Diferentemente de alimentos ultraprocessados ou açucarados, queijos e outros laticínios não são encarados como grandes “vilões” da saúde. Desde que ingeridos com moderação, eles podem fazer parte da nossa dieta sem problemas, o que leva muitos tutores a se perguntarem: será que cachorro pode comer queijo também?
Para saber quais são os riscos, benefícios e cuidados em relação ao consumo desse tipo de alimento, conversamos com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Petz. Confira se cachorro pode comer queijo!
Conforme explica a Dra. Mariana, para saber se cachorro pode comer queijo é preciso entender que o consumo de laticínios tem consequências que variam de indivíduo para indivíduo. “Queijos podem conter lactose, sendo que alguns cães possuem intolerância a ela”, diz a veterinária.
De maneira semelhante ao que acontece conosco, a intolerância pode provocar diversos desconfortos gastrointestinais desagradáveis, como diarreias, gases e dores abdominais.
Seja como for, mesmo para cães que não são intolerantes à lactose, é preciso ter cuidado, já que, segundo a especialista, o excesso de consumo pode agregar muitas calorias à dieta do animal, contribuindo para o ganho de peso e problemas de saúde relacionados.
Sempre que possível, evite dar queijo para cachorro, dando preferência a outros petiscos menos gordurosos e calóricos, como algumas frutas. Lembrando que estas também devem ser consumidas com moderação, já que apesar de pouco gordurosas, são ricas em frutose.
Alguns alimentos, como uva, abacate, chocolate e carambola, são tóxicos para os cachorros e nunca devem ser oferecidos. Já outros, como os queijos, não são tóxicos e, em tese, não seriam tão prejudiciais aos cães. Isso, claro, desde que o pet não tenha intolerância à lactose e que o oferecimento seja feito em quantidades mínimas e esporadicamente.
O grande problema nessa equação é nossa tendência a ter dificuldade para resistir aos olhares pedintes do cachorro. “Uma vez que o pet experimenta algo diferente e gosta, ele sempre vai pedir”, diz a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. “Você vai comer e ele estará ao seu lado com um olhar pedinte. Aí, temos que ser firmes para não cair na tentação de dar tudo ao cachorro”, orienta.
Mas não é isso que acontece na maior parte das vezes. Em geral, quando passamos a compartilhar alimentos diferentes com o cachorro, ele se torna cada vez mais insistente, de modo que a tendência é o tutor acabar dando cada vez mais petiscos, em quantidades cada vez maiores, o que é muito ruim para a saúde do cachorro.
Sendo assim, agora você já sabe o que cachorro não pode comer, e o melhor a fazer é evitar dar queijos e outros alimentos desse tipo ao pet. Lembre-se de que rações de qualidade já contêm todos os nutrientes de que ele necessita.
Afinal, o que cachorro pode comer? Os petiscos são ideais, mas lembre-se de que eles não devem ultrapassar 10% do total diário recomendado de calorias. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário.
Como petisco, procure dar preferência a alimentos mais seguros e/ou menos gordurosos, como frutas permitidas para cães ou mesmo biscoitos e bifinhos próprios para cães. Para cães que não têm intolerância à lactose, todavia, há um caso em que o cachorro pode comer queijo: ao dar medicamentos para ele.
Infelizmente, nem todos os remédios podem ser palatáveis. Nesses casos, enrolar o medicamento prescrito pelo médico-veterinário em um pouquinho de queijo pode servir para “enganar” o cachorro e facilitar a ingestão.
Porém, é importante, ainda, escolher o queijo ideal. Pensando nisso, a Dra. Mariana recomenda dar preferência aos com baixo teor de gordura, como o cottage. Agora você já sabe se cachorro pode comer queijo branco, minas, mussarela e diversos outros!
Gostou de saber se cachorro pode comer queijo? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais dicas de como garantir uma alimentação saudável para seu amigo, entre outros cuidados indispensáveis!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…