Quem convive com animais, sabe que eles têm muita sensibilidade. São capazes de saber quando os tutores estão tristes, felizes ou em perigo. Contudo, será que o cachorro sabe quando a dona está grávida? A empatia dele pode ser tão aguçada assim?
Realmente, a sensibilidade dos cachorros é impressionante. Eles têm órgãos dos sentidos mais aguçados. Alguns pets auxiliam médicos a descobrir doenças nas pessoas, ou antecipam fenômenos naturais, como uma tempestade ou um terremoto.
Então, é compreensível que as pessoas se questionem se o cachorro sabe quando a dona está grávida. Afinal, o pet tem um instinto muito aguçado! Venha descobrir se isso é verdade ou não no texto abaixo.
Não existe uma confirmação científica de que o cachorro sabe quando a dona está grávida, mas os relatos de muitos tutores não deixam dúvida: o cão percebe que algo está diferente. Alguns mudam até o comportamento.
Acredita-se que o cachorro muda de comportamento quando a dona está grávida porque consegue sentir o cheiro das mudanças hormonais que ocorrem na mulher. Ao perceber que algo está diferente, ele reage à situação.
Você já entendeu que, em geral, o cachorro sente gravidez — mesmo que ainda faltem comprovações. O olfato do cão é milhares de vezes mais apurado do que o dos seres humanos. Isso pode ser um dos fatores que fazem com que eles percebam as mudanças na tutora.
As alterações hormonais causam uma alteração no odor da mulher. Isso não é perceptível aos seres humanos, na maioria das vezes, mas não passa despercebido pelo pet. Por isso, o cachorro sabe quando a dona está grávida antes mesmo de ela descobrir a gravidez!
Quem já engravidou ou acompanhou uma gestação sabe que os hormônios provocam muitas mudanças físicas e psicológicas. Por isso, a rotina de cuidados envolvendo a gestante mudam. O cachorro, como parte integrante da família, percebe toda essa transformação ao redor.
O temperamento de uma mulher grávida fica menos constante: é comum que ela fique mais emotiva. Por empatia e pela própria sensibilidade ao ambiente, o cão é capaz de captar essas alterações no humor. O cachorro percebe a gravidez e pode tanto se aproximar mais da tutora quanto ficar um pouco distante para evitar conflitos.
Com a chegada de um bebê na família, várias mudanças ocorrem. A primeira é exatamente com a própria tutora, que passa a dormir mais, pode faltar ao trabalho, fica mais tempo em casa etc. O cachorro também sente essa variação na rotina da mulher.
Mesmo que a barriga ainda nem tenha começado a crescer, o cachorro já pode perceber alguma diferença na tutora. Quando esse processo inicia, ocorrem, ainda, outras alterações na rotina e no ambiente.
À medida que a barriga cresce, a mulher grávida fica mais lenta e cansada. Todos ao redor também começam a ter mais cuidado para proteger a gestante. O cãozinho pode ter os instintos protetores despertados: na matilha, as fêmeas caninas também apresentam esses comportamentos e tentam proteger os outros animais.
O comportamento do cachorro pode mudar quando ele percebe a gravidez. Alguns podem ficar mais protetores com a tutora, outros podem ficar arredios. Também existem aqueles que não demonstram alteração comportamental alguma, mesmo sentindo as mudanças.
Os pets que desenvolvem o instinto protetor tendem a ficar a maior parte do tempo ao lado da tutora, seguindo-a ou esperando por ela atrás da porta. Podem “deixar de lado” os outros membros da família, dedicando-se exclusivamente à nova mamãe.
Alguns gostam de cheirar a barriga e até se assustam quando o neném se mexe. Às vezes, o instinto protetor do pet é tão forte que ele não deixa ninguém se aproximar da tutora.
Assim como um irmão mais velho, ao perceber as mudanças com a tutora e toda a rotina da família, o cão pode apresentar comportamentos indesejáveis, como latidos em excesso, lambidas constantes, nervosismo e ansiedade.
Alguns cães podem ficar com o psicológico abalado ao perceberem a gravidez da tutora. Eles podem ficar insatisfeitos por não receberem toda a atenção a que estavam acostumados, já que os tutores precisam se dedicar ao bebê que está vindo.
É possível pedir ajuda a um médico-veterinário para melhorar o comportamento indesejável do animal, diminuindo a ansiedade. Algumas alternativas são dar bastante atenção ao pet, apresentar a ele a mobília nova do bebê, deixá-lo cheirar as roupinhas etc.
E você, acredita ou não que o cachorro sabe quando a dona está grávida? Apesar de faltarem estudos para comprovar, existem evidências de que isso é possível! Confira outras curiosidades sobre o amigo de patas no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…