Você sabe se cachorro pode comer salame? Descubra já!
Publicado em 09 de julho de 2021Tempo de leitura: 4min
Será que cachorro pode comer salame? Nossos amigos de quatro patas certamente são fãs de carnes e embutidos. Mas será que esses alimentos são indicados para eles? Quais cuidados devemos ter?
Quando o assunto é a alimentação dos pets, é necessário estar atento. Muitos petiscos comuns do nosso dia a dia são tóxicos para os peludos. Afinal, o organismo dos bichinhos funciona de forma diferente. Quer saber se cachorro pode comer salame? Não deixe de ler este texto até o final!
Posso dar salame para cachorro?
O salame é um embutido feito de carne de porco, muito comum nas mesas brasileiras. Prático e saboroso, esse petisco combina perfeitamente com um bom sanduíche. Mas será que faz mal dar salame para cachorros?
Para responder a essa pergunta, conversamos com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. A especialista explicou que, apesar dos peludos serem fãs de uma boa carne, não devemos oferecer alimentos processados.
Os salames, mesmo os mais artesanais, passam por uma preparação na qual certos ingredientes são adicionados, e isso pode prejudicar a saúde dos peludos. Além disso, devemos estar atentos à quantidade excessiva de gordura presente no alimento, já que isso traz problemas para o organismo.
Então, se queria saber se cachorro pode comer salame, saiba que a resposta é não! O ideal é procurar um petisco mais saudável para oferecer ao pet. Um veterinário qualificado pode ajudá-lo a encontrar uma guloseima apropriada.
Os riscos do salame
Não é preciso ser nutricionista para conhecer os riscos do salame. Apesar de muito saboroso, esse alimento deve ser consumido com moderação até mesmo por nós, humanos.
No caso dos pets, os problemas que a ingestão descontrolada desse alimento causa são um pouco mais graves. Dessa forma, não se pode dar salame para cachorro porque o alimento contém:
- Sal e outros temperos: durante sua preparação, o salame recebe sal, pimenta e outros temperos. Apesar de muito apreciados por nós, esses ingredientes são tóxicos para os peludos;
- Excesso de gordura: a gordura é outro ingrediente que ajuda o salame a ser tão saboroso. No entanto, para os pets, esse é um componente perigoso. O excesso de gordura pode causar problemas como obesidade, diabetes, pressão alta e pancreatite.
Se ainda restava alguma dúvida se cachorro pode comer salame, acreditamos que tenha sido sanada, certo? O ideal é manter o embutido longe dos pets e oferecer algum tipo mais indicado de comida para cachorro.
Meu cachorro comeu salame. E agora?
Como vimos, salame faz mal para cachorro, uma vez que esse alimento contém ingredientes que podem ser tóxicos para os peludos. Sendo assim, temos certeza de que você não vai oferecer o petisco ao pet. Entretanto, como sabemos, acidentes podem acontecer.
Se o peludo “roubou” um pedaço de salame da geladeira, não se desespere. Os problemas relacionados aos embutidos, em sua maioria, ocorrem quando a ingestão é habitual e excessiva.
Assim, uma ou duas rodelas de salame não devem causar problemas. O recomendado é ficar de olho em seu amigo, observando se há alterações de comportamento. Assim, note se o pet apresentará sintomas como:
- Vômitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Apatia.
Se perceber qualquer um desses sinais, busque a ajuda de um veterinário de confiança o mais rápido possível. O especialista saberá receitar o tratamento mais indicado para a recuperação do seu bichinho.
Petiscos saudáveis
Mas, então, o que cachorro pode comer? Por mais que os peludos não possam se deliciar com um belo salame, isso não significa que outros tipos de petisco estão proibidos. Conforme explica a Dra. Ana Paula, os cachorros são onívoros e, por isso, se alimentam tanto de carnes como de vegetais.
Assim, alguns alimentos de nossa dispensa podem ser oferecidos para os peludos. Segundo a veterinária, frutas e vegetais que podem ser consumidos pelos bichinhos sem grandes problemas são:
- Batata cozida sem casca ou tempero;
- Banana sem casca;
- Brócolis cozido sem tempero;
- Maçã sem casca ou semente;
- Morango sem folhas e bem-higienizado.
Lembrando que os alimentos acima devem ser oferecidos apenas como petiscos. Afinal, a base da alimentação dos cães deve ser uma ração de qualidade, de preferência dos tipos premium ou superpremium.
Pronto, você já sabe se cachorro pode comer salame ou não e que o melhor tipo de comida para os pets é a ração! Na Petz, oferecemos uma grande variedade de alimentos próprios para cães. Certamente, você encontrará um perfeito para seu filho de quatro patas. Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário