O ensino de comandos e obediência para um cachorro está entre os quesitos mais importantes para uma boa convivência com os seres humanos e com outros animais. Por isso, hoje, vamos falar sobre como adestrar um pitbull.
Saber como adestrar um pitbull requer paciência e compreensão por parte do tutor. Infelizmente, a raça tem a reputação de ser feroz por conta de casos isolados de agressividade que foram mal-interpretados. Assim, para evitar acidentes, nada melhor que ter um cão obediente.
Por causa da cara de mal-humorado e do histórico, muitas pessoas acham que o pitbull é um cachorro bravo que morde à toa. Porém, não é bem assim. Quem convive com um animal dessa raça sabe o quão dócil e amoroso ele é.
A história do pitbull se inicia em meados do século XIX, na Inglaterra. Ele vem da mistura entre cães do tipo buldogue e terrier. A raça foi desenvolvida inicialmente para o controle de pragas, para a caça e para a rinha (briga entre cachorros).
No entanto, ao longo dos anos, a raça passou por uma seleção para ter características mais amigáveis. Esse processo resultou em animais com temperamento estável e muito amorosos.
Por isso, é importante ressaltar que a agressividade não é inerente à raça — ela é fruto de uma criação inadequada e da falta de socialização. Se o tutor souber como adestrar um pitbull de forma carinhosa, temos certeza de que ele pode ser um excelente companheiro para toda a família.
Aquela história de que cachorro velho não aprende truques novos é um mito. Cães de qualquer idade são capazes de entender novos comandos e obedecer às pessoas. Porém, segundo os especialistas em treinamento, é mais fácil adestrar o cachorro filhote do que o adulto.
Assim, as recomendações de como adestrar um pitbull filhote são unânimes: quanto antes, melhor. Então, logo que ele chegar ao novo lar, as aulas devem começar. O adestramento precoce evita ou corrige comportamentos inadequados, como pular nas pessoas e morder por brincadeira.
Como o filhote é menos focado e mais disperso que o cão adulto, não é exatamente fácil ensinar os truques para ele. O processo exige muita paciência do tutor, pois, rapidamente, o amiguinho se cansa e passa a não obedecer aos comandos.
Assim, o tutor deve ter a percepção de quando o filhote parou de prestar atenção ao que ele está falando. Nesse momento, dê uma folga para ele descansar e retome as lições mais tarde.
Para que a prática de adestrar um pitbull seja um sucesso, é preciso alinhar com os familiares como será o treinamento. Se um dos tutores falar para o animal não subir no sofá e o outro o chamar para fazer isso, ele irá se confundir. Assim, o adestramento vai por água abaixo.
Outra dica importante é que ele precisa socializar desde cedo. Algumas pessoas só deixam o animal conhecer outros humanos e animais ao término da vacinação, por volta dos 4 meses. Porém, o período dos 2 aos 4 meses é uma grande janela de oportunidades para o filhote.
Isso não quer dizer que ele deve passear na rua ou no parque antes das vacinas. Porém, é permitido ir à casa de familiares e amigos que tenham animais vacinados e vermifugados. Essa interação é muito importante para os pets se conhecerem e brincarem.
E mais importante ainda é que o filhote compreenda que o tutor sai de casa, vive a rotina e depois retorna. Aprender a ficar sozinho evita doenças comportamentais como a ansiedade de separação. Veja mais dicas de como adestrar um cachorro pitbull a seguir.
O reforço positivo nada mais é que usar coisas boas para recompensar o animal quando ele faz algo certo, aquilo que você ensinou. Podem ser carinhos, palavras carinhosas ou petiscos, muitos! Essa é uma das lições mais valiosas de como adestrar um pitbull adulto ou filhote!
Assim, ele vai querer repetir o ato para receber sua recompensa. É uma troca: ele obedece e você o deixa feliz (e também fica alegre!). Por isso, para começar o adestramento, faça um bom estoque de guloseimas!
Todo atleta sabe que precisa começar do nível mais baixo para alcançar o pódio no esporte. Assim é no adestramento de pitbull. O cão precisa saber os comandos básicos, como “não”, “senta”, “vem”, “fica”, “deita”, entre outros, para depois aprender a buscar itens pelo nome, por exemplo.
Por isso, comece com o básico. Ensine o seu nome e faça-o sentar e ficar esperando seu comando para comer. Recompense-o sempre que ele acertar. Quando ele errar, jamais fique bravo ou grite com ele! O processo é lento e requer paciência, mas vale a pena!
Confira 3 truque fáceis com o Dr.Pet:
Primeiro, nunca brinque com o pitbull deixando-o morder suas mãos ou qualquer outra parte do corpo. Sempre que ele fizer isso, interrompa a brincadeira falando “não” e ofereça um brinquedo dizendo “esse, sim”, ou “pode morder esse”.
Morder faz parte das brincadeiras com os irmãos e outros cães, mas ele precisa entender que, com os seres humanos, é diferente. Pular nas pessoas, roer móveis e paredes são comportamentos que também devem ser corrigidos. E faça a correção no momento que acontecer! Depois, ele não vai entender o que fez e ficará confuso.
Viu só como adestrar um pitbull não é tão difícil? E sabe aquele estoque de petiscos que mencionamos? Conte com as lojas da Petz para reunir as guloseimas preferidas do peludo. Visite-nos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…