Ao adotar um pet, é natural querer saber seu temperamento, uma vez que o perfil da família tem que condizer com o do novo amigo. As raças de cachorros mais carinhosos são um exemplo dos perfis mais buscados por quem está disposto a abrigar um animalzinho.
As raças mais carinhosas são ideais para famílias que têm crianças, uma vez que o cachorro se torna um perfeito guardião dos pequenos e consegue acompanhar seu crescimento. Esses cães, inclusive, são utilizados em atividades terapêuticas, por conta de sua grande empatia com os humanos.
Mas é necessário ter em mente que, por serem muito mais afetivos, esses cachorros acabam sendo mais dependentes sentimentalmente de seus donos. Por isso, eles demandam mais tempo e atenção em seus cuidados. Para que eles cresçam saudáveis, é necessário retribuir todo o amor que dão.
Brincalhões, protetores, independentes ou extremamente inteligentes, os cachorros são, no geral, animais muito amorosos e fiéis. Dentre as várias características buscadas por quem deseja adotar um, as que mais costumam chamar a atenção são a dos cães mais carinhosos.
A seguir, listamos seis raças de cachorro mais carinhosas que tendem a ser uma ótima companhia, especialmente para crianças pequenas. Mas lembre-se: todo animalzinho tem muito carinho a oferecer, independentemente de sua raça!
Em primeiro lugar está o labrador, a raça campeã entre os cachorros mais carinhosos. Por conta de sua grande amorosidade, lealdade e sociabilidade, é muito utilizado em trabalhos terapêuticos e, também, como cão-policial, identificando narcóticos e participando de resgates.
Em sua natureza, os labradores tendem a ser hiperativos, mas toda a sua energia pode ser trabalhada para ser gasta em outras atividades. Sua disposição, inclusive, faz com que a raça seja uma ótima companheira para crianças pequenas, por conta das brincadeiras.
Podendo ser considerado o gêmeo peludo do labrador, o golden retriever também marca presença no topo da lista de raça mais carinhosa de cachorro. Eles são tranquilos e muito fiéis e tendem a se apegar rapidamente às pessoas e a outros animais.
É uma ótima companhia para crianças, uma vez que adora brincar e tem muita energia. Toda sua empatia com os humanos, inclusive com estranhos a eles, faz com que ele seja trabalhado como cão de terapia em hospitais e demais centros de saúde.
Pequenos, atrevidos e extremamente amorosos. Os chihuahuas são muito inteligentes e carinhosos com seus donos e, por conta disso, tendem a se tornar grandes protetores de sua família e lar, mesmo com seu porte pequeno.
Também são ótimas companhias para crianças e idosos por serem companheiros fiéis e gostarem muito da companhia humana. Esse é, inclusive, um fator que deve ser bem observado para que o cãozinho não desenvolva uma personalidade possessiva.
O pastor alemão está entre as primeiras posições na lista de cachorros mais carinhosos do mundo. Apesar de sua postura imponente, que destaca sua fidelidade, força física e proteção, é um cão muito amoroso. Por conta de suas qualidades, faz jus ao título de cão-policial.
Por ser uma raça muito obediente e fácil de adestrar, costuma ser trabalhado para serviços terapêuticos e de assistência, como cão-guia, cão de salvamento ou policial, atuando em identificação de narcóticos e armas.
O pequeno tamanho do yorkshire terrier não o impede de ser um grande protetor e defensor do lar. Sempre a postos para alertar sua família de qualquer ameaça, o cãozinho não mede esforços para manter a segurança e bem-estar de quem ama.
Além de ser um dos cachorros mais carinhosos do mundo, a raça é ideal para conviver com crianças, uma vez que, além de amoroso e companheiro fiel, adora brincar e correr ao longo do dia. Apesar de seus pelos longos, o yorkshire é considerado “hipoalergênico”.
O dálmata ficou ainda mais popular após a famosa animação Disney, que retratava a vida de 101 cãezinhos brancos de manchas pretas ao longo do corpo. Assim como exibido no filme, a linhagem integra a lista de raça de cachorro mais carinhosa.
Além de todo o amor que eles são capazes de doar, a raça é muito ativa e fiel, ideal para acompanhar pessoas que mantém um estilo de vida esportivo, uma vez que os dálmatas pedem exercícios físicos e brincadeiras para se manterem saudáveis.
A peculiaridade dos amigos de quatro patas que não possuem raça definida é, justamente, a mistura de características de demais linhagens. São extremamente amorosos e fiéis, além de demonstrarem enorme gratidão a seus donos.
Infelizmente, por não atender à estética de demais raças, os vira-latas são desprezados por algumas pessoas. Pelo fato de muitos deles serem resgatados, a fidelidade e amor pelos seus guardiães são ainda mais intensos.
Tanta afetividade e carinho vindo dos cães pede que seus tutores demandem mais atenção a eles. Os cachorros mais amorosos são, também, mais dependentes afetivamente. Portanto, antes de adotar um cãozinho com essa personalidade, tenha certeza de que poderá retribuir toda essa atenção e amor.
Para mais dicas de como cuidar ainda melhor do seu bichinho de estimação, conhecer mais a fundo o seu temperamento e oferecer maior conforto a ele, acompanhe o blog da Petz e tenha os melhores conteúdos de bem-estar e saúde para seu companheiro!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…