Cães longevos: quantos anos vive um Poodle?
Publicado em 30 de dezembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Os tutores sempre se perguntam por quanto tempo seus pets viverão e, claro, todos gostariam que fosse para sempre! Por isso, escolher raças longevas é uma opção para aqueles que querem tê-los por perto por muitos anos. Quantos anos vive um Poodle, por exemplo?
Os cães da raça Poodle são facilmente reconhecidos por seus pelos encaracolados, focinho comprido e grande inteligência — aliás, eles estão em segundo lugar no ranking de inteligência canina! Além disso, vivem por bastante tempo. Continue lendo para descobrir como fazer para que o pet tenha uma vida longeva!
Planejamento por muito anos!
Se alguém decide ter um Poodle em casa, deve ter em mente que é um planejamento por muitos anos! Quer saber quantos anos vive um Poodle? Bem, isso depende do porte do peludo.
Cães dessa raça podem ser encontrados em quatro portes: o mini (ou toy ou micro), o anão, o médio e o standard. Os pequenos podem viver facilmente até os 18 anos, já o standard vive em torno de 12 a 14 anos.
O Poodle mais velho do mundo, segundo o Guinness Book, foi um Poodle toy chamado Taffy Gayle, do Alabama, nos Estados Unidos. Ele viveu até os 27 anos, tornando-se recordista da raça em longevidade. A partir dessa informação, você já imagina quantos anos vive um cachorro da raça, não é?
Como cuidar do Poodle
Apesar de a raça ser considerada longeva, o cachorro não vai muito longe se os cuidados com ele forem deixados de lado. Desde filhote, o peludo precisa de um bom alimento, do correto manejo com a pele e a pelagem, e de visitas periódicas ao veterinário.
Além disso, conforme a idade avança, é comum o animal precisar de medicamentos, rações especiais, exames periódicos e cuidados especiais, como qualquer animal idoso.
Cuidados com a pelagem e as unhas
A raça de cachorro Poodle possui uma pelagem que cresce constantemente, por isso, exige cuidados também constantes. A escovação precisa ser diária para evitar nós, e a tosa deve ser feita a cada dois ou três meses.
Além disso, a tosa higiênica precisa ser feita a cada 30 dias, no máximo. Já as unhas precisam ser cortadas a cada 15 dias, em média, a não ser que o peludo as gaste correndo pelo quintal ou nos passeios.
Cuidados com os dentes
Os dentes de qualquer pet devem ser escovados diariamente, e com o Poodle não é diferente. Se o peludo for bem treinado, a escovação é uma tarefa fácil e simples de realizar. Agora que você já entendeu quantos anos vive um cachorro Poodle, sabe que terá muitos anos para escovar seus dentinhos!
Se você nunca escovou o dentinho do peludo, vai precisar de tempo e paciência para começar a tarefa. Afinal, não será de um dia para o outro que ele vai deixar você mexer na boca dele. Não se preocupe, nós temos várias dicas de como realizar o treinamento com sucesso.
Limpeza das orelhas e dos ouvidos
As orelhas desse pet são um ponto fraco da raça. Como características de um Poodle, elas são caídas e abafam o ouvido, dificultando a ventilação. Além disso, os pelos crescem dentro do canal auditivo, piorando essa situação. Sendo assim, as orelhas merecem cuidado especial!
O primeiro cuidado é: não arranque os pelos dos ouvidos, só os apare. Isso porque, ao serem arrancados e voltarem a crescer, acabam causando muita coceira. Para coçar, o pet usa as unhas e, como consequência, acaba se machucando.
Para limpar as orelhas, use loções de limpeza para ouvidos de uso veterinário. Faça o procedimento a cada 7 ou 10 dias para evitar que o acúmulo de cerúmen vire “comida” de micro-organismos.
Para limpar os olhos também existem loções de limpeza de uso veterinário. A limpeza pode ser diária naqueles animais que possuem manchas das lágrimas nos cantos dos olhos.
Alimentação de qualidade
A chave para a longevidade dos animais também envolve oferecer uma alimentação de qualidade. As rações Super Premium são balanceadas e possuem nutrientes essenciais para sua saúde, ajudando a aumentar a média de vida de um cachorro.
Caso opte pela alimentação natural, é preciso procurar um veterinário especializado em nutrição animal para que ele realize o cardápio ideal para o peludo. Com a receita em mãos, procure ingredientes de qualidade ou uma empresa idônea para fazer a comidinha.
Principais doenças do Poodle
O Poodle é um animal bastante resistente, mas tem algumas doenças que acometem a raça mais frequentemente. Entre elas, podemos citar as oftálmicas, como a catarata, a distriquíase (crescimento dos cílios em local anormal) e o glaucoma.
Outra doença comum na raça nos portes médio, anão e toy é a luxação de patela, que consiste no desvio do ossinho do joelho. Já o porte standard pode sofrer displasia coxofemoral.
Os problemas cardíacos também são bastante comuns. As válvulas do coração podem ficar flácidas, propiciando o refluxo do sangue para câmaras cardíacas anteriores, cujo som é ouvido na auscultação como um sopro.
Além disso, a diabetes e a síndrome de Cushing são as doenças endócrinas mais comuns. Também existem relatos de Poodles que desenvolveram hipotireoidismo, que é a diminuição da produção dos hormônios da tireoide.
Surpreso com quantos anos vive um Poodle? Então, aproveite nossas dicas de cuidados com a raça e visite uma das lojas da Petz! Aqui você encontra os melhores produtos e a alimentação adequada para a raça. Venha nos conhecer!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário