Muitos de nós sabemos que, mesmo que tragam benefícios para a saúde, os remédios provocam efeitos colaterais adversos. Mesmo assim, diante de um filhote com diarreia depois do vermífugo, é natural que os tutores fiquem preocupados e busquem entender se a reação é esperada ou exige atenção especial.
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que qualquer reação ao vermífugo deve ser acompanhada com atenção. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas, um médico-veterinário deverá ser consultado.
A seguir, contamos com a ajuda da Dra. Ana Rita Carvalho Pereira, médica-veterinária especialista em gastroenterologia, para responder quais são as reações esperadas após o uso de vermífugo para filhotes e quando o tutor deve procurar ajuda.
De acordo com a Dra. Ana Rita, sim. “Pode acontecer, pois se trata de uma medicação como qualquer outra, que pode gerar vômitos e diarreias dependendo da sensibilidade de cada paciente, assim como da verminose com que ele foi acometido”, explica.
Nesse sentido, a veterinária diz que ver um filhote com diarreia depois do vermífugo pode estar relacionado pelo próprio processo inflamatório e infeccioso provocado pelo parasita. “Após a morte dos parasitas, os mesmos se deslocam da parede intestinal e saem pelas fezes, podendo provocar ainda mais diarreia”, completa.
É importante destacar que, da mesma maneira que muitos pacientes com verminose não apresentam diarreia, a alteração nas fezes após o uso do vermífugo para gatos ou cães pode ocorrer mesmo em pacientes que não apresentam o problema, tendo usado o medicamento de maneira preventiva.
“Normalmente, a diarreia provocada pelo vermífugo é autolimitante”, diz a Dra. Ana Rita. Isso significa que, em geral, ela desaparece por conta própria, sem a necessidade de qualquer tipo de tratamento ou mudanças na dieta. Estas, aliás, não são recomendadas sem a orientação de um veterinário.
Já se o cachorro apresenta diarreia persistente ou se ela vem acompanhada de outros sintomas, como falta de apetite, fraqueza, dores ou vômitos, é importante procurar ajuda. “O veterinário vai examinar o paciente, avaliando seu estado geral para dor, desidratação, etc”, explica a especialista.
Em geral, o tratamento consiste no uso de medicações de suporte e sintomáticas, a fim de deixar o pet sem dor e sem náusea. “Em alguns casos mais graves, pode ser necessária a internação, mas não é comum”, explica a veterinária.
Por mais que seja uma reação comum e que, em geral, desapareça sozinha, ter diarreia após o uso de remédio de verme para gato ou para cães é sempre uma experiência chata. Assim, é natural querer fazer o que estiver a seu alcance para reduzir o desconforto do pet.
Para isso, a primeira coisa que o tutor deve fazer é estar atento a outros sinais preocupantes, como dor, vômitos e fraqueza. Conforme já dissemos acima, se isso acontecer, não deixe de entrar em contato com o veterinário.
Alterações na alimentação do seu gato filhote com diarreia, por exemplo, devem ser feitas apenas sob recomendação de um veterinário. Ou seja, nada de seguir dicas de internet e trocar a ração por arroz branco. Lembre-se de que mudanças repentinas na dieta podem agravar o quadro.
Mantenha o ambiente limpo, recolhendo as fezes do seu amigo e trocando o tapete higiênico sempre que necessário. Por fim, seja paciente e não brigue com o filhote em caso de eliminação em local inapropriado.
É preocupante ver o filhote com diarreia depois do vermífugo, mas agora você sabe lidar melhor com o assunto, não é mesmo? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações relevantes sobre a saúde do seu amigo de quatro patas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…