Cachorros

Como saber se o cachorro está com febre?

Por experiência própria, todo mundo sabe que ter febre não é nada legal! Calafrios, cansaço e um mal-estar generalizado fazem parte desse quadro que também pode acometer os filhos de quatro patas. O desafio é como saber se o cachorro está com febre e o que fazer para reverter a situação. Vamos descobrir?

Qual é a temperatura de febre de um cachorro?

Como se sabe, a febre é caracterizada por um aumento temporário da temperatura corporal média. No caso dos seres humanos, nossa temperatura corporal média ideal varia entre 36°C e 36,7°C. 

Já quando falamos de cachorros, o Dr. Caio Pereira, médico-veterinário da Petz, explica que a temperatura corporal média do organismo deles é naturalmente mais elevada. 

“Diferentemente de nós, humanos, a temperatura de um cão saudável varia entre 37,5°C e 39,3°C”, diz. Portanto, pode ser considerado estado febril sempre que a temperatura deles se eleva acima desse valor de referência.

Além disso, a partir de 41°C, a febre de cachorro pode começar a afetar o funcionamento dos órgãos caninos, colocando em risco a saúde do cão.

Como saber se o cachorro está com febre?

Aferir a temperatura do cachorro com a ajuda de um termômetro é a única maneira de saber com certeza se um cão está com febre. No entanto, Caio alerta que não é recomendado fazer o procedimento em casa. “Ele causa incômodo, desconforto e requer prática a fim de não machucar o cão”, diz. 

Além disso, ele explica que o termômetro de uso veterinário é diferente, com uma haste flexível que diminui o desconforto e o risco de lesões. Por isso mesmo, o especialista diz que, em casa, o mais importante é ficar atento aos seguintes sintomas de febre em cachorro:

  • Apatia;
  • Falta de apetite;
  • Tremores;
  • Sonolência;
  • Vômitos;
  • Diarreia,
  • Ingestão excessiva de água.

E quanto ao focinho quente e seco, ele não é sinal de febre? 

De acordo com o Dr. Caio, embora possam fazer parte do quadro, focinho e orelhas quentes nem sempre são sinais de febre. O melhor é observá-los juntamente a outros sintomas. Seja como for, em caso de suspeita, leve o pet para uma consulta no veterinário quanto antes.

Como medir a temperatura do cachorro em casa?

Conforme já dissemos aqui em cima, não é recomendado medir a temperatura do cachorro em casa por conta própria. Isso porque, além do risco de causar desconforto e até de machucar o cachorro, o uso inadequado do termômetro também pode trazer resultados imprecisos. 

Existem dois tipos de métodos para saber como medir a febre de cachorro: o termômetro retal e o termômetro auricular. Apesar de menos desconfortável, o último também é arriscado, uma vez que deve ser inserido no canal auditivo do cão.  

O que pode causar a febre em cachorro?

“As causas mais comuns de febre no cachorro são as infecções em qualquer parte do corpo. Sejam elas leves ou fatais, podendo ser causadas por bactérias, fungos ou vírus”, explica o veterinário. Nesse sentido, é importante lembrar que a febre não é uma doença em si, mas uma reação do organismo contra alguma anomalia. 

Entre as doenças que podem provocar febre em cachorro estão: otites, infecções urinárias, problemas dentários, intoxicações, entre muitas outras.

“Além disso, a vacinação também pode produzir uma febre transitória, de 24 a 48 horas após a aplicação”, explica Caio. Se isso acontecer com seu amigo, converse com o veterinário sobre a melhor maneira de aumentar o bem-estar do pet nesse período.

Em caso de suspeita de febre, é sempre importante procurar um veterinário. Lembre-se que, como um sintoma inespecífico, a febre pode ser sinal de problemas mais graves. Quanto antes você der início ao tratamento, melhor será o prognóstico do cão. 

Em caso de notar alguns sinais de doença e querer entender como saber se o cachorro está com febre, procure a Petz. Aqui, estamos prontos para atender ao seu bichinho de estimação com todo o cuidado que ele merece!

Confira aqui, no blog, como saber se o cachorro está com febre e como baixa-lá para retomar o bem-estar do seu amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

6 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

10 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago