distância. Isso porque a raça é muito popular e querida no mundo todo. Mas por que o Pastor Alemão tem a traseira baixa? Descubra!
A traseira baixa na raça Pastor Alemão foi uma seleção genética desejada por um grupo de criadores. Eles perceberam que essa característica chamava mais a atenção dos juízes de competições, sendo a causa de por que o Pastor Alemão tem a traseira baixa.
Esses juízes davam maior nota para os pastores com essa característica física, pois ela dá ao animal um andar mais gracioso e um porte mais ereto, que parece estar sempre pronto para tudo.
Agora você já sabe por que o Pastor Alemão tem a traseira baixa. Esse atributo do animal é bem marcante — basta compará-lo aos outros cães. Mas será que isso tem repercussões em sua andatura, além da graciosidade?
A resposta para a pergunta acima não é precisa. Existem controvérsias sobre a anatomia do cachorro ajudar ou prejudicar a saúde esquelética e muscular do peludo. Há quem concorde e há quem discorde!
Os criadores que concordam dizem que os cães com a traseira mais baixa desenvolvem melhor seu trabalho, já os criadores que discordam relatam que a traseira mais baixa atrapalha a capacidade de locomoção e diminui a rapidez do animal. Por isso, quem quer um Pastor Alemão para guarda ou pastoreio prefere o animal com suas características físicas originais, com a traseira reta.
É possível verificar alguns relatos que comprovam que o cachorro Pastor Alemão com a traseira mais baixa que o normal tem maior chance de desenvolver problemas de saúde.
O termo hock walking caracteriza animais que andam sobre o jarrete, que é a parte dos pés dos cães, que seria o mesmo que o nosso tornozelo. Os cachorros andam sobre a ponta dos pés, mas, no caso de pastores com a traseira baixa, isso não acontece.
Esses animais têm uma angulação muito maior da coluna, o que os obriga a andar com o apoio no início do jarrete. Com isso, causam esforço excessivo no quadril e joelhos, sentem dores e evitam exercícios simples, como subir escadas.
A osteoartrite é o termo médico dado ao desgaste das cartilagens, as estruturas que separam os ossos. No caso dos pastores com a traseira baixa, essa doença acomete principalmente os quadris e o joelho, devido ao esforço causado nessas regiões, conforme explicamos acima.
Como a osteoartrite é o desgaste da cartilagem, os ossos ficam sujeitos a mais atrito, o que acaba desgastando ainda mais a cartilagem. Isso vira um ciclo sem fim, causando dor e limitando os movimentos do animal.
A displasia coxofemoral é muito associada aos pastores alemães. Um estudo mostra que 20% dos animais da raça nascidos entre 2011 e 2015 — ápice da criação de cães com a traseira baixa — apresentam essa doença.
A enfermidade possui um caráter genético, e a seleção dos pastores com a traseira mais baixa parece ter aumentado o aparecimento da displasia nessa população de animais.
A displasia coxofemoral é uma incongruência que ocorre entre os ossos do quadril e da perna. Com a maior angulação da coluna e o esforço na região do quadril, a doença pode aparecer ou piorar nesses animais.
Não, somente aqueles cujos criadores buscam um andar mais gracioso para que os animais vençam as competições. Dessa forma, é possível achar linhagens da raça com o quadril em sua posição normal.
Como dissemos, a traseira baixa não é natural no animal, e sim uma característica desenvolvida por esses criadores. Originalmente, o Pastor Alemão foi feito para pastorear. Para isso, precisa correr longas distâncias, o que seria quase impossível com essa estrutura óssea do cachorro.
Sobre as características do Pastor Alemão, ele é um cachorro de porte grande, de corpo mais alongado do que alto. O macho pode medir em torno de 65 cm de altura e pesar por volta de 35 kg. Já as fêmeas são mais baixas e medem cerca de 60 cm, pesando em torno de 30 kg.
Existem representantes da raça de cachorro Pastor Alemão com pelos mais curtos, como os policiais, e outros com a pelagem mais longa e abundante, formando uma verdadeira juba no animal. As cores variam entre o preto, capa preta, cinza e bicolor. O branco não é visto no Pastor Alemão, e sim no Pastor Suíço ou Pastor Canadense.
É um animal muito usado pela polícia devido à sua inteligência, lealdade, excelente faro e coragem. É um cachorro que late bastante, principalmente quando está em trabalho de guarda.
Por que o Pastor Alemão tem a traseira baixa não é mais mistério! Se você estiver pensando em adquirir um peludinho da raça, corra nas lojas da Petz para preparar seu enxoval. Temos tudo o que você precisa para a chegada do bebê. Confira!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…