Cães são animais superativos que adoram sair para uma voltinha, principalmente quando o espaço dentro de casa é pequeno para o peludo se exercitar. Entretanto, alguns pets são mais agitados e gostam de caminhar (ou correr) em seu próprio ritmo. Assim, como ensinar o cachorro a passear sem causar grandes problemas?
Cães mais teimosos e independentes podem não respeitar os tutores na hora do treino. Isso resulta em muitos solavancos na guia, latidos e até na fuga do animal durante uma simples voltinha. Pensando nisso, decidimos ajudar com algumas dicas para você, que quer saber como ensinar o cachorro a passear!
Se o pet não foi adestrado para andar ao seu lado livremente, você está aqui para saber como ensinar o cachorro a andar de coleira. Afinal, deixar o seu cachorro livre sem que ele tenha o costume de fazer isso pode resultar em acidentes com carros ou outros animais.
Entretanto, existem diversos tipos de coleiras e outros acessórios para passear com pets. Assim, certifique-se de que está utilizando o artigo mais adequado para o porte do seu animal. Além disso, faça testes com diferentes produtos, se possível, para saber com qual seu amigo mais se identifica.
Se você estiver usando uma coleira tipo peitoral muito apertada, por exemplo, o animalzinho pode ficar desconfortável e acabar não aproveitando o passeio. Como ensinar o cachorro a passear envolve concentração, então tente achar um meio-termo entre o conforto e a segurança na hora de escolher o acessório.
Quanto mais você sair com seu pet, mais acostumado com o ambiente externo ele ficará. Desse modo, aos poucos, os passeios deixarão de ser eventos especiais. Isso pode fazer com que o peludo fique menos ansioso ao ver você pegando a coleira.
Como passear com cachorro agitado pode ser bem mais complicado, e acalmar os ânimos do bichinho pode facilitar muito o processo de aprendizagem. Por isso, evite sair em momentos em que o animal estiver muito animado e no auge de sua energia.
Vale ressaltar que o hábito não faz com que o pet deixe de amar passeios. Pode até ser que, ao ouvir “vamos passear”, ele continue dando pulos de alegria. Entretanto, como ensinar o cachorro a andar na rua envolve familiaridade com a prática, uma rotina bem definida certamente faz toda a diferença.
Para você, que quer saber como ensinar o cachorro a passear, saiba que quanto mais disponibilidade você tiver para sair com o bichinho, melhor. Afinal de contas, assim como nós, os pets só aprendem errando. Por isso, pode ser que demore um tempo até que o peludo pegue o jeito da coisa.
Sendo assim, é muito importante manter a calma e ser muito paciente ao passear com o cachorro. Confiar no seu melhor amigo também é superimportante. Use palavras de incentivo e faça festas sempre que o bichinho responder algum comando seu.
Além disso, passeios muito curtos não são aconselháveis, principalmente tratando-se de treinos. Se o pet se acostumar com voltinhas entre 5 e 10 minutos, pode ser que fique aflito para visitar rapidamente o máximo de lugares possíveis. Afinal de contas, ele saberá que tem pouco tempo, e isso pode resultar em puxões.
Imponha comando sobre o pet e não deixe que ele saia te arrastando por aí. Quando o animal der um solavanco na guia, evite responder com um puxão no sentido contrário. O mais indicado é parar e continuar a caminhada apenas quando ele se acalmar. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias.
Outra dica é sempre desacelerar o seu ritmo quando o peludo aumenta o dele. Dessa maneira ele vai entender que de nada adianta se esforçar para te arrastar, percebendo que quem controla o ritmo da caminhada é o tutor.
Outro ponto importante é sempre usar sua voz de comando para o treinamento. Como ensinar o cachorro a passear exige certa disciplina, então é importante que o tutor tenha o controle da situação. Isso não quer dizer, porém, que você precisa brigar com o pet. Afinal, o bichinho precisa de muito apoio e paciência para aprender!
Agora que você já tem uma boa ideia de como ensinar o cachorro a passear, chegou a hora de iniciar o treinamento. Temos certeza de que, com essas dicas, suas caminhadas ao lado do pet serão muito proveitosas. Para mais conteúdos como esse, não deixe de ficar de olho aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…