Conhecido por todos por ser um cachorro dócil, amigável com crianças e outros animais, e companheiro de todas as horas, o Golden é uma das raças favoritas dos tutores. A seguir, saiba tudo sobre as características do Golden Retriever!
O Golden Retriever é considerado por muitos amantes dos cães o cachorro ideal para as famílias, já que é bastante paciente com as crianças. Quer saber mais características do Golden Retriever? Continue nos acompanhando!
As características físicas do Golden Retriever mais chamativas são sua pelagem abundante e a anca avantajada, que o faz rebolar enquanto anda. Mas não é só isso!
Você sabia que essa raça de cães possui três linhagens diferentes? Existe o Golden Retriever Britânico, o Golden Retriever Americano e o Golden Retriever Canadense, todos diferentes na pelagem e no tamanho.
Esse representante da raça é muito comum na Austrália e também em toda a Europa. O seu focinho é mais curto e arredondado do que o do Golden Retriever que comumente vemos aqui no Brasil, que é o Americano.
Além disso, suas pernas e rabo são mais curtos, e sua testa, mais quadrada. Os machos possuem altura em torno de 55 a 60 centímetros. Já as fêmeas são menores, tendo entre 50 a 55 centímetros.
O Golden Retriever Americano possui as características que conhecemos: pelagem densa, de cor caramelo ou creme, com franjas compridas nas patas, peito e cauda, e sua famosa juba.
Não é muito mais baixo que o Golden Retriever Britânico, variando em torno de 2 centímetros a menos. Comparando também com essa linhagem, possui o corpo mais esbelto.
EsSa linhagem do Golden Retriever é muito parecida com a americana. No entanto, sua pelagem possui a coloração mais escura. Seu corpo é mais retilíneo e comprido, dando a impressão de ser magro.
Diferentemente do Golden Retriever Britânico, que é muito parecido com um Labrador Retriever de pelos longos, o Golden Retriever Canadense possui o focinho mais estreito, porém com o mesmo comprimento do americano.
Se você está com dúvidas sobre a inteligência do Golden Retriever, saiba que ele é um cachorro inteligente. Aliás, muito inteligente! Ele está na quarta posição do livro “A inteligência dos cães”.
Além disso, sua criação o tornou uma raça de cachorro amigável, obediente, forte e trabalhadora, já que precisava caçar em situações climáticas extremas e em terrenos extenuantes.
Como amam agradar seus tutores, esses peludos gostam de aprender e ver a cara de felicidade do seu humano! Ainda, isso os torna excelentes animais de terapia, de guia para deficientes visuais e para atuar em resgate de pessoas. Essas características do Golden Retriever não são encantadoras?
E mais: esses traços de personalidade transformam o cão no tipo ideal para os iniciantes nos cuidados com cães, pois são muito fáceis de lidar. Dessa forma, acabam facilitando o trabalho do tutor no que diz respeito à sua socialização e adestramento.
Como a raça foi criada para percorrer distâncias consideráveis atrás de suas presas, o nível de energia dela é altíssimo. Eles precisam de atividades físicas e desafios diariamente para permanecerem saudáveis e felizes.
Por isso esses cães são considerados ideais para famílias com crianças ou outros animais energéticos, pois acabam brincando muito juntos, o que gasta a energia de todo. Os tutores (e mamães de humaninhos) agradecem!
No entanto, o tutor precisa ficar atento ao tipo de brincadeira que está ocorrendo entre o peludo e crianças pequenas. Como o Golden é bastante grande e corpulento, pode machucá-las sem querer.
A raça de cachorro Golden Retriever é perfeita para quem mora em apartamento, pois é um cachorro que late muito pouco. Claro que, em alguns momentos, pode latir para avisar o tutor de que quer algo.
Como dissemos, o Golden Retriever é inteligente e pode perceber muito rapidamente que consegue o que quer se latir. Para que ele não aprenda isso, tome cuidado com o que está reforçando de forma errada.
Um exemplo para que você entenda: é muito comum o cachorro latir para chamar a atenção. Caso o tutor responda, mesmo que com um “fique quieto!”, o objetivo foi alcançado. Nessas situações, o ideal é ignorar o peludo.
O Golden Retriever não é uma raça canina de saúde muito frágil. No entanto, ele não está isento de adoecer, e saber quais são as enfermidades mais comuns da raça ajudam o tutor a detectá-las precocemente.
A displasia coxofemoral é uma alteração de caráter genético degenerativo que acomete o quadril do peludo, causando dor e consequentemente a dificuldade em se locomover e transpor obstáculos. O mesmo pode ocorrer em seus cotovelos.
Outra doença que pode incomodar o Golden Retriever é relacionada ao coração, também de origem genética. Ela é silenciosa, por isso o controle nos animais ainda jovens é muito importante.
Por último, mas não menos grave, é a obesidade. O Golden simplesmente ama comer! Por isso, nada de ficar com dó com aquela cara de pidão. Resista para que o peludo não sofra depois!
Temos certeza que você amou conhecer as características do Golden Retriever! Ele é realmente apaixonante. E se o peludo está prestes a chegar à sua casa, corra nas lojas da Petz e faça o enxoval completo dele! Venha nos conhecer!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…