O que fazer quando o cachorro vomita no carro? Saiba mais
Publicado em 14 de setembro de 2022Tempo de leitura: 4min
É uma graça ver um cachorro feliz, com a língua de fora, olhando pela janela parcialmente fechada, passeando no carro, mas nem todos podem viajar assim. Se o seu cachorro vomita no carro, você precisa conhecer algumas dicas.
Muitos tutores reclamam dessa situação, pois basta precisar viajar com cachorro ou levá-lo ao veterinário que ele vomita no carro. Veja algumas dicas para evitar o mal-estar do animal neste artigo.
É comum um cachorro que vomita no carro?
Vômito de cachorro no carro é mais comum que imaginamos. Aliás, o enjoo no carro é conhecido como cinetose. Esse tipo de enjoo acontece em cachorros e humanos, durante viagens de avião, barco, navio, trem, entre outros veículos em movimento. O problema é estar parado enquanto o cérebro percebe a movimentação, e isso basta para o enjoo chegar.
No caso de levar cachorro no carro, os solavancos que o veículo dá em movimento repercutem no canal auditivo, área responsável pelo equilíbrio do pet. Assim, o enjoo acontece, e o cachorro pode vomitar, mas existem alguns truques que podem ajudá-lo nessa situação. Veja em seguida!
Dicas para evitar que o cachorro vomite no carro
Apesar de o enjoo, nem todos os cachorros vomitam. Alguns pets mostram um verdadeiro desconforto ao viajarem de carro. Um exemplo é o excesso de saliva ou inquietação. Em seguida, veja algumas dicas que podem ajudar com o cachorro passando mal:
- o primeiro passo é evitar sair de carro com o cachorro após ele se alimentar;
- deixe a janela aberta para ventilar o carro;
- crie um espaço em que o animal fique bem confortável e seguro;
- tente andar o mais devagar possível;
- evite brecadas e curvas bruscas;
- evite horários de pico;
- deixe o som do carro desligado ou coloque uma música calma para tentar ajudar seu cachorro a relaxar;
- não dê água pensando que vai melhorar, pois ele pode vomitar ainda mais;
- se for possível, faça algumas paradas em locais seguros para o cachorro dar uma volta e se distrair da viagem;
- existem cadeiras de viagem para pets que evitam que eles chacoalhem tanto;
- caso o animal vomite, tenha sempre à mão papel e desinfetante, pois o cheiro pode estimular ainda mais vômito;
- não brigue com seu cachorro se ele vomitar, afinal, como mencionamos acima, não é culpa dele;
- tente acostumar o cachorro com o carro parado com janelas e portas abertas, carro parado com o motor ligado e vá aumentando gradualmente sempre que sentir que seu cão está confortável.
Agora que você já sabe algumas dicas para quando o cachorro vomita no carro, veja outras dúvidas sobre o enjoo do cão. Assim, você fica por dentro de tudo para garantir bem-estar ao pet.
Por que a cinetose acontece mais em filhotes e cachorros idosos?
Não é uma regra, mas os cachorros filhotes e idosos são mais propensos a ter enjoo no carro. Os filhotes não estão acostumados ainda. Além disso, o sistema vestibular ainda está em formação, o que pode desencadear enjoos no carro.
Os cachorros idosos também podem ter mais facilidade em vomitar no carro durante as viagens, principalmente devido à idade e a alguns problemas de saúde. Nesse caso, antes de fazer uma viagem longa, leve seu cachorro a uma consulta com o veterinário para saber o melhor procedimento.
É possível dar algum remédio para o cachorro não enjoar no carro?
Nos principais pet shops, existem alguns tipos de remédio para cachorro vomitando. Contudo, eles devem ser indicados apenas por um veterinário, que vai garantir a dosagem correta de acordo com o peso do cachorro.
Dicas de segurança ao viajar com o cachorro de carro
Outro assunto importante quando o cachorro vomita no carro é a segurança proporcionada a ele e a você. Veja algumas dicas que ajudam a tornar a viagem mais tranquila com seu pet:
- o cachorro também deve usar um cinto de segurança próprio, caixa de transporte ou cadeirinha de pet. Esses adereços protegem o cão de freadas bruscas. Além disso, ele pode ser imprevisível e pular no seu colo enquanto você dirige, o que pode causar um grave acidente de trânsito;
- não deixe seu cachorro com o focinho para fora da janela;
- mesmo se estiver calor, evite andar com as janelas totalmente abertas, pois o vento forte pode ser prejudicial ao cachorro, causando ressecamento nos olhos e outros problemas de friagem;
- apesar de alguns cachorros adorarem passear, outros ficam impacientes. Nesse caso, é preciso redobrar a paciência.
Agora que você já sabe o que fazer quando o cachorro vomita no carro, que tal acompanhar outros conteúdos como este? Aqui, no blog da Petz, você fica por dentro de diversas curiosidades sobre os animais de estimação e outros assuntos importantes.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário