Infelizmente e por diversas razões, nossos filhos de quatro patas também estão sujeitos a problemas pelos quais nós mesmos passamos. A Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz, ensina como desengasgar cachorro e afirma que, embora seja incomum, os engasgos podem acontecer nos bichinhos.

Dependendo da situação, esses engasgos podem inclusive causar problemas graves, como pneumonia e perfuração do esôfago. A seguir, veja dicas de como desengasgar cachorro. 

Afinal, por que os cachorros engasgam?

Como dissemos acima, de acordo com a Dra. Valéria, os engasgos não são um problema visto com tanta frequência na clínica veterinária. Na verdade, ela diz que o mais comum é que os tutores tenham dificuldade em diferenciar o que é um engasgo de uma tosse ou espirro reverso.

Mas os engasgos podem acontecer. Nesse sentido, a veterinária diz que os motivos mais comuns para isso são a ingestão muito rápida dos alimentos na hora das refeições e a destruição de brinquedos cujas partes podem acabar sendo engolidas pelo pet.

Por que o engasgo é perigoso para o cachorro?

Quase todo mundo já engasgou ao menos uma vez na vida. Se isso aconteceu com você recentemente, deve se lembrar da sensação ruim causada pela dificuldade de respirar e também de como nosso organismo faz o possível para se livrar da obstrução.

No caso dos cachorros é a mesma coisa. Mas, assim como acontece conosco, nem sempre o organismo deles têm sucesso em expelir a obstrução. “Em caso de engasgo, muitas vezes notamos dificuldade para respirar, tosse e tentativa de vômito”, diz a especialista ao concluir sobre como desengasgar cachorro com osso

“Em alguns casos, eles chegam a aspirar esse conteúdo, gerando um quadro de pneumonia”, completa. Ainda segundo a médica-veterinária, dependendo do que foi ingerido, ao aspirar o conteúdo o pet pode ter, inclusive, seu esôfago perfurado. 

Passo a passo: como desengasgar cachorro

Enquanto alguns acidentes permitem aguardar atendimento veterinário, outros requerem primeiros socorros imediatos. É o caso dos engasgos. 

Uma vez que o conteúdo ingerido pode causar obstruções, dificultando a respiração, ao perceber que o organismo do pet não está conseguindo expelir o conteúdo sozinho, o tutor deve agir imediatamente a fim de auxiliá-lo. Nesse sentido, a Dra. recomenda duas técnicas de como desengasgar cachorro filhote:

Remoção manual do conteúdo

  1. O primeiro passo de como fazer o cachorro desengasgar é inspecionar a boca do pet e ver se há algo preso em sua garganta;
  2. Caso a suspeita seja confirmada, peça para alguém manter a boca do pet aberta;
  3. De maneira delicada, utilize uma pinça limpa e uma lanterna para remover o conteúdo obstruidor,
  4. Tome muito cuidado para não machucar o pet e para não empurrar ainda mais o objeto.

Manobra de Heimlich

  1. Para saber como desengasgar cachorro, a primeira dica é imediatamente segurá-lo com as costas dele apoiadas em seu peito;
  2. Nessa posição, abrace o pet, mantendo suas mãos abaixo das costelas;
  3. Faça força, pressionando sempre para cima a fim de empurrar o que estiver obstruindo a via respiratória do cão.

A veterinária orienta que mesmo tendo sucesso em como desengasgar cachorro pequeno, é importante levar o pet em seguida para uma consulta no veterinário. Lembre-se de que, em alguns casos, o objeto pode ferir o animal internamente. Por isso, não deixe de verificar!

Por fim, tenha em mente que é sempre melhor prevenir do que remediar. Portanto, se o seu amigo tem o costume de comer muito rápido, que tal comprar para ele um brinquedo comedouro, que coloca obstáculos para que o pet coma mais devagar? 

Outra dica é adquirir somente produtos resistentes e desenvolvidos especialmente para cães. E sempre supervisionar a brincadeira! Isso diminui bastante o risco de acidentes.

Agora que você sabe como desengasgar cachorro, quer saber mais sobre como ajudar o seu melhor amigo de quatro patas? Acompanhe o blog da Petz, lá você fica por dentro de tudo sobre bem-estar animal.

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como fazer muda de rosa-do-deserto: método fácil!

Os apaixonados por plantas que se preparem! Hoje, vocês vão aprender um método fácil de…

8 horas ago

Papagaio pode comer mandioca? Confira aqui!

Não é à toa que os veterinários alertam: não dê um alimento para seu pet…

8 horas ago

Reprodução do pássaro mandarim, alimentação e manejo!

Ter bebês em casa, humanos ou animais, é sempre uma alegria! No caso dos pets,…

1 dia ago

Aprenda como fazer muda de acerola de um jeito simples

Ter um pomar em casa é muito agradável. Você pode colher uma fruta fresquinha e…

2 dias ago

Expectativa de vida do gerbil: personalidade do roedor e muito mais!

Se você deseja ter um animal de estimação, quer que ele viva muito tempo com…

2 dias ago

Tamanho do gerbil e características do roedor

Escolher um roedor como animal de estimação tem muitas vantagens: o pet é pequeno, engraçado,…

2 dias ago