O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos tratamentos do trato digestório. Por estar muito presente no dia a dia das pessoas, muitos se perguntam: será que cachorro pode tomar Yakult?

Segundo especialistas, Yakult é benéfico para a saúde dos seres humanos, e já que, os animais de estimação convivem muito próximo a família, podem ficar com vontade de provar também.

Considerando que a bebida é feita para humanos, e não para animais, vale a pena conferir se cachorro pode tomar Yakult. Será que o produto é benéfico para ele ou faz mal? Saiba tudo isso no texto abaixo!

Composição do Yakult

O Yakult é um composto à base leite desnatado e fermentado por probióticos. Esses componentes atuam na região do intestino, melhorando a saúde do trato. Tudo isso é oferecido na bebida saborosa.

O que são probióticos e como eles atuam?

Os probióticos, como o Yakult, são bactérias do bem que atuam nas defesas do organismo. De modo geral, elas combatem os microrganismos nocivos do intestino, que causam intoxicações, diarreias, úlceras intestinais etc.

Os probióticos podem ser encontrados em iogurtes, suplementos, produtos naturais e remédios. Cada composto tem espécies de bactérias diferentes em variadas quantidades, mas todos têm o mesmo intuito: ajudar no equilíbrio da flora intestinal.

Cachorro pode tomar Yakult?

Os Lactobacillus casei Shirota, que são as bactérias mencionadas na propaganda do produto, trabalham para a regulação do intestino e o fortalecimento do sistema imunológico. Então, cachorro pode tomar Yakult!

Como o leite é desnatado, ele não costuma causar nenhum desarranjo intestinal como frequentemente ocorre quando o pet toma leite de vaca integral. Além disso, os probióticos do produto ajudam a regular a flora intestinal. Portanto, sim, pode dar Yakult para cachorro.

Quando o Yakult é indicado para o cachorro?

Como o objetivo dos probióticos é regular o intestino, pode dar Yakult para cachorro com diarreia, por exemplo. Porém, vale reforçar: só sirva o produto ao pet caso o médico-veterinário tenha prescrito. Além disso, ofereça apenas a dose necessária para tratar o quadro.

Lembre-se, também, que essa é uma medida para casos brandos. Em quadros de diarreia aguda ou intensa, outros medicamentos precisam ser devidamente prescritos. Nesses casos, além de controlar a desidratação, é necessário descobrir a causa do problema.

Apesar de que cachorro pode tomar, é necessário ter cautela. Como a bebida contém açúcar e é industrializada, não pode ser oferecida de forma indiscriminada. Sirva ao pet apenas sob indicação médica.

Como oferecer Yakult para o cachorro?

Quem é fã da bebida láctea já sabe que ela vem em um frasco bem pequeno — e isso não é à toa. Como o Yakult contém microrganismos vivos, não pode ser ingerido em grandes quantidades. O excesso do produto pode causar um efeito contrário ao desejado.

Além disso, a bebida foi elaborada para consumo humano. Portanto, cachorro pode tomar Yakult, mas a porção deve ser adaptada à espécie, conforme a orientação do médico-veterinário.

Para servir o leite fermentado para cachorro, considere o tamanho do animal. Se ele for de porte grande, é possível oferecer a medida de uma colher de sopa da bebida por dia. Se for um pet pequeno, é recomendado dar apenas uma colher de chá de Yakult diariamente.

O Yakult é o melhor probiótico para cachorro?

Embora o Yakult tenha bactérias que ajudam o sistema imunológico e a saúde intestinal dos pets, ele é um produto humano. Portanto, as pesquisas para a sua elaboração e sobre os efeitos no organismo foram desenvolvidas somente com seres humanos, e não com animais.

Como os pets têm outros tipos de microrganismos no intestino, nem sempre o Yakult para cachorro será a melhor opção. Se for necessário oferecer um probiótico para o bichinho, opte por um de uso veterinário. Consulte um especialista em saúde animal para obter a melhor indicação!

Vantagens de oferecer um probiótico veterinário para o cachorro

Pode dar leite fermentado para cachorro, desde que não seja em excesso. Porém, dar um probiótico veterinário tem muito mais vantagens e benefícios. Quer saber quais são?

As bactérias utilizadas nos probióticos veterinários são específicas para competir com os microrganismos que causam doenças nos pets. Portanto, os produtos desenvolvidos especialmente para a espécie canina sempre serão mais seguros e eficazes para a saúde dos cães.

Outra vantagem está relacionada à dose. Os probióticos veterinários já vêm na apresentação que os pets podem aceitar melhor, como biscoitos ou palitinhos com sabor carne, por exemplo, que eles adoram! Além disso, também é mais prático oferecer um produto na dose exata e indicada para o peludo!

Gostou de saber que cachorro pode tomar Yakult e também aproveitar dos seus benefícios? Aproveite para conferir, aqui no blog da Petz, outros tipos de tratamentos e suplementos para o amigo de patas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

16 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago