A gastrite em cachorro é uma enfermidade que causa muito desconforto e consequências para a saúde. Por isso, reconhecer que algo não vai bem com o pet precocemente é importante que a doença não evolua para quadros mais graves.
Quanto antes o problema for diagnosticado, mais fácil será o tratamento. Como a gastrite em cachorro pode surgir silenciosamente, é importante estar atento aos sinais para combatê-la da melhor forma. Saiba mais sobre esse assunto no texto a seguir!
Relativamente comum na rotina veterinária, a gastrite em cachorro consiste na inflamação da mucosa gástrica. A severidade depende do grau do quadro inflamatório, do tempo de evolução da doença e da profundidade das lesões na parede do estômago.
A gastrite canina pode ter origem primária (alguma alteração no próprio estômago leva o pet a desenvolver a enfermidade) ou secundária. Nesse caso, outra doença causa a inflamação da mucosa gástrica.
Além disso, a gastrite pode ser classificada em aguda ou crônica. A primeira é abrupta, podendo ser causada por fatores que agrediram o estômago. Ela pode surgir pela ingestão de substâncias tóxicas ou corpos estranhos, pela presença de parasitas, ou mesmo como consequência de infecções virais ou bacterianas.
Já a crônica é recorrente. Nesse caso, o cachorro com gastrite pode comer ração ou outro alimento e apresentar intolerância alimentar ou condições que aumentam a quantidade de secreções gástricas, desencadeando a inflamação. Entre elas, é possível citar as doenças hepáticas e renais.
Os sintomas de gastrite em cachorro são muito sutis. Por isso, às vezes são imperceptíveis. Somente o médico-veterinário consegue fazer o diagnóstico correto do quadro. Além disso, ele sabe reconhecer a gastrite crônica ou a aguda.
Muitos sintomas da doença são inespecíficos. Isso quer dizer que eles são comuns a outros problemas de saúde, dificultando o diagnóstico. De qualquer forma, fique atento se o pet apresentar alguns desses sinais:
Se notar que o pet apresenta os sinais acima, consulte o médico-veterinário para o correto diagnóstico. Sabendo a causa, o profissional indicará o que fazer com cachorro com gastrite.
O médico-veterinário coletará todas as informações a respeito da saúde do pet e fará o teste clínico. Essa avaliação analisa se o peludo tem dor abdominal à palpação, aumento de temperatura, desidratação, entre outros sintomas. Isso ajuda a determinar os exames apropriados para a conclusão diagnóstica.
Esses exames geralmente consistem em ultrassom para verificar o estômago e demais órgãos da cavidade abdominal. Em casos crônicos, geralmente a endoscopia pode ser indicada.
Também é muito importante realizar um exame de sangue para descartar doenças bacterianas ou virais, assim como avaliar se as funções do fígado e do rim estão adequadas. Com todos esses dados, o profissional conseguirá prescrever um remédio para gastrite em cachorro adequado ao seu pet.
Sim, a gastrite em cachorro tem cura! O tratamento tem o objetivo principal de proteger o estômago contra a acidez, já que as paredes do órgão ficam machucadas.
Podem ser utilizados remédios protetores gástricos para diminuir a acidez, medicações para recuperar a parede do estômago ou até mesmo alguns fármacos para controlar os episódios de vômito.
Se a gastrite tiver sido desencadeada por fatores secundários, a doença inicial também precisa ser tratada ao mesmo tempo para total recuperação do peludo. Em casos graves, de vômito intenso, falta de apetite e desidratação, é indicada a internação.
A gastrite canina é uma doença que precisa ser levada a sério. Mesmo os animais que apresentam um quadro leve podem evoluir para situações mais severas dependendo do seu estado de saúde.
Para evitar que o pet sofra com a gastrite, é importante manter hábitos saudáveis, oferecer uma alimentação balanceada e fazer atividades físicas diárias. Evite dar petiscos de origem desconhecida e com alto teor de gordura, sódio e defumados.
Também leve o pet ao médico-veterinário regularmente, mesmo que ele não apresente nenhuma alteração, para fazer um check-up. Detectar outras doenças precocemente pode evitar a gastrite canina.
Deu para perceber que a gastrite em cachorro é um problema sério que causa muito desconforto, não é? Conte com a equipe da Petz para cuidar do pet! Acesse o site do Centro Veterinário Seres e agende uma consulta!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…