Todo tutor deseja ver o cachorro feliz, saudável e com disposição. Por isso, em dias muito quentes, é natural buscar diferentes maneiras de refrescar o pet. Para tanto, além de se preocupar com a tosa e manter o cão em ambiente fresco, muitos já se perguntaram se pode dar gelo para cachorro ou se a prática é perigosa para o pet.
De acordo com o Dr. Thiego Aguilar, médico-veterinário da clínica Seres Asa Norte, em Brasília, o gelo pode ser um aliado na hora de proporcionar mais conforto ao cachorro em caso de temperaturas elevadas. Mas é preciso cuidado para evitar acidentes. Continue a leitura e descubra se pode dar gelo para cachorro.
Especialmente em dias quentes ou após a prática de atividades físicas, é fundamental garantir a hidratação do pet por meio da ingestão de água. Nesse sentido, não é necessário que a água esteja gelada, basta estar fresca, limpa e agradável para beber.
Dito isso, é possível utilizar o gelo a fim de tornar a ingestão hídrica ainda mais atraente para o cão. Sendo assim, o cachorro pode beber água gelada, principalmente após a prática de atividades físicas.
Conforme explica o Dr. Thiego, a melhor maneira de usar o gelo para refrescar o cachorro é colocar alguns cubos pequenos na água. Ainda segundo o especialista, também pode ser benéfico saborizar o gelo para cachorro com frutas ou ração, fazendo uma espécie de picolé.
Além de aumentar a ingestão de água, tais medidas ainda são boas do ponto de vista do enriquecimento ambiental, adicionando uma experiência diferente e divertida à rotina do cão.
Por mais que pareça improvável, o gelo pode, sim, trazer alguns riscos para a saúde do peludo. O gelo faz mal para cachorro quando ele é oferecido sem que esteja misturado à água, situação em que pode acabar sendo engolido de uma só vez.
“Os pets podem ter uma inflamação do esôfago devido ao contato do gelo com a mucosa esofágica”, explica o Dr. Thiego. “Também pode haver engasgos, com obstrução do lúmen esofágico”, completa. Por fim, o veterinário diz que o contato direto do gelo com a mucosa do estômago pode levar a uma inflamação importante.
Por todos esses motivos, prefira sempre misturar os cubos de gelo na água ao oferecê-los ao cachorro. Lembrando que a estratégia pode não dar certo com alguns indivíduos, que acabam levando o refresco como uma brincadeira.
Se o seu cachorro não gosta ou faz um estardalhaço com os cubos de gelo na água, não se preocupe. Existem outras maneiras eficazes de manter o conforto do pet em dias quentes.
Entre elas, o Dr. Thiego recomenda dar água gelada para cachorro, usar toalhas molhadas, tapetes gelados e até levar o cachorro para tomar um banho de piscina ou de mangueira, desde que o pet tome banho e passe por uma boa secagem ao final.
“O uso de ventilador ou ar-condicionado para tornar a temperatura ambiente mais agradável também pode ser uma opção interessante”, diz o veterinário. Gostou de saber se pode dar gelo para cachorro? Então, confira outros conteúdos como este no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…