O apetite desempenha um papel importante na manutenção da saúde do cachorro, fazendo com que o pet tenha vontade de se alimentar para repor as energias. Por isso, é inevitável buscar a resposta para: “o que fazer quando meu cachorro não quer comer e está fraco”?
Sintoma comum a uma série de doenças, a falta de apetite debilita ainda mais a saúde do cachorro, dificultando o combate à patologia e ao tratamento. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, a anorexia nem sempre está relacionada a problemas de saúde.
Isso porque ela também pode indicar letargia decorrente do calor, entre outros motivos. Mesmo assim, é importante ficar atento para o pet não passar muito tempo sem comer. Se você está pensando “meu cachorro está tremendo e fraco”, saiba o motivo a seguir.
Não é incomum que tutores relatem: “meu cachorro não quer comer”, já que diversos fatores podem fazer com que um cãozinho perca o apetite. Começando pelas causas de origem não patológica, algumas raças caninas possuem o chamado apetite seletivo, ou seja, escolhem mais o alimento que desejam comer.
Nesse sentido, são frequentes os casos de tutores que não resistem aos olhares pidões e têm o hábito de oferecer muitos petiscos e outros alimentos ao cachorro. Além de serem prejudiciais para a saúde do pet, por serem ricos em sódio e gordura, esses mimos contribuem para o cão não se interessar pela comida.
Outra situação em que o cão pode sentir menos vontade de comer é no verão (quando a temperatura está muito elevada). Assim como os humanos, os cachorros também sentem moleza e menos vontade de comer nos dias quentes, podendo pular uma ou outra refeição.
Já no que diz respeito às doenças, a falta de apetite é um sintoma comum à maior parte delas, e você precisa ficar atento ao pensar: “meu cachorro não quer comer e está fraco”. Para saber se a anorexia do seu amigo é decorrente de algum problema de saúde, comece respondendo às seguintes perguntas.
Mudança de casa, chegada de um novo animal ou membro da família, como um bebê, impactam o emocional do seu cachorrinho e podem diminuir o apetite.
Quando o cachorro não quer comer, as temperaturas muito altas podem ser o principal motivo, já que o pet fica mais letárgico, o que reduz o apetite. Assim, deixe água fresca à disposição do seu peludinho e procure mantê-lo em local fresquinho e arejado.
A ansiedade por separação é uma das causas comportamentais mais comuns quando o cachorro não quer comer. Nesse caso, o pet pode passar o dia inteiro sem comer, deixando para se alimentar apenas à noite, quando o tutor chega em casa.
Vômitos, diarreias, febre, dor, perda de peso, mudanças de comportamento e outras alterações indicam que há algo de errado com a saúde do cachorro. Ao observar um ou mais desses sintomas, procure um veterinário com urgência.
Mesmo que, a princípio, não tenha nada de errado com a saúde física do cachorro, o jejum prolongado pode desencadear problemas mais sérios, como a hipoglicemia. A persistência da falta de apetite também pode ser sinal de que o pet está sentindo algum desconforto na hora da refeição.
Muitos tutores relatam: “meu cachorro não come e está fraco”. Ainda mais se o amigo de quatro patas pertence a uma raça de pequeno porte, como Maltês e Yorkshire, mais propensas ao apetite seletivo.
“De forma geral, todas as doenças podem se manifestar com o sintoma de perda de apetite. Quando não se sente bem, o animal deixa de comer por enjoo, dor, febre, entre outros”, diz a Dra. Camila Lozano, médica-veterinária da Petz.
“Se for identificado que, de fato, se trata de falta de apetite (não apenas apetite seletivo), é muito provável que algo não esteja bem com o pet”, a doutora alerta os tutores.
O tratamento para abrir apetite de cachorro doente vai depender da origem do problema. Em alguns casos, o veterinário pode recomendar mudanças na alimentação com o uso de rações úmidas medicamentosas para fortalecer o organismo do pet e estimulá-lo a comer.
Já quando é constatado que o cachorro não quer comer por uma questão comportamental, procure seguir algumas dicas.
Na dúvida, nunca deixe de buscar a ajuda de um veterinário. Se tiver procurando um incentivo extra para fazer seu cachorrinho comer, conte com a gente! Acesse o site da Petz e confira um catálogo completo com rações ricas e nutritivas.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…