Mesmo sem saber falar nossa língua, os cães se fazem entender! Um tutor atento até pode entender o que cada som produzido pelo pet quer dizer. No entanto, alguns sons podem não fazer sentido. Por que cachorro faz barulho com a boca? Vamos descobrir!
Os sons de cachorro são fundamentais para efetivar a comunicação entre os integrantes da família dele, mas não só eles. A expressão corporal do pet também precisa ser interpretada para compreendê-lo completamente.
O latido de demanda é variado. Para cada demanda, pode haver um latido específico que o tutor geralmente entende o que significa: “quero passear”, “vamos brincar”, “pegue minha bolinha embaixo do sofá”, etc. Essa é uma explicação sobre por que cachorro faz barulho com a boca.
Esse tipo de latido é bem direcionado ao tutor, agudo e insistente, com o cão geralmente olhando para os olhos do familiar. Ele deve ser interpretado como um chamado, que será executado até que o cachorro tenha a necessidade atendida.
O uivo é um som comprido e alto, com a boca quase fechada, o pescoço esticado e o olhar voltado para cima. Ele pode ser desencadeado por sons agudos, como sirenes, que são um dos motivos por que cachorro faz barulho com a boca.
Alguns cães reagem a sons de pianos, gaitas e flautas, e até aprendem a uivar quando o tutor emite um som específico.
Os cães também podem latir para chamar uma companheira que está no cio pelos arredores, para manifestar solidão, para conversar com amigos caninos ou para chamar a atenção do tutor.
O latido de medo do cachorro é curto, começa baixo e pode continuar assim ou aumentar conforme o medo. Ele vem acompanhado de grande expressão corporal: rabo entre as pernas, costas encurvadas e olhos “esbugalhados”.
O latido de alerta é vigoroso e muito energético. Os cães ouvem sons que são imperceptíveis para os seres humanos, por isso, por mais que o tutor não ouça ou veja um perigo, é melhor confiar no pet!
Os ganidos são como lamentos, podendo ser anasalados. No geral, o cachorro não abre a boca para fazer esse som. Ele pode ser decorrente de uma demanda não atendida, da separação de alguém ou de um animal querido.
O rosnado costuma ser um aviso do pet sobre uma possível agressão caso a pessoa ou o animal insista no que está fazendo. Porém, existem rosnados “gentis”, como quando o pet chama outro para brincar.
Alguns cães podem rosnar quando estão sendo acariciados e o tutor para de repente. O rosnado cessa assim que o carinho volta. Nesse caso, o pet não vai morder, é só um barulho de cachorro para expressar a insatisfação.
Os latidos e rosnados são conhecidos pelos tutores. Porém, caso o tutor ouça o cachorro fazendo barulho estranho, que ele não conhece, uma boa dica é gravar um vídeo para mostrar ao veterinário.
No entanto, alguns barulhos podem significar algum tipo de problema com o cãozinho. Doenças nos dentes e no sistema respiratório são as causas mais comuns desses sintomas:
A doença periodontal afeta o periodonto, tecido que faz a sustentação dos dentes. É caracterizada pelo acúmulo de bactérias e sujidade nos dentes, que formam a placa bacteriana e, com a evolução do quadro, cálculos dentários conhecidos como tártaro.
Essa enfermidade é progressiva e acomete em torno de 80% dos cães com mais de três anos de idade e 95% dos cães com seis anos ou mais. Como é silenciosa, caso o tutor não se atente, ela só é percebida quando está muito avançada.
Os sintomas mais evidentes são o mau hálito que a boca de cachorro exala, que pode se espalhar por todo o corpo, conforme ele se lambe para se limpar. Ainda assim, existe um sinal subestimado pelos tutores.
Essa doença abala os dentes, deixando-os moles, o que causa bastante incômodo no animal. Com isso, ele pode apresentar bruxismo, “estalar” dos dentes e tremor da boca, sendo um motivo comum por que cachorro faz barulho com a boca.
O cachorro fazendo barulho para respirar pode indicar uma doença respiratória e geralmente decorrente da presença de catarro. Filhotes, cães de raças braquicefálicas e idosos são os mais propensos a desenvolver tais doenças.
Elas são classificadas como doenças do trato respiratório superior, quando afetam os seios nasais, laringe e a traqueia, ou inferior, quando afetam os brônquios e os pulmões. Nesse caso, leve o pet para uma consulta com o veterinário.
Essas são as causas por que cachorro faz barulho com a boca. Conte sempre com a loja da Petz para ajudar seu bichinho! Aqui, você encontra todos os medicamentos que os veterinários prescrevem por um preço especial. Visite-nos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…