Todo tutor tem a função de educar bem seus pets. Isso não envolve apenas sentar, deitar e dar a patinha. Um cachorro educado sabe onde fazer as necessidades, como se comportar sem pular nos outros e muito mais. Quer saber como adestrar um shih tzu? Continue a leitura!
É natural sentir um misto de ansiedade e insegurança com um animal novo na casa. Como ele vai se comportar? Será que vai acertar o banheiro? Ele vai ser dócil e deixar as pessoas mexerem nele? Muitas são as dúvidas, mas não se preocupe. Você vai ficar expert em como adestrar um shih tzu!
Como adestrar um shih tzu para fazer suas necessidades? Essa é uma das primeiras dúvidas com um cachorrinho recém-chegado. Esse processo é muito importante não apenas para a higiene da casa, mas também para a boa convivência entre tutor e pet!
Ensinar o amigo de patas a usar o banheiro não é um bicho de sete cabeças. Inclusive, não há diferença em como adestrar um shih tzu de 2 meses ou um adulto. É só ir por partes e seguir direitinho as dicas a seguir.
A escolha do local do banheiro do cachorro não pode ser aleatória. O ambiente precisa ser calmo, sem barulhos altos e circulação de pessoas o tempo todo. Em geral, muitas pessoas escolhem logo a lavanderia, mas existe lugar mais barulhento que esse?
Não que seja proibido ou impossível usar esse cômodo, mas, se o pet for assustadinho ou tiver um histórico de muitas adoções, pode ficar muito incomodado. Se você tiver um ambiente mais tranquilo em casa, prefira ele.
Outra dica importante: o lugar precisa ser longe do “refeitório” dele. Afinal, quem é que come no banheiro? Além disso, a raça shih tzu tem um histórico de coprofagia, então, ele precisa diferenciar o que é comida e o que é cocô.
Essa é a parte mais trabalhosa, que requer paciência do tutor. A dica é: crie uma rotina. Horários são importantes para o cão. Assim, ele prevê o que pode acontecer e fica mais seguro.
É comum os cães fazerem xixi logo que acordam. Às vezes, o cocô já sai junto. Logo após as refeições, também é uma hora comum do número dois. Sabendo disso, nesses momentos, leve o pet até o banheiro. Toda vez que ele acertar, comemore bastante e dê um petisco.
Para ajudar, o cheiro das próprias necessidades leva o cachorro a usar o mesmo lugar nas vezes seguintes. Sabendo disso, limpe bem onde ele errar, para que o local não fique registrado pelo faro apurado do pet. Assim, ele não se confunde e tende a fazer xixi e cocô sempre no lugar certo.
Faz parte de como adestrar um shih tzu ensina alguns comandos básicos, como “não”, “senta”, “espera”, “deita” e por aí vai. Todos da casa precisam estar em harmonia com o adestramento: se alguém não deixar o pet subir no sofá, mas outra pessoa permitir, isso pode confundir o animal.
Para as aulas de educação, use o reforço positivo: sempre que ele acertar, recompense-o não somente com petiscos, mas também com muito carinho e palavras encorajadoras. Os cães são espertos e entendem o que os tutores querem dizer pela entonação da voz.
Evite as broncas. Seus gritos podem apenas assustar o shih tzu e ele pode nem entender muito bem o que aconteceu. Mostre que você não está feliz, mas jamais puna o animal ou bata nele.
Como é a personalidade do shih tzu? Ele é um tanto teimoso, por assim dizer. Pode ser que você tenha que repetir o comando muitas vezes até que ele decida: “ok, vou fazer isso, mas é porque eu quero!”.
Então, tenha paciência! É pouco provável que ele sente na primeira vez que você mandar. Isso leva tempo e dedicação, mas, com certeza, os momentos serão muito proveitosos. É isso que forma laços fortes entre tutor e filho de patas.
Por outro lado, o cachorro shih tzu gosta muito das pessoas e ama agradar os familiares. Por isso, ele pode até resistir inicialmente, devido à teimosia particular, mas, depois que obedecer, ficará muito feliz com o processo — e é claro que ele espera uma recompensa!
A ansiedade de separação nada mais é que a manifestação comportamental de um cachorro muito apegado ao tutor. O pet fica extremamente inseguro na ausência dos humanos de estimação. Tem como adestrar um shih tzu pensando em evitar esse problema? Sim!
No adestramento do animal, o tutor pode fazê-lo entender que ele tem uma vida compartilhada com as pessoas. Em uma parte dessa convivência, o pet terá de ficar sozinho, portanto, ele precisa entender que está tudo bem.
Por isso, mesmo que você tenha um cachorrinho recém-chegado, não mude sua rotina. Siga seus compromissos normalmente para habituar o pet aos momentos em que ele fica sem companhia. É claro que um bebezinho não deve ficar sozinho por muitas horas, mas é possível aumentar o tempo das saídas gradualmente, fazendo testes, mesmo que seja só para ir para a padaria e voltar.
Além disso, evite chamar a atenção do bichinho quando for sair. Se você disser algo a ele com um tom de voz triste, por exemplo, ele não entenderá suas palavras, mas perceberá sua tristeza. Com isso, ele também pode ficar entristecido, associando esse sentimento à sua saída.
Gostou das dicas de como adestrar um shih tzu? Se você se sente pronto para ter um, visite as lojas da Petz e monte o enxoval! Aproveite e escolha mimos para ensiná-lo direitinho, hein!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…