Cachorro pode comer pasta de amendoim ou faz mal?
Publicado em 08 de março de 2024Tempo de leitura: 5min
Será que cachorro pode comer pasta de amendoim? Essa é uma guloseima muito comum nos Estados Unidos e que, muitas vezes, os tutores consideram oferecer para seus pets. Mas será que ela é realmente segura para nossos amigos?
Usada para rechear brinquedos ou para disfarçar os medicamentos do peludo, a pasta de amendoim chegou ao Brasil com tudo! Se você quer saber se cachorro pode comer pasta de amendoim, continue lendo!
Cães podem comer amendoim?
Vamos começar pelo ingrediente-base da pasta: o amendoim. Ele já foi considerado vilão das dietas, pois era consumido salgado ou caramelado, o que aumentava seu índice glicêmico. No entanto, passou a ser desejado devido aos seus benefícios. Mas será que cachorro pode comer amendoim?
De forma geral, dar amendoim para cachorro não traz benefícios nutricionais para ele, por isso, oferecê-lo ao peludo é desnecessário. Mesmo sendo considerado seguro e sem potencial tóxico para a espécie, não agrega nada.
Se o tutor é adepto da alimentação natural para cães, deve saber que existem muitos outros petiscos que são bastante saudáveis, nutricionalmente ricos para o cachorro e que não são tão calóricos quanto o amendoim.
Pode dar pasta de amendoim para cachorro?
A pasta de amendoim tem ganhado popularidade nas mesas brasileiras. Saborosa e prática, combina perfeitamente com sanduíches e sobremesas. Os peludos, claro, também adoram essa guloseima. Mas será que cachorro pode comer pasta de amendoim?
Para responder se cachorro pode comer esse petisco, convidamos a Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que apesar de ser comum encontrarmos vídeos com cãezinhos se deliciando com pasta de amendoim, essa não é uma prática recomendada.
Claro, uma porção pequena pode não fazer mal, mas esse é um alimento rico em gorduras, por isso, pode trazer prejuízos ao peludo. “Comidas gordurosas podem ser não tóxicas, mas podem fazer mal ao animal, com riscos de pancreatite e obesidade”, informa a veterinária.
Por isso, não exagere. Além disso, você deve escolher o produto correto para evitar complicações. Não é qualquer pasta de amendoim que podemos dar para os cães. Fique de olho nas dicas abaixo para não errar na compra e na quantidade a ser oferecida.
Como oferecer pasta de amendoim para o cachorro
Como vimos, a pasta de amendoim não é uma alimentação do cachorro das mais recomendadas. Entretanto, alguns peludos são loucos por essa guloseima, e muitos tutores acabam cedendo ao charmoso olhar de pidão!
Se esse é o caso do seu filho de quatro patas, fique de olho nas dicas abaixo. Escolher o produto certo e dar a quantidade ideal são as chaves para evitar futuras complicações na saúde dele!
- ofereça apenas opções sem açúcar: é comum encontrarmos pastas de amendoim adoçadas. Apesar de saborosos, esses produtos não são indicados para os peludos. Os doces são muito calóricos e podem causar obesidade, diabetes e outros problemas de saúde;
- produtos diet estão proibidos: muitos produtos diet substituem o açúcar com um componente chamado xilitol. Apesar de menos calórico, esse ingrediente na pasta de amendoim faz mal para cachorro. Por isso, as versões diet também estão proibidas;
- fique de olho nos ingredientes: essa é a dica mais importante. A pasta de amendoim mais segura é aquela que possui apenas um ingrediente: amendoim torrado e moído. Qualquer opção com sal, açúcar ou outros aditivos pode trazer complicações para o pet.
- controle a quantidade: por fim, uma recomendação que já passamos acima. Graças aos valores nutricionais da pasta de amendoim, ela pode gerar ganho de peso para seu peludo.
A melhor maneira de evitar esse problema é fornecer porções pequenas. Cerca de uma colher de sopa deve ser o suficiente para um pet de porte médio, se for oferecida uma vez por semana!
Com as dicas acima, o cachorro pode comer pasta de amendoim de forma mais segura! Porém, lembre-se de que esse não é um petisco muito recomendado. Há opções mais saudáveis, com as quais seu peludo pode se deliciar sem medo!
Petiscos seguros
Os petiscos são uma ótima forma de dar um agrado para o peludo. Além de fortalecer os laços com o pet, eles atuam como reforço positivo e são indicados para estimular o bom comportamento.
A Dra. Cássia informa que os petiscos próprios para pets são os mais indicados para os cães, já que, assim como as rações, são elaborados com ingredientes certificados.
Dessa forma, seu amigo pode comer sem medo! No entanto, se você deseja incluir outros alimentos, também há opções seguras. Entre as mais comuns, podemos destacar:
- batata cozida, sem casca e sem tempero;
- banana sem casca;
- cenoura cozida, sem casca e sem tempero;
- maçã sem casca;
- morango higienizado e sem folhas.
Fazendo chips em casa
É possível fazer chips de batata-doce, abobrinha, chuchu e banana ou carne desidratada em casa. Para tanto, basta cortar esses ingredientes em fatias bem finas e homogêneas e levar ao forno até dourarem.
Caso o pet goste, o tutor pode adicionar temperos naturais, como cúrcuma, manjericão, alecrim e orégano. Lembre-se de que a cebola e a cebolinha são proibidas por causarem intoxicação nos cães!
Gostou de saber um pouco mais sobre se cachorro pode comer pasta de amendoim? Oferecer uma boa alimentação para seu pet é um ato de carinho e proteção. Se estiver procurando alimentos seguros para ele, visite a loja da Petz e conheça nossas opções!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário