Se você está se perguntando se cachorro pode comer uva-passa, fique atento a este alerta: essa é uma fruta altamente tóxica para os pets. Até mesmo uma dose pequena pode trazer graves prejuízos para a saúde dos peludos. Por isso, devemos estar sempre atentos aos petiscos oferecidos aos seus amigos.
A uva-passa é um ingrediente comum em diversos alimentos, como barras de cereais, granolas e sobremesas. Abaixo, abordamos com mais detalhes se o cachorro pode comer uva-passa. Continue lendo para aprender como proteger seu peludo.
A Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, explica que cientistas ainda não descobriram porque dar uva-passa para cachorro é tão perigoso.
Alguns estudos indicam que o salicilato (uma substância parente da aspirina) pode ser o responsável. Ele poderia “afinar” o sangue e sobrecarregar o rim do peludo, levando a graves consequências. Porém, ainda não há uma resposta definitiva sobre o assunto. O que sabemos é que a uva-passa faz mal para cachorro e, por isso, deve ser evitada.
Não é só a uva-passa que apresenta perigos para os pets. De acordo com pesquisas, todas as variedades de fruta são tóxicas para nossos amigos. A intoxicação por uva em cães infelizmente é um tanto comum.
Como é um alimento pequeno e saboroso, muitos peludos roubam um pedaço de fruta durante um momento de distração do tutor. Dessa forma, também não deixe cair o alimento, pois o cachorro pode comer a uva-passa. Nesses casos, é importante ficar atento aos sintomas. De acordo com a Dra. Ana Paula, as reações à ingestão de uva são:
Esses sintomas podem aparecer de forma isolada ou em conjunto, independentemente do tamanho, raça ou idade do pet. Em casos mais graves, a intoxicação por uva em cães pode até mesmo levar à morte. Por isso, não pode dar uva para cachorro e é importante procurar ajuda profissional.
A reação do corpo do pet pode variar de acordo com alguns fatores, como quantidade ingerida, tamanho, idade e raça. A Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz, explica que os sintomas geralmente começam cerca de seis horas após a ingestão do alimento.
Mas como a uva é tóxica para cachorro e é considerada extremamente perigosa, é importante buscar ajuda imediatamente. Se perceber que seu cachorro comeu uva, não espere os sintomas para procurar uma clínica veterinária. Nos casos de intoxicação, quanto antes agirmos, mais chances de recuperação.
Como vimos, dar uva para cachorro faz mal e a intoxicação é um assunto grave. Por isso, ao perceber que seu pet ingeriu uva-passa, procure um veterinário o mais rápido possível, mesmo que o cachorro não apresente sintomas.
A Dra. Valéria explica que ao receber um pet que ingeriu uva-passa, o veterinário pode realizar diferentes tratamentos, dependendo do estado do peludo. “Pode ser indicada indução do vômito, lavagem gástrica e, em alguns casos, fluidoterapia de suporte”, comenta.
Neste ponto, devemos fazer um alerta aos tutores: intoxicação é um assunto grave, que só deve ser tratado por profissionais. Os chamados “tratamentos caseiros” são muito perigosos, pois não possuem eficácia comprovada e podem complicar ainda mais a saúde do pet. Procure um veterinário de sua confiança para que seu peludo receba o melhor tratamento possível!
Agora que você já sabe a resposta para se o cachorro pode comer uva-passa, mantenha seu peludo longe desse alimento! E se estiver procurando opções de petiscos seguros, procure a Petz mais próxima. Em nossas lojas você encontra diversos produtos desenvolvidos especialmente para seu melhor amigo. Venha nos visitar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…