Os tutores sempre se perguntam por quanto tempo seus pets viverão e, claro, todos gostariam que fosse para sempre! Por isso, escolher raças longevas é uma opção para aqueles que querem tê-los por perto por muitos anos. Quantos anos vive um Poodle, por exemplo?
Os cães da raça Poodle são facilmente reconhecidos por seus pelos encaracolados, focinho comprido e grande inteligência — aliás, eles estão em segundo lugar no ranking de inteligência canina! Além disso, vivem por bastante tempo. Continue lendo para descobrir como fazer para que o pet tenha uma vida longeva!
Se alguém decide ter um Poodle em casa, deve ter em mente que é um planejamento por muitos anos! Quer saber quantos anos vive um Poodle? Bem, isso depende do porte do peludo.
Cães dessa raça podem ser encontrados em quatro portes: o mini (ou toy ou micro), o anão, o médio e o standard. Os pequenos podem viver facilmente até os 18 anos, já o standard vive em torno de 12 a 14 anos.
O Poodle mais velho do mundo, segundo o Guinness Book, foi um Poodle toy chamado Taffy Gayle, do Alabama, nos Estados Unidos. Ele viveu até os 27 anos, tornando-se recordista da raça em longevidade. A partir dessa informação, você já imagina quantos anos vive um cachorro da raça, não é?
Apesar de a raça ser considerada longeva, o cachorro não vai muito longe se os cuidados com ele forem deixados de lado. Desde filhote, o peludo precisa de um bom alimento, do correto manejo com a pele e a pelagem, e de visitas periódicas ao veterinário.
Além disso, conforme a idade avança, é comum o animal precisar de medicamentos, rações especiais, exames periódicos e cuidados especiais, como qualquer animal idoso.
A raça de cachorro Poodle possui uma pelagem que cresce constantemente, por isso, exige cuidados também constantes. A escovação precisa ser diária para evitar nós, e a tosa deve ser feita a cada dois ou três meses.
Além disso, a tosa higiênica precisa ser feita a cada 30 dias, no máximo. Já as unhas precisam ser cortadas a cada 15 dias, em média, a não ser que o peludo as gaste correndo pelo quintal ou nos passeios.
Os dentes de qualquer pet devem ser escovados diariamente, e com o Poodle não é diferente. Se o peludo for bem treinado, a escovação é uma tarefa fácil e simples de realizar. Agora que você já entendeu quantos anos vive um cachorro Poodle, sabe que terá muitos anos para escovar seus dentinhos!
Se você nunca escovou o dentinho do peludo, vai precisar de tempo e paciência para começar a tarefa. Afinal, não será de um dia para o outro que ele vai deixar você mexer na boca dele. Não se preocupe, nós temos várias dicas de como realizar o treinamento com sucesso.
As orelhas desse pet são um ponto fraco da raça. Como características de um Poodle, elas são caídas e abafam o ouvido, dificultando a ventilação. Além disso, os pelos crescem dentro do canal auditivo, piorando essa situação. Sendo assim, as orelhas merecem cuidado especial!
O primeiro cuidado é: não arranque os pelos dos ouvidos, só os apare. Isso porque, ao serem arrancados e voltarem a crescer, acabam causando muita coceira. Para coçar, o pet usa as unhas e, como consequência, acaba se machucando.
Para limpar as orelhas, use loções de limpeza para ouvidos de uso veterinário. Faça o procedimento a cada 7 ou 10 dias para evitar que o acúmulo de cerúmen vire “comida” de micro-organismos.
Para limpar os olhos também existem loções de limpeza de uso veterinário. A limpeza pode ser diária naqueles animais que possuem manchas das lágrimas nos cantos dos olhos.
A chave para a longevidade dos animais também envolve oferecer uma alimentação de qualidade. As rações Super Premium são balanceadas e possuem nutrientes essenciais para sua saúde, ajudando a aumentar a média de vida de um cachorro.
Caso opte pela alimentação natural, é preciso procurar um veterinário especializado em nutrição animal para que ele realize o cardápio ideal para o peludo. Com a receita em mãos, procure ingredientes de qualidade ou uma empresa idônea para fazer a comidinha.
O Poodle é um animal bastante resistente, mas tem algumas doenças que acometem a raça mais frequentemente. Entre elas, podemos citar as oftálmicas, como a catarata, a distriquíase (crescimento dos cílios em local anormal) e o glaucoma.
Outra doença comum na raça nos portes médio, anão e toy é a luxação de patela, que consiste no desvio do ossinho do joelho. Já o porte standard pode sofrer displasia coxofemoral.
Os problemas cardíacos também são bastante comuns. As válvulas do coração podem ficar flácidas, propiciando o refluxo do sangue para câmaras cardíacas anteriores, cujo som é ouvido na auscultação como um sopro.
Além disso, a diabetes e a síndrome de Cushing são as doenças endócrinas mais comuns. Também existem relatos de Poodles que desenvolveram hipotireoidismo, que é a diminuição da produção dos hormônios da tireoide.
Surpreso com quantos anos vive um Poodle? Então, aproveite nossas dicas de cuidados com a raça e visite uma das lojas da Petz! Aqui você encontra os melhores produtos e a alimentação adequada para a raça. Venha nos conhecer!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…