Dono de uma cabeleira longa, macia, lisa e branca, de personalidade calma, amigável e companheira, esse pequeno cãozinho que adora colo e brincadeiras conquista o coração de quem o conhece. Saiba mais sobre a raça e como cuidar de um cachorro Maltês!
O Maltês é um dos cães favoritos dos brasileiros. Também, pudera: ele é reconhecido mundialmente como um cachorro muito afetuoso e apegado à sua família humana. Então, como não amá-lo?
O primeiro relato da raça maltesa data de aproximadamente 1500 a.C., quando os fenícios visitaram a Ilha de Malta e se depararam com esses cães, que na época eram de diversas cores e usados para a caça.
Dessa forma, eles foram levados pelos fenícios para a Europa em seus navios para que dessem conta dos ratos a bordo. Inclusive, a Grécia possui muitos objetos de arte que datam do século V, com figuras de animais muito parecidos com os atuais representantes da raça Maltês.
Preste atenção, pois a partir de agora vamos falar sobre como cuidar de um cachorro Maltês! O Maltês é considerado um cachorro de porte pequeno, porém, apesar do tamanho, é bastante robusto e musculoso. Ele possui pouca gordura corpórea quando está no peso normal.
Isso faz com que o pet se adapte a temperaturas ambiente mais altas, em torno de 23ºC e 25ºC. Possui pelagem longa e fina, por isso, no frio, deve usar roupa e cobertores para ficar aquecido.
É um cachorro esguio, mas que adora comer. Assim, o Maltês tem tendência ao sobrepeso e à obesidade. Controle de perto o seu amigo e não deixe que ele ultrapasse o peso médio da raça, que é de 4,5 kg quando adulto.
Apesar de parecerem pequenos e frágeis, esses cães não costumam apresentar grandes problemas de saúde. No entanto, agora você já sabe que precisa ficar controlando o peso dele, pois um animal acima do peso tende a ter muitos problemas endócrinos, como a diabetes.
Um dos cuidados mais importantes ao cuidar de um cachorro maltês está relacionado aos olhos. Os tutores devem ter atenção pois essa raça é predisposta a cromodacriorreia, a “mancha de lágrima”.
Como cães obesos carregam um peso maior do que o que seu esqueleto foi projetado para suportar, eles podem sofrer com artrite, artrose, desvios da coluna com compressão da medula e dores musculares. Além disso, também são predispostos a doenças de pele.
Sendo assim, a alimentação do Maltês deve ser controlada. Escolha uma ração Super Premium para o peludo, pois ela será completa e balanceada. Além disso, o alimento possui a adição de suplementos alimentares, como ômegas 3 e 6 para a saúde da pele e do pelo, e condroitina para a saúde articular.
Um dos cuidados com o Maltês diz respeito aos seus joelhos. Eles são susceptíveis a uma alteração chamada de luxação de patela. A patela é o ossinho do joelho, e sua luxação ocorre quando esse osso se desloca do lugar habitual.
Esse deslocamento pode ser para o lado de dentro (luxação medial — forma mais comum na raça) ou para fora (luxação lateral). Provoca muita dor e, claro, sua função fica prejudicada. Pode ocorrer devido a um trauma na região ou ser de origem genética.
A luxação é classificada em graus I a IV, em ordem crescente de gravidade. O tratamento para ela pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Em ambos, a fisioterapia é muito indicada. Entender sua prevenção é importante se você quer saber como cuidar de um cachorro Maltês, podendo ser feita de diversas maneiras:
Os cães de raças pequenas sofrem muito com o acúmulo de sujidades em seus dentes quando a escovação não é feita diariamente. Sendo assim, faz parte de como cuidar de um cachorro Maltês escovar seus dentes.
Use uma escova de dente para cães ou uma dedeira pequena. A pasta de dente deve ser a enzimática de uso veterinário, pois a de uso humano contém flúor e pode causar fluorose nos cães, que acabam engolindo a pasta ao invés de cuspi-la.
O Maltês filhote precisa de muitos cuidados devido ao seu tamanho diminuto. Um bebê Maltês pesa em torno de 300 g ao nascer. Já quando vai para sua nova família, pesa em torno de 1 kg.
Dessa forma, ele deve ser protegido do frio. Para tanto, mantenha-o em um lugar quente, aconchegante e com um cobertor bem quentinho. O cachorro Maltês filhote é tão pequeno que chega a ser comum acontecerem acidentes domésticos devido a pisadas e quedas do colo.
Sendo assim, a recomendação é que o pet fique em um espaço restrito e seguro durante as tarefas diárias dos tutores. Assim, ele aprenderá onde é seu banheirinho. Quer saber tudo sobre a vermifugação de filhotes? Clique aqui!
Para seguir nossas recomendações sobre como cuidar de um cachorro Maltês, conte com as lojas da Petz! Nós temos tudo o que ele precisa para uma chegada segura e confortável em casa.
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…
Quando um novo animal de estimação chega em casa, é sempre um grande evento. É…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Já viu seu cachorro ou gato coçando muito os…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem convive com felinos sabe que arranhão de gato…
A raça Pit Monster é uma variação da American Pit Bull Terrier, conhecida pela aparência…