Cachorros

Gastrite em cachorro: conheça os principais sinais

A gastrite em cachorro é uma enfermidade que causa muito desconforto e consequências para a saúde. Por isso, reconhecer que algo não vai bem com o pet precocemente é importante que a doença não evolua para quadros mais graves.

Quanto antes o problema for diagnosticado, mais fácil será o tratamento. Como a gastrite em cachorro pode surgir silenciosamente, é importante estar atento aos sinais para combatê-la da melhor forma. Saiba mais sobre esse assunto no texto a seguir!

O que é a gastrite em cachorro?

Relativamente comum na rotina veterinária, a gastrite em cachorro consiste na inflamação da mucosa gástrica. A severidade depende do grau do quadro inflamatório, do tempo de evolução da doença e da profundidade das lesões na parede do estômago.

Quais são as causas de gastrite em cachorro?

A gastrite canina pode ter origem primária (alguma alteração no próprio estômago leva o pet a desenvolver a enfermidade) ou secundária. Nesse caso, outra doença causa a inflamação da mucosa gástrica.

Além disso, a gastrite pode ser classificada em aguda ou crônica. A primeira é abrupta, podendo ser causada por fatores que agrediram o estômago. Ela pode surgir pela ingestão de substâncias tóxicas ou corpos estranhos, pela presença de parasitas, ou mesmo como consequência de infecções virais ou bacterianas.

Já a crônica é recorrente. Nesse caso, o cachorro com gastrite pode comer ração ou outro alimento e apresentar intolerância alimentar ou condições que aumentam a quantidade de secreções gástricas, desencadeando a inflamação. Entre elas, é possível citar as doenças hepáticas e renais.

Principais sintomas da gastrite em cachorro

Os sintomas de gastrite em cachorro são muito sutis. Por isso, às vezes são imperceptíveis. Somente o médico-veterinário consegue fazer o diagnóstico correto do quadro. Além disso, ele sabe reconhecer a gastrite crônica ou a aguda.

Muitos sintomas da doença são inespecíficos. Isso quer dizer que eles são comuns a outros problemas de saúde, dificultando o diagnóstico. De qualquer forma, fique atento se o pet apresentar alguns desses sinais:

  • dor abdominal;
  • Náuseas;
  • sialorreia (salivação excessiva);
  • vômitos constantes com ou sem sangramento;
  • febre;
  • prostração;
  • falta de apetite;
  • rigidez abdominal.

Como é feito o diagnóstico da gastrite em cachorro?

Se notar que o pet apresenta os sinais acima, consulte o médico-veterinário para o correto diagnóstico. Sabendo a causa, o profissional indicará o que fazer com cachorro com gastrite.

O médico-veterinário coletará todas as informações a respeito da saúde do pet e fará o teste clínico. Essa avaliação analisa se o peludo tem dor abdominal à palpação, aumento de temperatura, desidratação, entre outros sintomas. Isso ajuda a determinar os exames apropriados para a conclusão diagnóstica.

Esses exames geralmente consistem em ultrassom para verificar o estômago e demais órgãos da cavidade abdominal. Em casos crônicos, geralmente a endoscopia pode ser indicada.

Também é muito importante realizar um exame de sangue para descartar doenças bacterianas ou virais, assim como avaliar se as funções do fígado e do rim estão adequadas. Com todos esses dados, o profissional conseguirá prescrever um remédio para gastrite em cachorro adequado ao seu pet.

Gastrite em cachorro tem tratamento?

Sim, a gastrite em cachorro tem cura! O tratamento tem o objetivo principal de proteger o estômago contra a acidez, já que as paredes do órgão ficam machucadas.

Podem ser utilizados remédios protetores gástricos para diminuir a acidez, medicações para recuperar a parede do estômago ou até mesmo alguns fármacos para controlar os episódios de vômito.

Se a gastrite tiver sido desencadeada por fatores secundários, a doença inicial também precisa ser tratada ao mesmo tempo para total recuperação do peludo. Em casos graves, de vômito intenso, falta de apetite e desidratação, é indicada a internação.

Como prevenir a gastrite em cachorro?

A gastrite canina é uma doença que precisa ser levada a sério. Mesmo os animais que apresentam um quadro leve podem evoluir para situações mais severas dependendo do seu estado de saúde.

Para evitar que o pet sofra com a gastrite, é importante manter hábitos saudáveis, oferecer uma alimentação balanceada e fazer atividades físicas diárias. Evite dar petiscos de origem desconhecida e com alto teor de gordura, sódio e defumados.

Também leve o pet ao médico-veterinário regularmente, mesmo que ele não apresente nenhuma alteração, para fazer um check-up. Detectar outras doenças precocemente pode evitar a gastrite canina.

Deu para perceber que a gastrite em cachorro é um problema sério que causa muito desconforto, não é? Conte com a equipe da Petz para cuidar do pet! Acesse o site do Centro Veterinário Seres e agende uma consulta!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Nomes para gatos: ideias incríveis para se inspirar!

Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…

22 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

4 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

5 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

7 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

1 semana ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

1 semana ago