Se você já tem um em casa ou está pensando em ter, é interessante saber como adestrar um pastor alemão. Cães adestrados são mais obedientes e sabem controlar melhor as emoções e reações diante das mais diversas situações.
O pastor alemão tem temperamento dócil, porém, devido ao tamanho e à força, qualquer brincadeira com ele de pular, morder ou puxar pode resultar em acidente. Se ele for mais irritado, também pode oferecer perigo. Por isso, nada melhor do que adestrar cachorro para ter uma convivência tranquila.
Todos os cachorros, independentemente da raça, devem ser educados. Seja somente para aprender a fazer as necessidades fisiológicas, seja para compreender comandos simples ou mais elaborados. Então, confira como adestrar um pastor alemão a seguir!
Aprender a adestrar cachorros não é complicado. Porém, dependendo do temperamento da raça e dos comportamentos individuais do animal, o adestramento pode ser um pouco mais desafiador.
Por sorte, o pastor alemão, apesar de ser agitado e energético, adora aprender e agradar o tutor. Aliás, é um peludo que exala confiança e lealdade à família. Inteligente e com instinto protetor, é um ótimo companheiro, de personalidade única.
Após a infância (fase em que o filhote de pastor alemão ou de qualquer outra raça pode rasgar e destruir coisas), o cão maduro é calmo, equilibrado, confiante e muito alerta. Ele pode criar um vínculo mais forte com algum membro da família, mas isso não quer dizer que não ame os demais tutores.
A lealdade faz dele um cão de guarda que irá proteger a todos os integrantes da família, especialmente as crianças. Por isso, algumas vezes, ele pode aparentar agressividade com estranhos que se aproximam. Como ele não faz amizade com qualquer um, é importante saber como adestrar um pastor alemão.
Compreender o comportamento do pastor alemão diante de algumas situações irá ajudar o tutor a entender a importância do adestramento. Uma característica comum da raça é desconfiar de estranhos: o cão pode até morder alguém quando sentir que a família ou ele próprio sob ameaça.
Saiba que isso não faz dele um cão agressivo, mas um peludo que ama proteger e cuidar da sua “matilha”. Por isso, é importante saber que o pastor alemão pode ter a necessidade de mostrar fidelidade. Assim, cabe ao tutor ensiná-lo que, para proteger, ele não precisa morder. Com o adestramento, isso é possível.
A melhor fase para adestrar um pastor alemão é ainda quando filhote. A partir dos dois ou três meses de vida, já é possível iniciar algumas lições básicas, como fazer necessidades no local certo e controlar as brincadeiras, que podem ser muito intensas.
Nessa fase, também é possível ensiná-lo comandos como “sim” e “não”! São palavras curtas e fáceis para o peludo. Quando ele fizer algo desagradável, diga “não” em tom firme. Lembre-se de apostar no reforço positivo, que é o mais indicado por especialistas.
O reforço positivo consiste em oferecer ao pet um carinho ou agrado, como um petisco, quando ele faz o que é correto e acerta o comando. Utilize essa técnica durante a vida inteira do pet, filhote até adulto. Nesse período, a socialização também é importante.
Filhotes são mais receptivos, portanto, tente ao máximo levá-lo para interagir com outros animais e pessoas. Assim, ele sente confiança e percebe que pets ou humanos não representam risco. Também é importante expor o pastor alemão pequeno a algumas situações e barulhos para que ele não se assuste no futuro, por exemplo:
Adestrar um cão filhote é fácil, mas como adestrar um pastor alemão adulto? Também não é difícil! Nesse caso, ainda se utiliza o reforço positivo. Como o cão maduro é muito inteligente e fiel, irá aprender rapidamente, afinal, ele gosta muito de agradar o tutor.
Se o pet ainda não sabe onde fazer as necessidades, é possível ensiná-lo. Sempre que ele fizer no local correto, comemore e ofereça petiscos. Se fizer no local errado, apenas diga “não” com a entonação firme, mas nunca agrida o peludo ou grite com ele.
O pastor alemão adulto também pode aprender outros comandos, como “sentar”, “deitar”, “vir”, “parar”, “não sair à rua quando abrir o portão” etc. Lembre-se de sempre utilizar o reforço positivo nesse processo.
Você já sabe que o pastor alemão é muito inteligente e aprende facilmente, mas não é de um dia para outro que o peludo entenderá os comandos. As atividades de adestramento devem ser feitas diariamente e não ultrapassar 15 minutos, pois o cão perde o foco. Depois que ele aprende, não esquece mais, mas é preciso persistir.
Se você pretende aprender como adestrar um pastor alemão para ele ser um cão de trabalho ou de guarda, é melhor buscar ajuda de um profissional. Um adestramento mal-executado pode confundir o pet, e ele pode não agir corretamente nas situações de perigo.
Viu como adestrar um pastor alemão é possível? Um cão educado deixa toda a família mais segura e em harmonia. Se precisar de ajuda, conte com os adestradores da Cão Cidadão.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…