No passado, os cães pastores desempenhavam um importante papel na vida do campo. Eles eram os grandes responsáveis por reunir e proteger os rebanhos de possíveis ameaças de predadores.
Eles são muito obedientes e inteligentes. Também estão sempre em alerta. Devido a essas características, alguns tipos de cães de pastoreio integram equipes de bombeiros e policiais, pois são excelentes na função de guarda. O blog da Petz reuniu as principais raças e habilidades. Confira!
Os pastores surgiram do possível cruzamento de cães de caça com raças de perfil mais dócil. Apesar dele ter uma função importante tanto no campo quanto na cidade, engana-se quem pensa que os pastores são somente aqueles cachorros de grande porte.
Cada tipo de cachorro pastor pode apresentar diferentes tamanhos e características. Sendo assim, confira as raças mais populares e diversas curiosidades sobre elas abaixo.
O Pastor Alemão é um ótimo cão de guarda e companheiro. Esse cachorro de pastoreio é conhecido pela inteligência, pela coragem, pela lealdade, pela obediência e pelo instinto protetor. Por isso, ele desempenha um importante papel como ajudante de resgate ou polícia.
Como o próprio nome sugere, ele teve origem na Alemanha. A raça foi criada no século XIX por um oficial da cavalaria. O objetivo era unir as melhores características dos cães pastores.
Com porte médio, altura aproximada de 65 cm e peso em torno de 40 kg, o cão de “capa preta” tem uma aparência imponente. Ele é um animal muito brincalhão e fiel ao tutor. O Pastor Alemão também aprende comandos de forma rápida.
Conhecido mundialmente pela inteligência, característica que já rendeu a ele alguns títulos ao redor do mundo, o Border Collie é um integrante do grupo de cães pastores bastante ativo e esperto, pois aprende truques com muita facilidade.
Essa raça tem porte médio, pesa entre 15 e 24 kg e possui altura de até 55 cm. Ele é um cão pastor com bastante energia. Portanto, precisa de estímulos variados, inclusive cognitivos, além de atividades físicas constantes.
Nada de deixá-lo parado em casa. O Border Collie gosta de passear por aí, correr, brincar e aprender truques novos. Isso é muito motivador para ele. Caso contrário, o cão pode apresentar um comportamento destrutivo e/ ou compulsivo, o que não é nada agradável.
Para o Welsh corgi Pembroke, tamanho não é documento. Não se deixe enganar pelo porte pequeno desse adorável cão, que possui cerca de 30 cm e 12 kg, com patas curtas e orelhas sempre em alerta.
O Welsh corgi Pembroke chama atenção por onde passa. Ele é muito ágil, atento e protetor. A raça é sinônimo da realeza e ficou conhecida mundialmente devido ao cachorro da rainha Elizabeth II.
A mania de mordiscar calcanhares transformou os integrantes da raça em excelentes cães pastores. Nas fazendas, a função desses cachorros era justamente morder levemente as patas dos animais do rebanho para estimulá-los a andar.
Para manter o animal saudável, estabeleça uma rotina adequada com exercícios físicos e cognitivos. Isso é fundamental para o desenvolvimento dessa raça de cachorro pastor.
Também conhecido como Blue Heeler ou Red Heeler, o cachorro de porte médio possui estatura média de 50 cm e peso de 20 kg, aproximadamente. Ele é um excelente cão para pastoreio de gado.
O boiadeiro australiano é um cão determinado e ágil. Ele não se adapta bem a ambientes pequenos e fechados, pois precisa de espaço para gastar a energia que tem de sobra. Esse bichinho adora correr longas distâncias.
A falta de exercícios pode trazer prejuízos para a saúde desse animal, assim como uma alimentação inadequada. Contudo, ele é um excelente amigo para se ter por perto. Esse é um cachorro de guarda muito fiel ao tutor.
Para fechar a lista com chave de ouro, apresentamos um representante brasileiro, o ovelheiro gaúcho. A raça vem da região dos pampas, no Rio Grande do Sul, e desempenhava a função de conduzir carneiros e ovelhas nos pastos.
O cão é resultado de uma combinação do Border Collie com o Pastor Alemão e apresenta muitas características de ambas as raças. Ele é corajoso, disciplinado, inteligência e fiel. Em caso de ameaças, o ovelheiro tem o costume de latir para chamar a atenção. Por isso, ele é um excelente exemplo de cão de guarda.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as raças e as habilidades dos cães pastores, que tal conhecer outros conteúdos? Aqui, no blog da Petz, temos diversos artigos sobre cachorros, gatos, pássaros e outros pets. Explore!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…