Prático e saboroso, o presunto é um dos itens mais populares nos cafés da manhã e lanches da tarde! Mas será que o alimento também está permitido para pets? Cachorro pode comer presunto? Alguns peludos são curiosos e comilões e, por isso, gostam de abocanhar certos alimentos da despensa!
Entretanto, devemos ficar atentos, já que muitos ingredientes comuns em nosso cardápio são tóxicos para os pets. Quer saber mais sobre alimentação dos animaizinhos e se cachorro pode comer carne de porco? Continue lendo! Descubra aqui se cachorro pode comer presunto!
Dizer não para nossos filhos de quatro patas é uma tarefa difícil! Por isso, quando os peludos chegam com aquela cara de pidão, muitos tutores acabam oferecendo um pedaço de seu lanche para o pet. Será que há algum risco nesta prática?
Cachorro pode comer presunto? Para responder a esta pergunta, convidamos a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que, apesar de não ter componentes altamente tóxicos para os cães, o presunto não é um petisco indicado.
Alguns de seus ingredientes podem trazer prejuízos para a saúde do peludo, especialmente se a ingestão ocorrer regularmente. Por isso, se você está se perguntando “posso dar presunto para meu cachorro?”, a resposta é não! Evite oferecer esse alimento para seu pet.
Apesar de saboroso, o presunto está longe de ser um alimento saudável. E, para os pets, a história não é diferente. Os embutidos, de uma forma geral, contêm alguns componentes que podem trazer prejuízos para a saúde. São eles:
Analisando os riscos acima, fica fácil perceber que o presunto faz mal para cachorro. Com tantas opções de petiscos seguros e certificados, não há porque arriscar a saúde do seu peludo, não é mesmo?
Mesmo sabendo que cachorro não pode comer presunto, acidentes podem acontecer. Se seu pet roubou uma fatia da geladeira enquanto você estava distraído, não há motivos para pânico.
Como vimos, o presunto não é um alimento altamente tóxico para cães, e seus prejuízos estão relacionados à ingestão frequente. A Dra. Ana Paula, entretanto, afirma que é necessário ficar de olho no pet, observando seu comportamento.
Se notar mudanças de comportamento, como letargia, sede excessiva, apatia, vômitos ou diarreia, busque um veterinário imediatamente. O especialista poderá realizar um diagnóstico no peludo e receitar o tratamento mais indicado. Dessa maneira, quando perguntarem novamente se cachorro pode comer presunto, você saberá que a resposta é não!
É verdade que seu pet não pode comer presunto, pois a carne de porco faz mal para cachorro, mas isso não impede você de oferecer um petisco para seu pet! Há diversas opções de alimentos saudáveis, seguros e saborosos, que irão deixar seu pet com água na boca!
A Dra. Ana Paula reforça que algumas frutas e legumes entram na lista de alimentos permitidos, agora que você já sabe que não pode dar presunto para cachorro. Entre os mais comuns, podemos destacar:
Para oferecer esses alimentos de forma segura, retire a casca, as sementes, e não adicione nenhum tempero. Por fim, devemos lembrar que os petiscos mais indicados para pets são aqueles elaborados especialmente para os peludos.
Preparados por especialistas, esses produtos são nutritivos e extremamente saborosos para os cachorros. Se estiver buscando formas de alimentar seu amigo de maneira segura, procure a Petz mais próxima.
Em nossas lojas você encontra diversas opções de rações e petiscos para cães de todas as idades! Gostou de saber se cachorro pode comer presunto? Então confira outros conteúdos incríveis como este no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…