É muito comum ver o cachorro tremendo quando dorme. Esses tremores podem parecer preocupantes, mas, na maioria das vezes, são perfeitamente normais. Eles não significam que o sono do peludo não é saudável.
No entanto, ver o cachorro tremendo quando dorme e apresentando outros sintomas pode ser anormal. Isso gera dúvidas em muitos tutores, já que, nesse caso, o tremor pode ter muitas causas — algumas leves e outras mais sérias.
Alguns tutores vêem o pet com tremedeira enquanto dorme e imediatamente pensam que é um quadro de convulsão. Se você é um desses, calma! Ver o cachorro tremendo durante o sono não é incomum. Alguns tremem só a patas, outros os olhos, e alguns podem chegar até a uivar ou latir.
Isso é absolutamente normal! Assim como o ser humano, o cachorro sonha e passa pelos três estágios do sono, que são: o movimento lento dos olhos, o movimento rápido dos olhos e o sono de ondas leves.
A teoria dos especialistas é que os cães sonham no estágio do movimento rápido dos olhos, e é por isso que eles começam a se mexer involuntariamente. E vai saber com o que eles estão sonhando, não é?
Alguns estudiosos dizem que o cachorro tremendo dormindo sonha com coisas que já aconteceram, ou imaginam que estão correndo atrás de objetos ou de outros pets. É por isso que, durante o sonho, eles movimentam as patinhas como se estivessem correndo de verdade.
Não é sempre que você vai ver um cachorro tremendo quando dorme. Para chegar a essa tremedeira, ele precisa estar com os músculos bem relaxados. Isso fica mais fácil quando ele deita de lado, pois esse jeito de dormir favorece o relaxamento e os próprios tremores.
Mesmo dormindo de lado, não é todo cão que tem essa tremidinha. É mais fácil ver o cachorro tremendo quando dorme em algumas fases da vida canina do que em outras. Em geral, cãezinhos filhotes e idosos têm a tendência a sonhar muito mais, talvez por dormirem menos alertas e mais relaxados.
Então, fique tranquilo, porque é normal. Porém, se você achar que o peludo está tremendo de um jeito estranho, faça o teste: na hora em que acontecer a tremedeira, chame-o pelo nome. Se ele acordar ou parar de tremer, é realmente só um espasmo muscular por sonhos ou pesadelos.
Sabia que os cachorros têm pesadelos também? A tremedeira em cachorro por medo de algo no sonho é muito comum. Nesse caso, a dica é a mesma: chame o pet pelo nome até que ele pare ou acorde.
Porém, só chame pelo nome! Nessa hora, não é uma boa ideia acordar o cãozinho passando a mão nele. Ele pode estar num sono muito profundo, se assustar com esse carinho e acabar mordendo você sem querer.
O estágio do movimento rápido dos olhos, que é quando o cachorro fica tremendo enquanto dorme, é só mais um estágio do sono que passa depois de alguns minutos. Assim, essas tremidinhas passam naturalmente e, depois, ele volta a ficar calmo.
No entanto, caso você chame o peludo durante essa agitação e ele não responda, a causa pode ser outra. Se o cachorro está tremendo e apresenta outros sinais concomitantes, fique atento!
Além do tremor durante os sonhos, existem tremores com causas e significados completamente diferentes. Se você notar o cachorro tremendo e com a respiração ofegante, isso pode ser um quadro de convulsão.
Se esse realmente for o caso, você vai perceber que o cachorro vai endurecer o corpo também. No caso da convulsão, ele perde a consciência. Por mais complicado que seja, não entre em pânico! O cão precisa de você calmo nesse momento.
O ideal é levá-lo imediatamente para o veterinário, porque não há o que fazer em casa. Somente um médico poderá acudir o cãozinho e investigar a causa da convulsão, indicando o correto tratamento.
Outro motivo que leva o cãozinho a tremer e ter convulsões é a hipoglicemia (diminuição do nível de açúcar no sangue). Essa é uma alteração com muitas causas, e, novamente, só o veterinário poderá determiná-las.
Agora que você sabe as possíveis causas do cachorro tremendo enquanto dorme, também é importante considerar o clima. O tremor do bichinho pode simplesmente significar que ele está com frio.
Além de tremer, ele também estará em uma posição encolhida, geralmente enrolado, com a cabeça bem próxima das pernas. Para resolver esse problema, é muito simples: cubra-o com um cobertor ou coloque uma roupa bem quentinha nele!
Além disso, se ele dorme fora de casa, considere deixá-lo dentro nos dias mais frios. Se isso não for possível, coloque um anteparo para diminuir a corrente de vento gelado e mantenha a cama acima do chão para que ele não tenha contato com a friagem do solo.
Gostou de saber sobre cachorro tremendo quando dorme? Sabia que, para todas as causas dessa tremedeira, a Petz tem como ajudar o peludo? Desde uma consulta com especialistas até os cobertores mais quentinhos, venha conferir!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…