Como saber se o cachorro está com doença do carrapato e o que fazer
Publicado em 03 de maio de 2024Tempo de leitura: 5min
Algumas enfermidades causadas por ectoparasitas são graves e causam uma variedade de sintomas debilitantes. Aprenda como saber se o cachorro está com doença do carrapato e o que fazer! Não perca este conteúdo!
Os cães adoram passear com os tutores ao ar livre, principalmente em parques com grama verdinha, para eles deitarem e rolarem. E é aí que mora o perigo! Venha aprender como saber se o cachorro está com doença do carrapato e como prevenir seu pet!
O que é a doença do carrapato?
O nome da condição pode ser estranho, mas não se confunda: na doença do carrapato, não é esse aracnídeo que fica doente, e sim o animal que ele pica.
Nos cães, essa é uma enfermidade causada por hemoparasitas, ou parasitas do sangue. Esses microrganismos são transmitidos pela picada que o carrapato infectado dá no cachorro sadio. Isso requer atenção dos tutores: quanto antes a doença for diagnosticada, melhor!
Quais são os hemoparasitas que causam a doença do carrapato?
Muitos microrganismos podem causar as hemoparasitoses, mas os mais comuns são Ehrlichia canis, Babesia canis, Anaplasma phagocytophilum e Anaplasma platys — sendo este o mais comum entre os dois do mesmo gênero. Todos esses bichinhos indesejáveis são transmitidos pela picada dos carrapatos.
Existe uma grande variedade desses aracnídeos no Brasil, mas o mais comum nas grandes cidades é o tipo marrom ou carrapato de cachorro, chamado Rhipicephalus sanguineus.
Qualquer carrapato infectado é capaz de passar a doença para os cachorros, basta que ele tenha a oportunidade de picá-lo. Por isso, é muito importante ficar atento a esse problema.
Sintomas que podem indicar doença do carrapato no cachorro
Afinal, como saber se o cachorro está com doença do carrapato? Os sintomas são genéricos e variáveis, ou seja, podem ser confundidos com os de muitas outras enfermidades. Às vezes, também podem ser leves e discretos. Para um diagnóstico correto, é necessário fazer um exame específico.
Em bovinos, por exemplo, essa condição também recebe o nome de “tristeza parasitária”, pois o animal fica “triste”, ou seja, prostrado, mas não apresenta outros sinais. Confira os sintomas da doença do carrapato mais comuns nos cães:
- febre;
- letargia;
- prostração (o animal fica parecendo triste, sem vontade de fazer nada);
- fraqueza;
- perda ou diminuição do apetite;
- sangramentos (os mais comuns são pela urina, nariz e pele, na forma de pequenos hematomas);
- dificuldade para respirar;
- inchaço dos gânglios linfáticos (conhecido popularmente como íngua).
Como identificar esses sintomas em casa
Como os sintomas podem ser detectados em casa, o tutor pode ser proativo e detectá-los precocemente no cão. É importante sempre observar atentamente o peludo e saber a rotina e as preferências dele.
Mudanças repentinas nos padrões do cão podem indicar que algo não vai bem. Se você perceber quaisquer alterações, considere a possibilidade de o pet estar com a doença do carrapato e avalie o corpo dele.
Faça pesquisas minuciosas pelo corpo do peludo em busca de parasitas. Isso envolve muitos carinhos e massagens nele! Faça do processo algo confortável e prazeroso.
Vistorie a pele em busca de pequenos pontos avermelhados ou arroxeados. Os pequenos hematomas também podem estar presentes nas regiões de contato das guias de passeio e nas mucosas (a gengiva e a conjuntiva, dos olhos, são as mucosas mais fáceis de ver).
Eu vi um carrapato no meu cachorro, o que devo fazer?
Agora que você já aprendeu como saber se o cachorro está com doença do carrapato, precisa saber o que fazer se vir um danadinho desses no peludo. A primeira coisa é certificar-se se o aracnídeo já está “grudado” no pet.
Se ainda não estiver, basta pegá-lo com o auxílio de um pano ou papel, esmagá-lo e jogá-lo fora. Porém, se ele já estiver picando o cachorro, o ideal é usar um medicamento carrapaticida de uso veterinário para matá-lo.
Se você tiver experiência, pode retirá-lo com o auxílio de uma pinça e depois matá-lo. Porém, isso exige um pouco de experiência, pois o aparelho bucal do carrapato pode ficar grudado no pet, o que prolonga a inflamação local.
Depois disso, leve o peludo ao veterinário para que o profissional possa solicitar o exame de sangue para detectar a doença. Tenha paciência, pois esse diagnóstico não sai na hora; demora, em média, 20 dias para que a doença seja detectável pela avaliação sanguínea.
O que os exames de sangue mostram?
Caso a doença do carrapato em cachorro esteja instalada, os exames de sangue indicarão algumas alterações. O hemograma pode mostrar que o peludo está anêmico, com as plaquetas baixas e, em alguns casos, com baixa quantidade de células de defesa também.
Já os exames de sangue que detectam anticorpos contra os agentes causadores da enfermidade vão ter resultado positivo, que vem descrito como “reagente”. Outro exame desse tipo detecta o microrganismo em si, e virá descrito como “positivo” ou “presente” na amostra.
Esses exames vão nortear o veterinário para que ele faça a prescrição do tratamento. Se você está se perguntando como tratar doença do carrapato, saiba que depende da identificação do agente, pois cada um exige um remédio específico.
Viu que tem como saber se o cachorro está com doença do carrapato? Agora, visite as lojas da Petz e confira nossos produtos para exterminar os carrapatos e manter o peludo sempre seguro!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário