O desperdício de alimentos é algo que compreensivelmente mexe com a sensibilidade de muita gente. O problema é que, por diferentes motivos, nem sempre consumimos todas as partes de um alimento. Pensando nisso, será que podemos oferecer para os pets todas as partes que sobram? Como, por exemplo, um cachorro pode comer pé de galinha?
No caso do frango comprado inteiro, não é todo mundo que aprecia as partes ditas “menos nobres”. Eis que surge o pet ao seu lado, sem frescuras e com um olhar pidão. E aí, nos perguntamos: será que cachorro pode comer pé de galinha?
De acordo com o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrição e metabologia animal, não é recomendado dar pé de galinha ou qualquer outra parte, como ossos de frango para cachorro, pois eles podem provocar obstrução ou mesmo perfurações no sistema gastrointestinal do seu pet.
Nesse sentido, o especialista diz que algumas partes do frango são particularmente perigosas. Sendo assim, o tutor não pode oferecer pés de frango para cachorro, as asas, as coxas e as sobrecoxas. “E são justamente esses os mais oferecidos pelos tutores”, destaca Eduardo.
Outro motivo para evitar dar pés de galinha ou qualquer outra “sobra” de alimento para os cães é que pratos preparados para humanos costumam levar ingredientes que podem ser prejudiciais para os cachorros, como o excesso de óleo. Dessa maneira, não é recomendado oferecer frango para cachorro.
Além disso, alguns temperos muito usados em nossa culinária são tóxicos para os cachorros, como alho e cebola. Por isso, é extremamente perigoso e não pode dar frango para cachorro!
Ainda que alguns ossos naturais sejam mais perigosos que outros, Eduardo diz que todos os ossos podem trazer riscos. “É um jogo de azar. Eles podem quebrar dentes e ser fonte de contaminação para pets e humanos se não forem corretamente preparados, manuseados e armazenados”, alerta.
No que diz respeito ao preparo, é comum servir os ossos presos à carne, após o alimento ter sido assado ou cozido, o que aumenta o risco de o pet ter problemas. Sendo assim, agora você já sabe se cachorro pode comer frango cozido.
“O aquecimento muda a estrutura da composição dos ossos, favorecendo o surgimento de lascas que podem causar acidentes”, descreve o especialista. Por outro lado, o alimento cru é uma fonte provável de contaminação de bactérias e parasitas.
O melhor é não recorrer aos ossos naturais para entreter o cão. Contudo, os ossos vendidos em pet shops também podem ser perigosos quando escolhidos ou utilizados de maneira inadequada. Agora quando perguntarem se cachorro pode comer pé de galinha e outras partes do frango, você já sabe a resposta!
Como uma das etapas da sequência comportamental de caça, roer ossos é algo instintivo e necessário para os cachorros. No caso dos cães selvagens, o hábito serve tanto para remover restos de alimento presos à carcaça quanto para ajudar na limpeza dos dentes.
Já em casa, roer é uma atividade recreativa, cujo objetivo é manter o pet entretido. Portanto, é importante que o cachorro tenha oportunidade de escolha para exercer esse comportamento natural.
De acordo com o Dr. Eduardo Braghirolli, ossinhos de couro do tipo nozinho são uma boa opção. Atualmente, já existem mastigáveis de plástico ou feitos com ingredientes 100% naturais que também são mais seguros do que os ossos naturais
Independentemente do tipo de ossinho escolhido, é fundamental que ele seja maior que a mandíbula do cachorro. Isso evita que o pet acabe engolindo o osso por acidente.
Devido ao risco de quebrar os dentes do cachorro, o ossinho ou brinquedo de roer não deve ser feito com materiais excessivamente rígidos. Por segurança, dê preferência a produtos de marcas confiáveis.
Os ossinhos ou brinquedos devem ser desenvolvidos especificamente para cachorros, como os que você encontra na loja virtual e nas unidades da Petz. Gostou de saber um pouco mais sobre se cachorro pode comer pé de galinha? Confira outros conteúdos como esse no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…