Você já se perguntou se cachorro pode comer uma vez por dia? Por mais que as recomendações do médico-veterinário sejam respeitadas, em grande parte, a oferta de alimentos ao cachorro está sujeita à escolha subjetiva dos tutores.
Isto é, ao comprar um petisco para o pet, imaginamos não apenas quais sabores nos parecem ser mais apetitosos, mas também quais aparentam ser mais saudáveis e agregar mais benefícios.
Nesse sentido, diversas tendências alimentares que se tornam populares para nós são frequentemente levadas para os pets também, o que nem sempre é positivo. Afinal, o organismo deles é diferente do nosso.
Entre as modas mais recentes, tem sido cada vez mais comum encontrar artigos na internet que recomendam o jejum intermitente para cachorro. Por isso, muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer uma vez por dia.
A seguir, entenda porque a prática não é recomendada e quais são as alternativas para quem só consegue alimentar o amigo de quatro patas uma única vez ao dia.
Há muitos casos em que o único motivo para o tutor oferecer comida ao cachorro apenas uma vez ao dia é passar a maior parte do tempo fora de casa. Mas será que cachorro pode comer uma vez por dia apenas?
Para aqueles que planejam fazer isso como uma forma de melhorar a saúde do cachorro, é bom repensar a estratégia. Isso porque, de acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Petz, esse tipo de dieta produz efeitos diferentes no organismo de pessoas e cachorros.
“O jejum intermitente é utilizado na medicina humana como dieta cetogênica. No entanto, os mecanismos fisiológicos dos cães são diferentes, e eles não entram em cetose. Então, o jejum intermitente não funciona muito bem para eles”, explica. O jejum prolongado para cachorros pode acarretar problemas que comprometem a saúde deles.
Mais do que apenas não agregar benefícios, não oferecer a alimentação do cachorro corretamente representa uma série de riscos para o animal. Abaixo, listamos alguns dos principais.
Conforme explica a Dra. Mariana, é preciso que o intestino seja nutrido diariamente para o organismo exercer a função imunológica do pet. Assim, alimentar o cachorro uma vez por dia pode torná-lo mais propenso a infecções.
A especialista ainda diz que o jejum prolongado com comprometimento do sistema imunológico favorece a translocação bacteriana, aumentando o risco de sepse.
Por mais que seu amigo de quatro patas esteja acima do peso, não é recomendado diminuir a quantidade de alimento ou a frequência com que a comida é oferecida. Em vez disso, leve-o ao veterinário para uma consulta.
Cortes na quantidade e na frequência de alimentos podem levar a deficiências nutricionais, bem como à perda de massa muscular, o que é ruim para o organismo do pet.
Ainda nesse sentido, a Dra. Mariana diz que se alimentar várias vezes ao dia aumenta a perda de energia por termogênese, o que não contribui para a obesidade. “Apenas o excesso de calorias leva à obesidade. Ou seja, fornecer quantidades a mais de calorias, em vez da maior frequência alimentar, está associado ao problema”.
Alimentar o cãozinho apenas uma vez ao dia causa fome e muito desconforto. Nesse sentido, a Dra. Mariana explica que, especialmente em raças pequenas, a falta de alimento pode provocar vômito bilioso.
Também devido à falta de alimento por tempo prolongado, os cães podem ir ao pote com muita sede ao se depararem com a porção diária de ração. No caso de cães de raças grandes ou gigantes, isso pode levar ao quadro conhecido como torção gástrica, que ocorre devido à dilatação do estômago.
Cães com muita fome tendem a ingerir os alimentos muito rapidamente, o que acarreta problemas como engasgos e má digestão, com formação de gases que provocam desconfortos abdominais.
Você sabe quantas vezes um cachorro come por dia? Para evitar os problemas mencionados, o ideal é que o pet faça ao menos três refeições ao dia. Entretanto, é sabido que, com a correria do dia a dia, não são todos os tutores que estão em casa na hora do almoço para abastecer o comedouro.
Assim, a recomendação é que o cachorro seja alimentado no mínimo duas vezes ao dia. Lembrando que a quantidade de ração diária indicada pelo fabricante e pelo veterinário deve ser distribuída igualmente entre cada refeição.
Em geral, é possível seguir a recomendação de dar comida ao cachorro duas vezes ao dia: uma pela manhã, antes de sair de casa, e outra à noite, ao chegar do trabalho ou de outros compromissos.
Caso não seja possível ou o intervalo entre uma refeição e outra ficar muito longo, existem comedouros automáticos, que liberam a comida em horários programados.
Outra recomendação de como alimentar o cachorro é colocar a quantidade diária de ração em brinquedos recheáveis que, de quebra, estimulam a atividade física e servem de enriquecimento ambiental.
Gostou de descobrir se cachorro pode comer uma vez por dia? Então, continue acessando mais informações sobre o universo nutricional dos peludos aqui, no blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…