Ter uma cadela em casa é motivo de alegria. Quando ela está prenhe, esse sentimento se junta à expectativa pela chegada dos filhotes. No entanto, conforme a gestação avança, os tutores encaram uma dúvida crescente: como saber se a cadela está em trabalho de parto?
Continue a leitura para entender exatamente quando sua pet vai estar pronta para dar à luz e saber como ajudar cadela em trabalho de parto, realizando todos os cuidados que ela pode precisar.
Uma das coisas mais interessantes sobre a gestação das cadelas é que a duração da gravidez é bem menor do que a dos humanos. São apenas 63 dias. Portanto, como esse período é curto, o processo exige muita atenção do tutor.
Devido à rapidez, é pequeno o espaço de tempo entre o início da gravidez e o final, que termina com a cachorra dando à luz. Durante esses dois meses, é responsabilidade do tutor providenciar um ambiente seguro e tranquilo para o desenvolvimento saudável da gestação.
Além do afeto e da atenção, muito importantes nessa fase da vida da cachorra, cabe ao tutor garantir a alimentação adequada para a mãe, ter o contato de um veterinário para o caso de problemas e entender como saber se a cadela está em trabalho de parto.
A cachorra em trabalho de parto apresenta uma sequência de alterações. Por exemplo, as hormonais começam assim que ela fica prenhe, provocando uma série de mudanças fisiológicas e anatômicas para viabilizar o crescimento dos filhotes e a acomodação deles no útero. Todo esse processo deixa a cadela muito sensível.
Em meio a tantas transformações no corpo, a personalidade dela sofre algumas mudanças. Entretanto, um pouco antes do parto, as alterações comportamentais são ainda mais intensas e perceptíveis. Nesse momento, o tutor precisa agir e prestar a assistência básica para o parto.
Por isso, uma dúvida muito comum entre os tutores que possuem uma pet prenhe é “como saber se minha cadela está em trabalho de parto?”. Para isso, basta ficar atento aos sinais abaixo.
Para saber se a sua cachorra está prestes a dar à luz, é preciso estar atento aos comportamentos dela e a alguns outros detalhes, como a temperatura corporal. A cadela em trabalho de parto realiza ações bem características, como você pode conferir abaixo.
Mesmo em repouso ou deitada, é muito comum que a mamãe fique inquieta, manifestando um certo incômodo. Perda de apetite e procura por locais mais isolados também são ações frequentes.
Além disso, ela pode buscar se isolar das pessoas e dos animais da casa. Nesse momento, não estranhe se a cadela preparar uma espécie de ninho para os filhotes que vão nascer. Esse é mais um sinal de que ela está em trabalho de parto. Além disso, saiba que a cadela pode decidir mudar o ninho de lugar.
Um sinal que chama bastante atenção é a queda na temperatura da cachorra. Os caninos costumam ter em torno de 38ºC. Contudo, no dia do parto, esse número pode cair, chegando até 36ºC.
Caso sua pet comece a dar sinais de inquietude, vale a pena acompanhar a temperatura dela com o auxílio de um termômetro retal. Assim, o processo de como saber se a cadela está em trabalho de parto fica mais fácil.
Todas as situações acima são pistas valiosas de que sua cadela está em trabalho de parto. Porém, há alguns casos em que a mamãe fica em sofrimento e o processo ocorre de maneira inadequada.
Quando isso acontece, é preciso contar com o auxílio de um veterinário. O primeiro sinal de problemas é a demora no nascimento dos cachorrinhos. Isso ocorre quando a temperatura corporal baixa consideravelmente, mas a cachorra não consegue iniciar o trabalho de parto nas 24h seguintes, por exemplo.
Outro indício de complicação é quando o parto dura mais de 12h e ainda há filhotes a nascer. Também é necessário contatar o veterinário caso saia algum tipo de líquido esverdeado, avermelhado ou castanho da vagina da cadela.
Se ela sentir contrações fortes, mas não conseguir expelir os bebês, é hora de se preocupar. Isso vale também para situações nas quais as contrações cessam por completo, mas ainda há filhotes para nascer.
Agora que você já sabe todos os principais sinais que mostram como saber se a cadela está em trabalho de parto, é fundamental entender como ajudá-la nesse momento tão delicado.
Utilize a tesoura caso a mamãe não consiga romper o cordão umbilical do filhote. A toalha vai ser útil se ela não retirar o saco amniótico do filhote que nasceu. Nesse caso, rasgue-o com cuidado e use o tecido para limpar o cãozinho e estimular a respiração.
Em situações de dificuldade para expelir os filhotes, você pode ajudar a cadela com movimentos no sentido da saída dos animais. Porém, é sempre bom lembrar que ela tem comportamento instintivo de limpeza dos filhotes e ruptura do cordão umbilical.
Agora que você aprendeu como saber se a cadela está em trabalho de parto, confira as outras publicações aqui, no blog da Petz, e torne-se um tutor ainda melhor! Aproveite para deixar um comentário abaixo.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…