O relato é bastante comum entre tutores que dividem o quarto com o pet: chega a noite, o companheiro dorme e, de repente, começa a fazer barulhos inusitados, como se estivesse tentando latir ou rosnar para alguém ou alguma coisa. Mas será que cachorro tem pesadelo?
Apesar de divertido, o comportamento também pode gerar algumas dúvidas e preocupações: afinal, cachorro tem pesadelo? Se sim, isso é prejudicial? E mais: devo despertar o pet do sonho ruim?
Começando pela pergunta principal, a resposta é sim: diversos estudos sugerem que assim como a gente, cachorro sonha e pode ter pesadelos. Em mamíferos, o fenômeno ocorre durante o sono REM, caracterizado pelo movimento rápido dos olhos. A seguir, saiba mais sobre o assunto e o que fazer (ou não) nessas situações.
Ao olhar para um pet fazendo pequenos movimentos e ruídos enquanto dorme, parece óbvio que os cachorros têm sonhos. No entanto, as evidências de que o fenômeno ocorre também entre mamíferos de outras espécies vão muito além da observação superficial.
Já em 1959, um grupo de neurocientistas franceses encontrou uma maneira de inativar temporariamente o mecanismo que inibe os movimentos dos felinos durante a fase REM do sono e observou o comportamento deles.
Com esse mecanismo inativado, os gatos passaram a erguer a cabeça e a fazer diversos movimentos, como se estivessem vendo e tentando perseguir animais ou objetos, o que sugere uma formação de imagens semelhante ao nosso sonho.
Mais recentemente, em 2001, um estudo observou os padrões cerebrais de ratos enquanto estes percorriam labirintos acordados e os comparou com os padrões cerebrais apresentados pelos mesmos indivíduos durante o sono REM.
O resultado é que os padrões nas duas situações eram muito parecidos, sugerindo que os ratos não apenas sonham, mas que, assim como a gente, possivelmente sonham com situações experimentadas durante o dia ou rotineiramente.
Da mesma maneira, estudos baseados na análise de encefalogramas em cachorros também revelaram padrões de atividade cerebral durante o sono que sugerem sonhos. Logo, é bastante provável que também o cachorro tem pesadelo.
Conforme explica a Dra. Júlia Bezerra de Andrade, médica-veterinária da clínica Seres de Aracaju, cães que não descansam pelo tempo adequado podem apresentar irritabilidade e comportamento agressivo, elevando o nível de estresse do pet. Continue lendo e saiba um pouco mais sobre o pesadelo de cachorro e como ele pode afetar os peludos.
“Filhotes de até dois meses de idade necessitam, em média, de 18 horas de sono ao longo do dia. Conforme vão ficando mais velhos, o período de sono diminui para 12 horas diárias quando adultos. Ao chegar à idade madura ou senil, eles voltam a precisar de mais horas de sono”, explica a médica-veterinária.
Uma vez que ocorrem durante a fase REM do sono, caracterizada pelo descanso profundo e pela liberação de hormônios importantes para o equilíbrio do organismo, o cachorro sonhando com pesadelos muito frequentes podem atrapalhar o descanso do pet, consequentemente deixando-o mais agitado e ansioso durante o dia.
Ao observar o cachorro tendo pesadelo, é importante resistir à tentação de acordá-lo de maneira abrupta. “Se estiver tendo um sonho ruim, o cachorro pode apresentar comportamentos indesejáveis ao acordar, como atacar ou ser agressivo com o tutor, por reação ao sonho”, alerta a Dra. Júlia.
Em vez disso, deixe que o cachorro desperte por conta própria e procure adotar medidas no futuro que favoreçam o repouso noturno, como proporcionar ao cão uma rotina saudável e previsível, com horários determinados para refeições, atividades físicas e mentais.
Além, é claro, de levá-lo ao veterinário ao menos uma vez por ano para um check-up. Alterações no organismo e quadros que provocam dor também podem prejudicar o sono. Gostou de descobrir se cachorro tem pesadelo? Então, confira outros conteúdos como esse no blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…