Categories: Cachorros

Comportamento do Chihuahua: ranzinza ou não socializado?

“O que tem de pequeno, tem de bravo” é o que se ouve falar dessa raça. No entanto, quem tem um pet desse sabe que não é bem assim. Conheça o comportamento do Chihuahua e descubra o que existe por trás dessa fama injusta!

Pequeno e corajoso, o Chihuahua é considerado uma das raças mais antigas das Américas. Convivendo tanto tempo assim com o ser humano, não seria de se esperar que o comportamento do Chihuahua fosse de docilidade com as pessoas?

Entendendo o mundo sob o ponto de vista do Chihuahua

Esse cão é muito pequeno, por isso, qualquer coisa é muito grande perto dele. Caso ele não tenha sido socializado da maneira correta, tudo se torna muito assustador e ameaçador, o que muitas vezes explica o comportamento do Chihuahua.

Além disso, ele tem uma tendência em proteger seus recursos, por isso, o Chihuahua late muito para qualquer pessoa que entre em sua casa. Afinal, ele faz de tudo para proteger sua família ou aquela pessoa que ele mais ama. Dentro da sua pequena cabecinha, ele é o protetor da casa e de sua família.

Por isso o Chihuahua é bravo?

Sim e não. Sim, porque faz parte da natureza dele ser protetor, e não, porque ele fica assim por falta de socialização. Detalhe: qualquer cachorro que não é socializado pode ser considerado bravo por atacar “do nada”.

Isso acontece porque latir e morder foi a forma que ele aprendeu para afastar tudo que não lhe agrada: por a roupinha, escovar os pelos, cortar as unhas, ser pego no colo e levar broncas.

É mais provável que um cão da raça Chihuahua morda o tornozelo de alguém que simplesmente passou ao lado do tutor se não for socializado com pessoas estranhas. Isso pode tornar seus passeios um pesadelo.

O Chihuahua é muito ativo e precisa gastar energia

Apesar do tamanho, o Chihuahua não é uma raça que fica no colo e dormindo o tempo todo! Ele é superativo e curioso, do tipo que corre pela casa só para correr mesmo.

Sendo assim, se o tutor não gastar essa energia toda do peludo, terá problemas. Essa ventania em forma de cachorro precisa de desafios e brincadeiras diárias para não se estressar e não se tornar um animal ansioso.

Já ouviu falar em enriquecimento ambiental? Essa ferramenta será muito útil para ajudar o tutor a distrair o Chihuahua. O recurso envolve oferecer o alimento dentro de brinquedos — que ele precisa descobrir como tirar de lá —, esconder petiscos pela casa para ele estimular seu comportamento de faro, e muito mais!

Como é a convivência do Chihuahua com outros animais e crianças?

Novamente, a socialização é a chave para o sucesso entre a convivência do Chihuahua com outros animais e crianças. Sendo assim, acostumar o cachorro com eles será o facilitador desse convívio. Como ele é um cachorro brincalhão, vai se beneficiar bastante disso.

Para tanto, apresente o peludo a esses entes desde filhote. Quanto antes, melhor. Claro que, antes de terminar a vacinação do filhote, esse convívio será limitado aos animais de conhecidos, que mantenham as vacinas de seus animais em dia.

O Chihuahua é carinhoso?

Sim, o Chihuahua adora um carinho! “Mas eu vi um vídeo na internet em que ele morde a mão da dona toda vez que ela toca nele!”. Esse é um caso pontual, em que a pessoa está buscando visualizações e faz do processo algo “divertido”.

Quem tem um Chihuahua em casa sabe que ele é um cão dócil e carinhoso com os familiares. Não se deixar ser acarinhado cai no mesmo exemplo que usamos acima: não ser escovado, socializado, etc. Se o pet não estiver acostumado com isso, vai estranhar e reagir.

É fácil adestrar um Chihuahua?

Devido à sua teimosia, o Chihuahua não é fácil de adestrar. Segundo Stanley Coren, o criador do ranking de inteligência canino, a raça precisa de 55 a 69 repetições para aprender um comando.

Isso quer dizer que adestrar o Chihuahua vai demandar um pouco mais de paciência e tempo do tutor. Mas não desista: o treinamento é uma etapa muito importante da vida do cão e vai evitar que ele faça jus à fama de briguento.

Como socializar o Chihuahua

Falamos tanto em socializar o peludo, que precisamos ensinar ao tutor como fazê-lo. A primeira dica é socializar seu filhote com estímulos visuais, olfativos, sonoros e táteis. aproveitar animais dóceis de amigos, e sempre os estímulos precisam ser agradáveis para não criar um trauma que pode ser levado para toda vida.

Como dissemos, quanto antes o animal socializar, melhor. Como os estímulos envolvem pessoas e animais estranhos, converse com os amigos para que eles ajudem. Além disso, siga nossas dicas deste artigo!

Esperamos que agora você entenda o comportamento do Chihuahua e compreenda que ele não é bravo, desde que seja socializado. A loja da Petz também vai ajudar, já que aqui você encontra tudo que precisa para colocar isso em prática. Venha nos conhecer!

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

14 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

19 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago