Dono de uma cabeleira longa, macia, lisa e branca, de personalidade calma, amigável e companheira, esse pequeno cãozinho que adora colo e brincadeiras conquista o coração de quem o conhece. Saiba mais sobre a raça e como cuidar de um cachorro Maltês!
O Maltês é um dos cães favoritos dos brasileiros. Também, pudera: ele é reconhecido mundialmente como um cachorro muito afetuoso e apegado à sua família humana. Então, como não amá-lo?
O primeiro relato da raça maltesa data de aproximadamente 1500 a.C., quando os fenícios visitaram a Ilha de Malta e se depararam com esses cães, que na época eram de diversas cores e usados para a caça.
Dessa forma, eles foram levados pelos fenícios para a Europa em seus navios para que dessem conta dos ratos a bordo. Inclusive, a Grécia possui muitos objetos de arte que datam do século V, com figuras de animais muito parecidos com os atuais representantes da raça Maltês.
Preste atenção, pois a partir de agora vamos falar sobre como cuidar de um cachorro Maltês! O Maltês é considerado um cachorro de porte pequeno, porém, apesar do tamanho, é bastante robusto e musculoso. Ele possui pouca gordura corpórea quando está no peso normal.
Isso faz com que o pet se adapte a temperaturas ambiente mais altas, em torno de 23ºC e 25ºC. Possui pelagem longa e fina, por isso, no frio, deve usar roupa e cobertores para ficar aquecido.
É um cachorro esguio, mas que adora comer. Assim, o Maltês tem tendência ao sobrepeso e à obesidade. Controle de perto o seu amigo e não deixe que ele ultrapasse o peso médio da raça, que é de 4,5 kg quando adulto.
Apesar de parecerem pequenos e frágeis, esses cães não costumam apresentar grandes problemas de saúde. No entanto, agora você já sabe que precisa ficar controlando o peso dele, pois um animal acima do peso tende a ter muitos problemas endócrinos, como a diabetes.
Um dos cuidados mais importantes ao cuidar de um cachorro maltês está relacionado aos olhos. Os tutores devem ter atenção pois essa raça é predisposta a cromodacriorreia, a “mancha de lágrima”.
Como cães obesos carregam um peso maior do que o que seu esqueleto foi projetado para suportar, eles podem sofrer com artrite, artrose, desvios da coluna com compressão da medula e dores musculares. Além disso, também são predispostos a doenças de pele.
Sendo assim, a alimentação do Maltês deve ser controlada. Escolha uma ração Super Premium para o peludo, pois ela será completa e balanceada. Além disso, o alimento possui a adição de suplementos alimentares, como ômegas 3 e 6 para a saúde da pele e do pelo, e condroitina para a saúde articular.
Um dos cuidados com o Maltês diz respeito aos seus joelhos. Eles são susceptíveis a uma alteração chamada de luxação de patela. A patela é o ossinho do joelho, e sua luxação ocorre quando esse osso se desloca do lugar habitual.
Esse deslocamento pode ser para o lado de dentro (luxação medial — forma mais comum na raça) ou para fora (luxação lateral). Provoca muita dor e, claro, sua função fica prejudicada. Pode ocorrer devido a um trauma na região ou ser de origem genética.
A luxação é classificada em graus I a IV, em ordem crescente de gravidade. O tratamento para ela pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Em ambos, a fisioterapia é muito indicada. Entender sua prevenção é importante se você quer saber como cuidar de um cachorro Maltês, podendo ser feita de diversas maneiras:
Os cães de raças pequenas sofrem muito com o acúmulo de sujidades em seus dentes quando a escovação não é feita diariamente. Sendo assim, faz parte de como cuidar de um cachorro Maltês escovar seus dentes.
Use uma escova de dente para cães ou uma dedeira pequena. A pasta de dente deve ser a enzimática de uso veterinário, pois a de uso humano contém flúor e pode causar fluorose nos cães, que acabam engolindo a pasta ao invés de cuspi-la.
O Maltês filhote precisa de muitos cuidados devido ao seu tamanho diminuto. Um bebê Maltês pesa em torno de 300 g ao nascer. Já quando vai para sua nova família, pesa em torno de 1 kg.
Dessa forma, ele deve ser protegido do frio. Para tanto, mantenha-o em um lugar quente, aconchegante e com um cobertor bem quentinho. O cachorro Maltês filhote é tão pequeno que chega a ser comum acontecerem acidentes domésticos devido a pisadas e quedas do colo.
Sendo assim, a recomendação é que o pet fique em um espaço restrito e seguro durante as tarefas diárias dos tutores. Assim, ele aprenderá onde é seu banheirinho. Quer saber tudo sobre a vermifugação de filhotes? Clique aqui!
Para seguir nossas recomendações sobre como cuidar de um cachorro Maltês, conte com as lojas da Petz! Nós temos tudo o que ele precisa para uma chegada segura e confortável em casa.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…