Muitas vezes, o tratamento do mascote se estende ao tempo passado pelo pet sobre a bancada do veterinário. Em processos pós-cirúrgicos, por exemplo, o tutor precisa auxiliar o animal na recuperação. Nesse momento, algumas dúvidas surgem. Uma bem comum é como colocar colar elizabetano.
Esse equipamento serve para diversos fins. Com ele, o tratamento do companheiro de quatro patas é muito mais rápido e eficiente. No entanto, por se tratar de um artigo um tanto quanto grande e desajeitado, pode ser difícil saber como colocar o colar elizabetano no cachorro ou no gato.
Diferentemente dos humanos, os bichinhos não têm a capacidade de desenvolver raciocínios lógicos tão complexos. Portanto, muitos deles se sentem incomodados ou até assustados com a presença do colar elizabetano. No entanto, o uso do produto é essencial durante o pós-cirúrgico.
Pensando em ajudar os tutores preocupados nessa missão, o blog da Petz preparou um conteúdo completo sobre como colocar colar elizabetano. Dessa forma, a recuperação do seu gato ou do seu cachorro ocorre de forma tranquila.
Antes de aprender a instalá-lo, você deve entender o que é o colar elizabetano e qual é a principal função. Esse artigo é um grande cone plástico que deve ser fixado ao pescoço do pet. Há algumas opções feitas de tecido e espuma.
Esse aparelho é utilizado, principalmente, no pós-cirúrgico dos animais de estimação. Ele serve justamente para o bichinho não alcançar a sutura feita pelo veterinário. Isso evita que o pet remova os pontos com a boca e cause sangramentos ou outros tipos de problemas.
Além disso, o colar elizabetano para cachorro ou gato serve para o companheiro não se lamber em excesso. Esse tipo de comportamento pode causar ferimentos na pele, que infeccionam e causam doenças bem complicadas.
Muitos tutores acham que esse item não é necessário e causa sofrimento aos animais de estimação. No entanto, ele evita que o tratamento do mascote seja prolongado. Sendo assim, por mais que a maioria dos pets não goste do colar elizabetano, pode-se dizer que o equipamento é um grande aliado.
Após conhecer as principais finalidades do artigo, é hora de saber como colocar colar elizabetano em cães e gatos. É essencial aprender a melhor forma de ajustar o equipamento ao bichinho para ele não soltar, nem comprometer a recuperação do animal. Sendo assim, siga os passos a seguir.
O primeiro passo para colocar colar elizabetano é medir o pescoço do seu gato ou do seu cachorro. Você encontra o produto nos mais diversos tamanhos, para animais pequenos ou de grande porte. É necessário escolher a opção correta para evitar ainda mais desconforto ao bichinho.
O ideal é que a primeira instalação seja feita na presença de um veterinário qualificado. Se isso não for possível, utilize uma fita métrica e tire todas as medidas do bichinho. O item escolhido deve permitir que o animal mova levemente a cabeça, enquanto o focinho deve ficar inteiramente dentro do colar.
Se o seu mascote estiver agitado demais, procure acalmá-lo com carícias ou petiscos na hora de instalar o colar elizabetano para gatos e cachorros. Caso o pet se movimente demais, o trabalho para colocar o equipamento será muito maior. Além disso, se tentar resistir, ele pode se machucar.
Então, evite gritos e faça bom uso de guloseimas durante esse processo. Faça o momento ser o mais agradável possível. Com isso, se for necessário usar o colar no futuro, o pet não associará o item a situações desagradáveis.
Caso você não saiba como colocar colar elizabetano, tenha em mente que essa tarefa passa a ser bem simples a partir do momento que o pet para de se mexer. Isso porque o acessório conta com presilhas laterais que facilitam o ajuste à cabeça do animal de estimação.
Sendo assim, basta abrir o colar e prendê-lo ao pescoço do seu pet, como se fosse uma coleira (inclusive, alguns produtos podem ser fixados à coleira habitual do seu bichinho). Depois, trave o item com a ajuda das presilhas ou dos botões laterais. Lembre-se que o focinho do pet deve ficar inteiramente dentro do artigo.
Agora que você já sabe como colocar colar elizabetano em cães e gatos, será muito mais fácil cuidar do seu bichinho de estimação durante o pós-operatório. Se tiver mais dúvidas sobre o tratamento do animal, continue lendo os artigos exclusivos e gratuitos do blog da Petz.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…