Ensinar o cão a fazer xixi e cocô no local apropriado é uma tarefa que exige conhecimento, dedicação e paciência. Por isso, é sempre frustrante para um tutor constatar “meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo“.
Dependendo de fatores como idade e experiência prévia do pet, alguns cães podem levar mais de um mês para entender definitivamente o que é esperado dele. A seguir, entenda por que o peludo pode desaprender e como adestrar o cachorro novamente.
Se você está pensando “o cachorro está desobediente o que devo fazer?”, antes de mais nada, esqueça de uma vez por todas a ideia de que um cão é assim por pirraça. Apesar de serem seres sencientes, os cães não apresentam sentimentos complexos típicos de humanos, como culpa ou ressentimento.
Eles não são capazes de fazer tramoias para tirar o tutor do sério como punição por algo que o tenha incomodado. Portanto, se está passando pela situação de “meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo”, fique esperto! É provável que haja algo errado com a saúde física ou emocional dele.
De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz, a faixa etária do cachorro pode ajudar a identificar a causa do problema. Uma vez que os problemas que levam um cão jovem a fazer xixi no lugar errado costumam ser diferentes daqueles que afetam pets idosos.
“No caso de cães idosos, problemas relacionados à coluna e problemas reprodutivos podem ser a causa da mudança no local onde o pet faz suas necessidades”, diz a veterinária. É importante saber disso na hora de aprender e pensar “como adestrar meu cachorro”.
“Já no caso de cães filhotes ou adultos, mudanças no ambiente e a introdução de um novo pet são as causas mais comuns para o problema”, completa.
A primeira coisa a fazer quando um cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo é tentar identificar a causa do problema. Para isso, procure responder às seguintes perguntas:
Em geral, para cães que não estejam adaptados ao local escolhido para fazerem suas necessidades, o redirecionamento para um novo lugar — associado ao reforço positivo — costuma ser suficiente para resolver o problema.
Já se a causa for uma mudança brusca, mas permanente, como a introdução de um novo pet na família, a solução é um pouco mais complicada. É preciso habituar o peludo à nova situação por meio de associações positivas e outras estratégias.
Um bom exemplo de como iniciar o adestramento de cães e socializá-los é aumentar o número de recursos (comedouro, bebedouro, tapete higiênico, etc.), uma vez que a disputa por eles pode causar brigas.
Se necessário, procure a ajuda de um adestrador ou médico-veterinário comportamentalista. Esses profissionais também são indicados para quando os comportamentos indesejados são resultado da ansiedade por separação.
Se o seu amigão está velhinho ou vem apresentando outras mudanças no comportamento, como prostração ou falta de apetite, agende uma consulta com o veterinário.
Pode parecer um acontecimento banal, capaz de atrapalhar apenas o convívio com o tutor. Mas o fato de o pet “desaprender” onde deve fazer suas necessidades sempre deve ser investigado com cautela.
Entre os problemas de saúde que podem fazer com que o pet deixe de utilizar o tapete higiênico ou de ir ao quintal estão: dificuldade de locomoção (por problemas na coluna, articulares, etc.), incontinência urinária e até a perda de visão, em alguns casos. Lembrando que os quadros mencionados são mais comuns em cães idosos.
Quando a mudança é ocasionada por questões de manejo, é recomendado que o pet passe por um check-up. O tutor precisa pedir a ajuda de um especialista em comportamento canino, caso não consiga resolver o problema sozinho ou não saiba como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.
Seja como for, nunca brigue ou tente punir o cachorro que desaprendeu a fazer necessidades no lugar certo. Além de ineficaz, a medida pode piorar ainda mais a situação.
Como visto, o primeiro passo para resolver o problema é identificar o que levou o pet a mudar seu comportamento.
Ao constatar algum problema de saúde, o veterinário poderá dar início ao tratamento adequado. O que poderá possibilitar que o cãozinho volte a fazer suas necessidades no local determinado pelo tutor.
Dependendo da situação, o veterinário poderá sugerir mudanças no manejo ambiental, ou mesmo o uso de fraldas para cães em determinados casos. Pode ser que um treinamento para o cachorro também ajude nesta tarefa.
Uma vez identificada e havendo solução para o problema, o método para reeducar o pet deve ser o mesmo recomendado para ensiná-lo pela primeira vez: ficar atento aos sinais de que o cão precisa urinar ou evacuar (como cheirar o chão persistentemente), levá-lo ao local certo e recompensá-lo pelo acerto.
Viu, há possíveis soluções para o cachorro que desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo. A Petz está sempre pronta para ajudar você e o seu peludo em todos os momentos. Continue acompanhando nossos conteúdos para se informar ainda mais!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…