Cachorros

Cachorro respira pela boca? Entenda!

Se você tem um pet em casa ou adora tanto um que está sempre atento às características e às curiosidades sobre ele, provavelmente, já se questionou se cachorro respira pela boca

Geralmente, ele está com a boca aberta, mais precisamente, com a língua de fora. Contudo, por que o cachorro fica de boca aberta? Será que uma coisa tem a ver com a outra? Confira o conteúdo a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema!

Afinal, cachorro respira pela boca?

Sim! O cachorro respira pela boca, e o gato também. Entretanto, em situações de normalidade, eles são como os humanos e utilizam o nariz para respirar na maior parte do tempo. “Nos casos em que respiram pela boca por longos períodos, algo pode estar errado”, explica o especialista. 

Esse pode ser um sinal de que os animais estão com falta de ar, ansiedade ou dor, portanto, devem ser levados a um veterinário para avaliação. Por outro lado, sabia que o cachorro transpira? Isso também acontece pela boca!

O cachorro transpira pela língua. Por meio dela, o peludo controla a temperatura. Ou seja, à medida que ele abre e fecha a boca repetidamente e rapidamente, o sistema de refrigeração é ativado, algo que o ajuda nos dias de calor intenso, por exemplo. 

“A boca aberta e o som de forçar o ar para fora não significam apenas sede. Essa atitude serve como recurso para diminuir a temperatura do corpo. Isso porque os cães não possuem glândulas sudoríparas, como as dos humanos, que levam uma “refrescância”  para a pele nas gotinhas de suor, protegendo para não ficar muito quente.”

Agora, imagine o que acontece quando cachorros são impossibilitados de abrir a boca por certos modelos de focinheiras. O resultado é uma hipertermia, no mínimo. Então, fica a dica: as focinheiras que fecham completamente a boca dos cães não são boas ideias.  

Como é a respiração de um cachorro?

O cachorro respira pela boca e pelo nariz, um componente inspiratório, que ventila os alvéolos e oferta o oxigênio ao sangue, e expiratório, que devolve o ar composto com CO2. Isso acontece de maneira normal, com a boca fechada, assim como para os seres humanos. 

Em condições normais, um cachorro respira de 12 a 20 vezes por minuto. Mais que isso, nos casos em que a respiração fica ofegante e é acompanhada por língua de cor roxa ou tremores, há indicação de que algo não vai bem. 

Um fator curioso pode ser encontrado nos cães braquicefálicos. Como características como o focinho curto e a cabeça achatada, as raças Pug, Chow Chow e Buldogue, por exemplo, respiram mais pela boca. 

Por que o cachorro fica com a boca aberta?

Esse é um dos principais motivos de confusão entre os tutores: “se os cães não respiram pela boca, por que ela fica aberta?”. Quando cansados, depois de um longo passeio, brincadeiras ou exposição ao sol, os cachorros soltam o ar pela boca em sinal de cansaço e suam pela língua, já que não possuem glândulas sudoríparas. 

Por essa razão, eles liberam o calor desenvolvido pelo corpo pela língua até que possam esfriar. Algumas vezes, esse comportamento vem associado ao ato de deitar de barriga para baixo, encostando no piso frio, também como forma de se refrescar. 

Para esses momentos, é sempre importante deixar água à vontade à disposição para o cachorro se refrescar. Também vale priorizar locais com sombra e menos abafados e/ou fechados. 

Como saber se o cachorro está ofegante ou com falta de ar?

Os cães e os gatos podem não falar, mas dão claros sinais sobre a qualidade de vida e bem-estar. Então, não é algo único um cão ou uma raça específica respirar pela boca. O cachorro respira pela boca e pelo nariz. O que define a via respiratória é sempre a situação do momento. 

Se o animal estiver ansioso, em alerta, durante passeios ou brincadeiras ativas, provavelmente, a língua estará para fora, ajudando-o a refrescar. Nos momentos de tranquilidade e sossego, ao dormir ou descansar, o nariz fará inspirações e aspirações. 

Com o passar dos meses, cada tutor conhece melhor o animal a ponto de identificar quando a respiração é só cansaço, euforia e calor ou quando têm algo a mais. 

Em caso de dúvidas, o melhor a fazer é sempre estar em contato com um profissional de confiança, que pode recomendar tratamentos e acompanhar a evolução do quadro, se algum problema respiratório ou cardíaco  for diagnosticado, por exemplo. 

Gostou de saber que o cachorro respira pela boca? Para mais conteúdos como este, acompanhe as publicações do blog da Petz e mantenha-se informado sobre como manter o bem-estar do seu melhor amigo! 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

9 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

14 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago