Quem é tutor de um cão já deve ter visto o animal ficar agitado e correr para a porta, sem ter ninguém lá. Porém, ao olhar para o relógio, confirmou que estava na hora de alguém chegar. Mesmo sem saber reconhecer as horas no relógio, o cachorro tem noção de tempo.
O cachorro possui uma noção de tempo muito boa. Em partes, ela é semelhante àquela dos humanos, baseada nas sensações do corpo, como fome e sono. Por outro lado, a noção temporal desse animal é um pouco diferente da humana devido à grande capacidade olfativa.
Esse assunto é tão curioso que já foi alvo de estudos pela Universidade de Illinois nos Estados Unidos, que afirma que o ciclo circadiano ajuda o cão a ter noção de tempo.
O cachorro tem noção de tempo por causa do ciclo circadiano. Ele recebe esse nome do latim circa (cerca de) e diem (dia), referente às variações nas funções orgânicas dos seres vivos que se repetem em um período de 24 horas (cerca de um dia).
Esse ciclo acontece porque o sistema nervoso central recebe estímulos do meio ambiente conforme a luminosidade do dia ou a diminuição da luz à noite, que estimula a produção de hormônios como cortisol e melatonina.
Tudo isso é controlado por uma região do cérebro chamada hipotálamo. Ela recebe sinais de luz e escuridão diretamente dos olhos e possui 20 mil células nervosas responsáveis por essa percepção.
Com o aumento da luminosidade, o cortisol desperta, aumenta a frequência cardíaca e provoca fome. Então, o peludo sabe que é hora de acordar e comer. Quando a noite cai, a produção de melatonina aumenta, enquanto o metabolismo diminui. Assim, o pet começa a sentir cansaço e sonolência para a hora de dormir.
O ciclo circadiano regula a passagem do tempo fisiológico do pet. Já a rotina do cachorro e dos tutores ajuda o peludo a entender quando as atividades cotidianas acontecem, algo que proporciona segurança e evita a ansiedade.
O cachorro tem noção de tempo ao ver a arrumação das crianças para ir para a escola e dos pais para o trabalho nos dias da semana. Aos finais de semana, ele sabe que a dinâmica é diferente.
Os especialistas afirmam que os cheiros que o cão sente o ajudam a perceber a passagem do tempo. Quando o tutor sai de casa, o cheiro ainda está forte, então o cão sabe que é algo recente.
Com o passar do tempo, o odor do humano fica cada vez mais fraco até atingir um nível de moléculas que coincide com o horário em que o tutor chega em casa. É assim que o cachorro tem noção de tempo.
Já que o peludo tem toda essa noção de tempo, por que fica tão agitado quando o tutor sai e volta apenas alguns minutos depois, já que o cheiro dele ainda está tão forte no ambiente?
Segundo especialistas em comportamento animal, essa festa toda não tem nada a ver com saudade, nem com o tempo de ausência. O instinto de união do grupo é o motivo dessa alegria. O cachorro pode fazer isso com humanos e outros animais.
Para ele, a união do grupo de convivência é muito importante. Quando um indivíduo sai de perto da matilha, o pet fica alerta até o retorno do companheiro com segurança.
A ansiedade de separação ocorre quando o peludo sente um medo enorme de ficar sozinho.
O que se especula é que os animais são inseguros e sensíveis, sem saber como agir mediante a mudanças ou períodos de ausência dos tutores. Por isso, desenvolvem sintomas de ansiedade e comportamentos destrutivos.
Os sintomas do cachorro ansioso são bastante óbvios. Ocorrem quando o tutor se ausenta e, em casos mais graves, quando simplesmente sai da vista do cão. Incluem latir e uivar compulsivamente, arranhar e destruir móveis e fazer xixi e coco fora da área delimitada.
Se achar que o seu peludo apresenta ansiedade de separação, procure levá-lo para uma consulta com um veterinário especialista em comportamento canino. Os sintomas podem piorar conforme a idade do cachorro avança.
Enfim, o cachorro tem noção de tempo e pode ter problemas com isso. Nas lojas da Petz, você encontra profissionais prontos para atender ao peludo e ajudá-lo a tirar a ansiedade de separação de letra!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…