Categories: Cachorros

Existe multa por latido de cachorro? Entenda!

Sim, existe multa por latido de cachorro. Porém, não é para qualquer tipo de som, mas aquele constante e alto, que afeta o dia a dia da vizinhança. Ao contrário do que muitos acreditam, é preciso ter cuidado, seja em casa, seja em apartamento.

É claro que o mais comum é ouvir falar sobre a multa por latido de cachorro no condomínio, não é mesmo? Isso porque os prédios costumam ter regras preestabelecidas e apresentadas aos moradores assim que eles se mudam, diferentemente do que acontece nas ruas residenciais.

A multa por latido de cachorro é uma preocupação para quem é tutor. Afinal, os cãozinhos gostam de se comunicar. Às vezes, os famosos “au au” são a única forma de fazer isso, mesmo nas altas horas da madrugada.

Assim, caso você tenha um companheiro peludo que adora latir e está preocupado com a multa por barulho, fique atento no conteúdo a seguir. Abaixo, explicamos em detalhes o que acontece ao receber a cobrança. Confira.

O que acontece quando o cachorro late muito?

Se o seu cachorrinho late muito, cuidado! Você pode ser processado com base no artigo 42, inciso IV da lei nº 3.688. Nele, fala que é crime “perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio, provocando ou não procurando impedir o barulho produzido por animal de quem tem guarda”.

Em outras palavras, mesmo se você tentar impedir que o seu animalzinho faça barulho e não incomode ninguém, quando ele perturba a vizinhança, é possível receber a multa por latido de cachorro. Porém, vale lembrar que isso não é uma regra.

Isso porque tudo depende do convívio da vizinhança, caso você more em uma casa, ou das regras do condomínio sobre cachorro. Por isso, uma das nossas dicas é: antes de se mudar, dê uma olhadinha e certifique-se de concordar com todas as diretrizes do seu futuro lar.

Qual é o valor da multa por barulho em condomínio? Tudo depende do lugar onde você vive. Nas regras do seu prédio, estão detalhados todos os valores, inclusive para quando a situação acontecer mais de uma vez. Assim, fique preparado desde o começo!

Vale lembrar que, segundo a lei n.º 4.4591/64, todos os condôminos possuem o direito de criar animais de estimação em condomínios residenciais. Por isso, se houver proibição, fique atento.

Motivos para o cão latir

Às vezes, não precisa de muito para o cachorro começar a latir, não é mesmo?

Porém, há momentos em que o latido de cachorro tem motivo. Por exemplo, caso você perceba que o seu cão late para fora da sua casa, na direção da porta ou da janela, pode ser que ele queira mostrar um sinal de insegurança ou medo. Inclusive, ele pode estar te protegendo do que está no exterior.

Também é possível que ele vocalize os latidos para descarregar a energia acumulada. Assim, como uma tentativa de chamar a sua atenção, ele solta os sons, mesmo que seja para receber uma bronca. Ansiedade por separação é um dos maiores motivos depois da pandemia. Aquele cão que fica desesperado na sua saída pode latir incessantemente.

O que posso fazer para acalmá-lo?

Receber uma multa por latido de cachorro não é uma coisa agradável, não é mesmo? Por isso, vamos te dar algumas dicas sobre como acalmar o seu cachorrinho e evitar esses momentos de barulho. Confira!

Dê algo para distraí-lo

Uma maneira de acalmar o seu amiguinho peludo é dar algo para entretê-lo. Se ele latir para dispersar a energia acumulada, um brinquedinho pode ajudar a deixá-lo distraído e tirar o foco dos sons de fora. Inclusive, deixá-lo entretido com enriquecimento ambiental ajuda até para a ansiedade por separação.

Leve-o para passear

Uma maneira eficaz de diminuir os latidos na sua casa é aumentar os passeios. Além do seu cachorrinho se exercitar, você consegue socializá-lo e gastar energia. já que o excesso de energia é um dos maiores motivos pra ter um cachorro latindo.

Ignore o latido

Se nada do que falamos foi o suficiente para você evitar a multa por latido de cachorro, talvez a única solução seja ignorar. Mesmo que isso cause um pouquinho de dor, é o que o seu cão precisa. Afinal, na maioria das vezes, ele só quer atenção.

Invista no adestramento

Agora, o que acha de investir no adestramento do seu cachorrinho? Essa pode ser uma solução para resolver o seu problema com o barulho. Porém, lembre-se de escolher um profissional que respeite os limites do seu animal.

O especialista vai indicar as técnicas fundamentais para melhorar o comportamento do seu cão e ajudar você no dia a dia. Por isso, caso tenha qualquer tipo de dúvida, basta perguntar.

Você precisa de um lugar de confiança para comprar os mimos para o seu cachorro? Acesse o site da Petz! Encontre vários produtos de qualidade, feitos especialmente para os amigos caninos.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 dias ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

2 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

3 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

5 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

6 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

6 dias ago