Já percebeu que alguns animais e até pessoas possuem um olho de cada cor? O nome dessa condição é heterocromia. Mas o que causa a heterocromia em cachorro? Existe algum risco para a saúde?
A fim de responder essa e outras perguntas, preparamos um conteúdo completo sobre a heterocromia em cães, que, mesmo rara, deixa os olhos dos amigos de quatro patas ainda mais bonitos.
O termo deriva das palavras gregas antigas “heteros”, que significa desigual, não semelhante e que é diverso, e “cromas”, que se traduz em cores. A heterocromia é simplesmente um excedente ou uma falta de melanina em uma ou mais áreas do corpo.
Dessa forma, ela não se restringe aos olhos, ou seja, pode ocorrer em regiões como pelos, pele, unhas e até nos dentes. Tal condição pode ser causada por doença ou lesão, mas é mais comum devido à genética — geralmente, adquirida logo após o nascimento. Embora seja algo visualmente atraente de se ver, é raro.
A quantidade e o tipo de melanina no olho determina a cor da íris. Em cães com olhos de cores diferentes, é mais frequentemente causado por uma diferença na quantidade de melanina entre os olhos. Se houver muita melanina, ela é chamada hipercromia e, se houver pouca melanina, é chamada hipocromia.
Como dito, a heterocromia em cachorro é uma variação em que cada íris do olho tem uma cor diferente. Os filhotes nascem com essa característica única e a visão não é afetada. Aliás, a condição se dá pela presença de mais de uma cor de íris no mesmo olho.
Além disso, a heterocromia em cachorro pode acontecer a qualquer momento após o nascimento e geralmente é associada a traumas ou inflamação no olho. Essa condição geralmente não é ligada a outros sinais clínicos, mas alguns cães podem ter visão anormal ou podem ser surdos.
Então, se você possui cães com heterocromia e está se perguntando se eles têm problemas de visão e de audição, consulte um veterinário para fazer um diagnóstico. Mas, se está sem condições financeiras atualmente, saiba que é possível fazer o teste de visão em casa.
Para isso, peça a alguém que se sente atrás do amigo peludo e cubra um dos olhos do pet. Depois, fique na frente do animal com uma pequena bola colorida e saltitante.
Então, solte a bola, se o olho seguir o objeto, o cão poderá ver bem o suficiente. Repita o processo, mas, dessa vez, tapando o outro olho. Se o cão mantiver o olhar fixo sem observar a bola, pode haver alguma anormalidade na visão. Nesse caso, é válido levá-lo ao veterinário para um diagnóstico completo.
Qualquer raça de cachorro com heterocromia é possível, mas em algumas é mais comum. A condição completa pode ser vista com mais frequência em raças como Boiadeiro-Australiano, Dálmata e Pastor-Australiano.
Também é frequentemente vista em: Border Collie, Chihuahua, Cão leopardo de Catahoula, Husky, Beagle e Welsh Corgi. No caso do Husky siberiano com heterocromia, a condição é particularmente comum e há uma sugestão de que ela esteja ligada a problemas de visão, porque cerca de 8 a 10% dos pets da raça também têm doenças oculares hereditárias.
Agora que você sabe sobre a heterocromia em cachorro, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos de bem-estar e saúde animal!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…