Se tem um assunto sobre cachorros que divide opiniões, é a mistura de raças. Para alguns, o valor do cão está na pureza da genética, para outros, a junção de raças resulta em animais mais fortes e bonitos. O que dizer do cruzamento de Border Collie e Vira-lata?
Se você está pensando em ser tutor de um cãozinho que é fruto dessa junção e está em dúvidas sobre como será o físico e o comportamento dele no futuro, esse artigo pode trazer alguns esclarecimentos.
Pode parecer difícil encontrar traços parecidos entre um cão de raça e outro sem raça definida. Porém, quando se compara esses dois animais, é possível enxergar semelhanças no comportamento.
A inteligência e a disponibilidade de cumprir tarefas que exigem esforço físico e agitação, sem dúvidas, são características que aproximam o Border Collie daquele cão sem pedigree, tão popular no Brasil.
Por exemplo, um Vira-lata se encaixa perfeitamente no trabalho do outro cão feito para o pastoreio. Por isso, muitas pessoas só enxergam vantagens em fazer a mistura entre eles.
O Vira-lata misturado com o Border Collie pode resultar em um animal muito interessante. Porém, não se tem muitos dados sobre o cruzamento feito entre cães de raça. Nos dois casos, o médico veterinário deve avaliar os riscos que essa junção pode trazer para a cadela durante a gestação.
No caso de mistura de raças, o animal pode desenvolver doenças como problemas de coluna. Por exemplo, um dos cães possuir características como encurtamento do focinho pode gerar um animal com dificuldade de respirar.
Ter consciência desses problemas não impede que você opte por ser tutor de um Border Collie com Vira-lata, já que eles geralmente não apresentam características nocivas para a saúde. Contudo, é preciso estar ciente de que essa união faz perder a identidade do Collie.
Quem tem um cachorro desses em casa sabe quanto eles são resistentes e cheios de energia. Não é à toa que eles são muito utilizados para fazer o pastoreio nas fazendas.
Esse animal, que tem a capacidade de andar 100 km por dia e não se cansar, tem origem imprecisa. Entretanto, sabe-se que os ancestrais dele já faziam o serviço de pastoreio no século 14. Trata-se de uma raça que sempre preferiu trabalhos e brincadeiras a carícias e mimos.
Desse modo, a probabilidade de o cachorro Border Collie com Vira-lata ser preguiçoso é muito pouca, já que um costuma ser tão agitado quanto o outro. Pelo contrário, a tendência é gerar um animal muito ativo.
O cruzamento de Border Collie e Vira-lata pode, inclusive, ser uma grande ideia para quem deseja um companheiro com essas características. Mesmo assim, as orientações do médico veterinário nunca devem ser ignoradas, afinal estamos falando sobre vidas.
É fato que o profissional consegue vislumbrar o perfil de um cachorro quando for híbrido, ou seja, fruto de dois animais com raças definidas. No caso do cruzamento com um Vira-lata, essa avaliação pode ficar mais difícil de fazer, pois esse bichinho já é a mistura de outras raças desconhecidas.
De todo modo, o cruzamento do Border Collie e Vira-lata pode resultar em um lindo e querido amigo fiel. A certeza de ter um companheiro para todas as horas é real, porque esse adjetivo é unânime entre os cachorros.
Como nosso papel é esclarecer ao máximo sobre o tema em discussão, vamos voltar a falar sobre os cachorros híbridos. Esses animais são totalmente diferentes dos filhotes do cruzamento em questão.
Como explicamos acima, os híbridos nascem de pais com raças definidas, por isso têm características de ambos os lados, tanto no comportamento quanto na aparência física. Só que não se pode prever quais traços serão herdados.
Agora que está por dentro do que o cruzamento do Border Collie e Vira-lata pode gerar, você fica mais seguro para tornar-se um tutor de um lindo filhote misturado. Mais informações sobre o mundo dos cachorros podem ser encontradas no blog da Petz.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…